- Autores: D. Jennings, Reino Unido
- Sinônimos de nomes: Christine
- Gosto: doce com acidez
- O tamanho: ampla
- Peso: 50-65 gr
- Taxa de rendimento: Alto
- Produção: até 2 kg por arbusto
- Reparabilidade: Não
- Termos de amadurecimento: cedo
- Vantagens: boa qualidade de manutenção
A novidade da criação surgiu no Reino Unido. Ela rapidamente conquistou o amor de jardineiros e fazendeiros. O morango Christina (sinônimo - Christine) é versátil, altamente comercializável e facilmente transportado em longas distâncias. A variedade pode ser cultivada para você e para venda.
Descrição da variedade
A variedade Christina é até adequada para conservação, pois difere em densidade. As bagas não são fervidas, permanecem intactas na calda. Os morangos podem ser usados para fazer compotas e sobremesas diversas. Vantagens principais:
- amadurece mais cedo do que muitas variedades;
- armazenamento longo;
- as frutas são grandes e atraentes, bem adequadas para a venda;
- não apodrece quando em contato com o solo;
- as bagas são armazenadas por muito tempo e são facilmente transportadas.
Porém, para se obter um bom rendimento, a variedade deve ser bem cuidada. A planta requer rega moderada. Com tecnologia agrícola adequada, arbustos vigorosos chegam a atingir 15 cm de altura.
Termos de amadurecimento
A cultura floresce em junho e a frutificação começa no mesmo mês. A variedade pertence aos híbridos de maturação precoce. O morango Christina não é remanescente, o que significa que só dá frutos uma vez por temporada.
Produção
A variedade Christina é popular entre os agricultores por um motivo. O alto rendimento permite que você aproveite ao máximo a baga. Até 2 kg de frutas podem ser colhidos de um arbusto. É muito lucrativo cultivar uma variedade para venda.
Bagas e seu sabor
Os frutos são de cor laranja-avermelhada. Bagas grandes e uniformes pesam cerca de 50-65 g. A polpa densa tem um sabor doce com um ligeiro acidez. O aroma é pronunciado, mas desaparece rapidamente. Mesmo os frutos maduros têm uma ponta verde.
Recursos crescentes
O morango da Cristina é plantado na primavera e dá frutos no ano do plantio. É possível fazer isso no outono, mas é importante estar a tempo antes da geada. A variedade frutifica em um só lugar por 4 anos. Os morangos devem ser propagados regularmente para evitar que morram. A cultura não requer cuidados particularmente complexos, é adequada para jardineiros novatos.
Seleção do local e preparação do solo
A variedade Christina pode ser plantada em uma área ensolarada e com sombra parcial. É importante proteger os morangos das correntes de ar e dos ventos fortes. A água subterrânea deve passar a uma profundidade de pelo menos 0,6 m. O solo deve ter acidez na faixa de pH 5,0-6,5. O terreno utilizado é fértil, úmido e bem drenado, argiloso.
O canteiro deve ser preparado um mês antes do plantio. Para começar, todas as raízes e ervas daninhas são removidas. A terra precisa ser cavada profundamente. Para enriquecer o solo, fertilizantes orgânicos são aplicados até 50 kg por cem metros quadrados, fertilizantes minerais - até 4 kg.
O padrão de pouso é simples. Deixe 30 cm entre as fileiras e 10-20 cm de arbusto a arbusto Os canteiros estão localizados de norte a sul. A muda é baixada verticalmente em um buraco fundo, as raízes são esticadas. Após o plantio, os sulcos são cobertos com uma camada de cobertura morta.
Polinização
O morango Christina tem uma boa floração. Existe pólen suficiente para a autopolinização. Nenhuma ação adicional é necessária.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e após ela, a alimentação deve ser diferente.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
O morango Christina é resistente ao inverno, mas não tolera bem a geada. A preparação para o inverno é simples, você precisa remover as ervas daninhas, cortar as folhas danificadas dos arbustos e remover o excesso de bigode. É necessário tratar com preparações fungicidas e aplicar fertilizantes. É importante não cortar todas as folhas, pois servem como proteção natural do vento e do gelo.
Fertilizantes de nitrogênio não devem ser aplicados. A substância provoca crescimento, o que impede a planta de adormecer durante o inverno. Durante as geadas, os morangos simplesmente morrem.
Para o inverno, a terra é coberta com uma espessa camada de palha, ramos de pinheiro conífero ou outra cobertura morta. Agrofibra pode ser usada. Nesse caso, são instalados arcos para que o material não entre em contato com a folhagem. É necessário cobrir com o início da primeira geada.
Doenças e pragas
Variedade Christina é resistente à verticelose e ao oídio. Os morangos praticamente não são suscetíveis a doenças e pragas. No entanto, existe o risco de infecção pela requeima. A cultura não tolera água estagnada. Se, depois da chuva, neblina, as folhas murcharem ou ficarem marrons, se formarem manchas oleosas, a variedade é afetada pela requeima.
Se o arbusto começou a apodrecer, o tratamento não ajudará mais. É importante inspecionar a planta após o aumento da umidade. Nas fases iniciais da doença, o tratamento é realizado com Nitrafen. A ferramenta é usada de acordo com as instruções. Os arbustos que não respondem ao tratamento são simplesmente queimados.
A prevenção da requeima pode ser realizada antes do plantio dos canteiros. Para preparar o produto para um balde de água, deve-se levar uma garrafa de iodo, 2 colheres de sopa. eu. refrigerante e 20 g de sabão em pó ralado. A mesma solução pode ser processada a cada 14 dias até o final do verão.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar gravemente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
A maneira mais fácil é usar bigode. Durante a frutificação, você precisa escolher os arbustos mais fortes e de melhor qualidade, eles serão maternos. Direcione alguns bigodes para liberar o solo para que ocorra o enraizamento. Se houver cobertura morta no jardim, a saída pode ser cortada e embebida em uma solução de um estimulador de formação de raízes.
Morangos jovens requerem rega abundante. É possível separar a saída do arbusto somente após a formação de um sistema radicular forte. O processo de criação leva de 8 a 10 semanas. A saída deve ser transplantada em um coma de solo. Não mais do que dois bigodes são retirados de um arbusto-mãe.