- Autores: Instituto Russo de Seleção e Tecnologia de Horticultura e Viveiro, autor M.N.Simonova
- Gosto: doce e azedo bom
- O tamanho: ampla
- Peso: na primeira coleta é 30-35 g, nas coleções subsequentes 6-10 g
- Taxa de rendimento: Alto
- Reparabilidade: Não
- Termos de amadurecimento: meio cedo
- Vantagens: bagas não comem lesmas
- Compromisso: consumo in natura, processamento (suco, geléia, geléia, etc.)
- Descrição do arbusto: altura média, semi-espalhando
A variedade Krasavitsa Zagorya é legitimamente considerada uma das mais apreciadas pelos residentes de verão. Embora este morango não difira em transportabilidade, ele supera a maioria dos concorrentes em suas propriedades de sabor. É cultivada há muitos anos em quase todos os lugares, apreciada por sua despretensão e frutificação abundante.
Descrição da variedade
A Beleza de Zagorje é caracterizada pela formação de arbustos de tamanho médio com 10-15 cm de altura, semi-espalhados, bastante exuberantes. Os pedúnculos estão localizados abaixo das folhas ou no mesmo nível delas. Eles estão espessos, longos. As inflorescências são semi-extensas, com muitos botões.
Termos de amadurecimento
A variedade é meio precoce, a floração começa no início de junho e os frutos amadurecem em julho.
Regiões em crescimento
A beleza de Zagorya é cultivada com sucesso nas regiões do Norte do Cáucaso, da Terra Negra Central, no Médio e no Baixo Volga. Há uma experiência de seu cultivo bem-sucedido no noroeste - de São Petersburgo à Carélia, bem como na Sibéria Ocidental. Aqui, com os devidos cuidados, os morangos dão frutos com bastante sucesso.
Produção
O rendimento da variedade é elevado - ou seja, mais de 1 kg de bagas são colhidas do mato durante a época de frutificação.
Bagas e seu sabor
A beleza de Zagorja produz frutos de forma oval alongada ou regular, com uma casca fina que varia do vermelho escuro ao bordô. O tamanho dos frutos é grande, o peso numa colheita chega a 30-35 g, depois diminui para 6-10 g. Os bagos distinguem-se pelo aroma forte, bom sabor doce e azedo. A tonalidade da polpa é vermelha, é suculenta, de boa densidade.
Recursos crescentes
O cultivo de morangos requer atenção especial e é sensível a uma boa aparência. O plantio, dependendo da região, é feito em campo aberto ou em casa de vegetação. A distância entre as plantas é mantida na faixa de 35-45 cm, quando for reduzida, os bagos ficarão menores por falta de nutrientes. Você não deve colocar a Bela de Zagorya nas camas ao lado de batatas e outros representantes da família das beladonas, mas a salsa ou os malmequeres não farão mal.
No processo de cultivo de morangos desta variedade, é recomendável prestar atenção ao quanto o solo fica umedecido. Apesar de sua resistência à seca, a Beleza de Zagorje precisa de rega adicional, mas não com mais frequência 1-2 vezes por semana. Você precisa olhar para a condição do solo. Imediatamente após o plantio, a umidade é aplicada diariamente.
Entre outros pontos importantes, vale destacar a cobertura do solo. Deve ser realizada no outono, assim como na primavera, quando as ervas daninhas crescem intensamente. Agulhas ou serragem podem ser usados como cobertura morta. The Beauty of Zagorya também cresce bem em agrofibras.
Seleção do local e preparação do solo
O melhor solo para os morangos desta variedade é de jardim, fértil, com indicadores de acidez não superiores a pH 5,5-6,5. Você pode cultivar a Beleza de Zagorje em solos arenosos e argilosos ou argilosos. A variedade é fotófila, amante da umidade, por isso o local deve ser escolhido sem sombreamento, para garantir irrigação suficiente.
Polinização
Não há necessidade de tomar medidas especiais. A planta produz flores bissexuais, autoférteis.
Top curativo
Os fertilizantes para a beleza de Zagorje são a chave para uma frutificação e nutrição abundantes. Os arbustos são alimentados com matéria orgânica na primavera para estimular um conjunto de massa verde e, em seguida, fertilizantes potássicos complexos são aplicados em vez de nitrogênio. No outono, muitos jardineiros também preferem fertilizar o solo para que os morangos tenham tempo de formar uma reserva de forças para o despertar da primavera.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e depois dela, a alimentação deve ser diferente.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Resistência média de inverno. Os arbustos precisam de abrigo durante toda a estação fria.
Doenças e pragas
Beauty Zagorya pertence a variedades que apresentam uma resistência média a doenças e pragas. Seus frutos não comem lesmas. Mas os arbustos são fortemente afetados pela verticilose, os frutos são afetados pela podridão cinzenta. Observa-se resistência média à mancha marrom e branca.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
Devido à sua intensa capacidade de formação de bigodes, a variedade pode ser cultivada em carpete sem regular a taxa de crescimento da plantação. Ao plantar de acordo com outros esquemas, os alvéolos excedentes são cortados, direcionando toda a energia da planta para se preparar para a frutificação. Resta a quantidade necessária de bigode. As rosetas em suas extremidades são imediatamente colocadas em recipientes separados ou enraizadas no canteiro do jardim.
Visão geral da revisão
Segundo os moradores do verão, há quase um século de sua existência, o morango Beleza Zagorya não perdeu em nada as suas qualidades. É considerada uma das variedades mais saborosas e doces, isolada como uma subespécie com frutos grandes, mas indica as dificuldades com a sua armazenagem. Você terá que processar a colheita rapidamente. A variedade é dita apta para zonas húmidas com abundância de lesmas, mas é referido que à sombra, a frutificação diminui, os bagos amadurecem muito pior.
Em geral, a opinião dos veranistas é bastante positiva. Hoje, as mudas da planta ainda são vendidas com sucesso, a variedade é cultivada mesmo na fria Sibéria, e sem estufas, devido à frutificação precoce.