- Autores: Itália
- Sinônimos de nomes: Crapo 10
- Gosto: doce
- O tamanho: ampla
- Peso: 30-50 gr
- Produção: 2,5 kg por arbusto
- Reparabilidade: Sim
- Compromisso: universal
- Descrição do arbusto: poderoso, semi-espalhando
- Cor de baga: vermelho brilhante
Os morangos Crapo 10, também conhecidos como Crapo 10, estão entre as variedades raras de ampel para a Rússia, adequados para cultivo em vasos ou potes. Apesar de ter surgido no mercado há relativamente pouco tempo, os jardineiros já conseguiram apreciar tanto as excelentes propriedades gustativas como a versatilidade da variedade.
História de criação da variedade
O morango Crapo 10 foi criado na Itália em 2018 pela COVIRO. Testado na Europa Oriental. Foi trazido para a Rússia em 2019.
Descrição da variedade
O Strawberry Krapo 10 forma um poderoso arbusto semi-extenso. Nos rebentos fortes, formam-se folhas verde-escuras, emolduradas por belos dentes - muito decorativos. A variedade pertence ao grupo de plantas com horário diurno neutro. Os bigodes são formados abundantemente, as bagas também podem amadurecer em rosetas não enraizadas. A variedade forma pedúnculos altos e fortes, ligeiramente pendentes com o peso dos bagos.
Os cachos de frutas são diferenciados por uma estrutura ramificada. Até 15 ovários são formados em cada um. Difere na capacidade de frutificar nas camadas enquanto elas estão no bigode.
Termos de amadurecimento
A variedade é remanescente, diferencia-se pela frutificação de longo prazo. Começa em junho e vai até outubro.
Regiões em crescimento
A variedade é adequada para o plantio em todas as regiões da Federação Russa. É possível crescer em condições de estufa, em terraços, em jardins de inverno, em escorregas alpinos. É considerada promissora para o plantio nas regiões sul.
Produção
Krapo 10 dá até 2,5 kg de bagas de um arbusto. Quando cultivado dentro de casa, você pode alcançar rendimentos máximos. Em condições desfavoráveis, diminui para 1 kg por arbusto.
Bagas e seu sabor
Os bagos são transportáveis e têm uma apresentação atraente. A pontuação da degustação está acima da média, chegando a 4,4 pontos. Os bagos caracterizam-se por uma casca vermelha brilhante, polpa densa e sem lacunas, sabor adocicado pronunciado com acidez quase imperceptível. O tamanho dos frutos é grande, o peso varia na faixa de 30-50 g, ocorre algum esmagamento no final da safra. A forma é correta, oval ou levemente trapezoidal.
Recursos crescentes
Em um só lugar, os arbustos não podem ser mantidos por mais de 4 anos. A distância de plantio recomendada é de 35x40 cm. Ao transferir para o solo, é importante garantir que o sistema radicular do arbusto esteja direcionado para baixo. Após o plantio, as plantas jovens precisam de rega diária regular durante os primeiros 14 dias.
Seleção do local e preparação do solo
Na escolha de um local, recomenda-se dar preferência a terrenos bem abrigados do vento, soalheiros e com lençóis freáticos a não mais de 70 cm da superfície. O solo é bem preparado com antecedência. É importante que os indicadores de acidez estejam próximos do neutro - 5,2-5,5 pH, e o solo em si seja leve e fértil.
Em caso de acidificação excessiva durante a escavação, é necessário adicionar ao solo cinza de madeira, cal, farinha de dolomita. Ao mesmo tempo, os fertilizantes são colocados - 25 g de superfosfato duplo e 2,5 g de misturas de potássio por 1 m2 de área de jardim são suficientes. Depois disso, o site é deixado por 3-4 semanas.
Polinização
A variedade não requer assistência de polinização. Os pedúnculos nos arbustos são formados de acordo com os tipos masculino e feminino.
Top curativo
Krapo 10 requer uma manutenção particularmente cuidadosa durante a floração e frutificação. A duração deste processo implica a aplicação de fertilizantes em intervalos de duas semanas. A melhor escolha serão os complexos Gaspadar e Gumi-Omi. A fertilização com nitrogênio deve ser realizada no máximo 2 vezes durante a temporada, em uma concentração não superior a 1: 10 para esterco de vaca, 1: 25 para esterco de aves. A solução líquida é aplicada em uma quantidade não superior a 0,5 litros por 1 arbusto pelo método de raiz.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e depois dela, a alimentação deve ser diferente.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Krapo 10 pertence a variedades com alta robustez no inverno. Adapta-se facilmente às condições de cultivo. Apesar disso, em regiões com temperaturas médias de inverno abaixo de -10 graus, é necessário fornecer aos arbustos um abrigo confiável ou cultivá-los como cultivo de maconha. As plantas são transferidas para a sala com o início do tempo frio. A temperatura do ar para a cessação da frutificação deve ser mantida em +2 graus e abaixo.
Doenças e pragas
Ao criar a variedade Krapo 10, os criadores levaram em consideração muitas desvantagens, inicialmente proporcionando-lhe resistência às doenças mais comuns. Baixa resistência é observada apenas em relação ao oídio. Como medida preventiva, vale a pena considerar o tratamento no início da primavera das camas com Hórus ou seus análogos. Durante os períodos de chuvas fortes, é recomendado pulverizar os arbustos com uma solução fraca de manganês.
Para reduzir os riscos de infecção por insetos-praga, é necessário colocar canteiros com morangos Krapo 10 longe dos locais onde crescem arbustos de framboesas, groselhas e outras colheitas de frutos silvestres.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
Os principais métodos de obtenção de novas plantas são generativos e vegetativos. Normalmente, as camadas que dão brotos adultos são suficientes. Além disso, se necessário, você pode coletar e semear as sementes. Isso é feito de fevereiro a março, as mudas são transferidas para um local permanente de julho a setembro ou de abril a maio.
Muitos jardineiros optam por não aparar o bigode das plantas-mãe durante a temporada. Neste caso, mesmo em rosetas não totalmente enraizadas, pedúnculos são formados, aumentando a probabilidade de um aumento nos volumes da colheita. Isso não afeta a condição da planta mãe.
Ao multiplicar por divisão, o arbusto é cortado em várias partes. Esses eventos são realizados na primavera ou no outono. Ao se dividir, um sistema radicular bem desenvolvido é deixado em cada arbusto. Antes do plantio, o buraco é regado em abundância.
Visão geral da revisão
Segundo os moradores do verão, que já apreciaram a novidade do cultivo italiano em ação, o Krapo 10 é uma das mais promissoras novas variedades de morango. O seu efeito decorativo característico, aliado a uma intensa ejecção dos caules das flores, garante uma colheita abundante mesmo com a plantação em vasos. Em quase todas as condições, a variedade enraíza-se com sucesso, fica linda na composição de jardins de pedras. Há também um sabor expressivo de "morango" - exatamente o que deveria ser em uma baga, adequado para uso em sobremesa, compotas e compotas.
Problemas no cultivo de uma nova variedade também foram observados. Por exemplo, os frutos doces são altamente atraentes para as formigas. Combatê-los exige muito tempo e esforço. Os danos da doença, a julgar pelos comentários, não foram observados.