- Autores: Instituto de Seleção de Frutas e Vegetais, Wageningen (Holanda)
- Sinônimos de nomes: Fragaria Korona
- Gosto: doce
- O tamanho: média
- Peso: 15-30 g
- Taxa de rendimento: Alto
- Produção: até 12 t / ha
- Reparabilidade: Não
- Termos de amadurecimento: meio-tarde
- desvantagens: difícil separação do pedúnculo das bagas
Strawberry Corona é uma variedade holandesa cultivada em casas de verão e em grandes plantações. A alta resistência à geada da planta a tornou popular em muitos países do mundo, incluindo nas regiões do norte. A variedade atrai jardineiros com seu sabor inigualável e facilidade de tratamento.
Descrição da variedade
O Strawberry Crown tem arbustos pequenos e espalhados. As folhas são largas, com cobertura áspera e bordo serrilhado. As raízes são volumosas, crescem para os lados. Os caules são delgados mas fortes, capazes de suportar o peso do fruto. A variedade é caracterizada por um grande número de pedúnculos, bem como de formação média.
Termos de amadurecimento
A variedade Korona tem um período de maturação médio precoce. A frutificação começa no final de maio ou início de junho. Dura 2 a 3 semanas.
Regiões em crescimento
A Strawberry Crown é excelente para o cultivo na região central da Rússia, com verões quentes e invernos com neve. Nas regiões do norte, ele é cultivado em estufas fechadas - é assim que os morangos toleram até -22 graus Celsius.
Produção
Durante o período de frutificação, até 1,5 kg de frutos podem ser colhidos de cada planta. Os morangos frutificam em 3-4 anos, mas para um alto rendimento, recomenda-se renovar os arbustos a cada 2 anos. Tal deve-se ao facto de o tamanho e o número dos bagos serem reduzidos significativamente todos os anos.
Bagas e seu sabor
Os frutos são uniformes, cônicos, de cor vermelha brilhante. Escureça à medida que amadurecem. Na primeira colheita, o peso do fruto pode chegar a 30 g, nas seguintes - cerca de 15 g.
Os frutos têm polpa carnuda e de sabor adocicado. Adequado para pratos feitos com frutas frescas. Não recomendado para congelamento ou transporte de longo prazo. A desvantagem é a difícil separação da baga do caule.
Recursos crescentes
Antes de plantar, escolha as plantas mais fortes com 3-5 rosetas. As raízes não devem ter menos de 5 cm. Muito longas são cortadas e embebidas em um preparado que promove a cicatrização das fatias. Recomenda-se plantar morangos em dias chuvosos ou à noite.
É necessário regar a variedade regularmente, pelo menos 2 vezes por semana, de preferência por gotejamento. Cada arbusto precisa de cerca de 0,5 litro de água. Após cada rega, o solo é solto, proporcionando às raízes acesso ao oxigênio. O solo umedecido é coberto com serragem ou palha.
Na primavera, as folhas mortas são cortadas sem tocar no miolo. No outono, logo após a colheita, o bigode é retirado. Após cada poda, as plantas são tratadas com fertilizantes orgânicos.
Seleção do local e preparação do solo
Canteiros bem iluminados que não são soprados pelos ventos do norte são adequados para morangos Korona. O solo é escolhido rico em húmus, permeável ao ar e à umidade, de qualquer acidez. Um ano antes do plantio, recomenda-se plantar adubo verde no canteiro.
Os morangos são plantados no final do verão ou início do outono. Antes disso, a cinza da madeira e o superfosfato são introduzidos no solo, são bem umedecidos. As mudas são colocadas a uma distância de 50 cm umas das outras, em um padrão xadrez. A profundidade dos furos é de 10 cm, é importante lembrar que a gema apical da planta deve ser deixada na superfície. Se for para o subsolo à medida que cresce, o solo ao redor é limpo.
Polinização
Em campo aberto, a polinização ocorre com a ajuda de insetos e do vento. Quando cultivado em uma estufa, um ventilador é usado para grandes plantações e um método manual para pequenas.
Top curativo
A fertilização vai ajudar a fazer uma boa colheita, a fortalecer os arbustos.
Nos primeiros dias da primavera, o solo é regado com solução de uréia ou infusão de ervas daninhas.
Durante o início da floração, o solo é fertilizado com húmus e cinza de madeira (1 colher de sopa. L. Para cada planta).
Durante a colheita, as folhas e caules são pulverizados com fertilizante Cytovit. No final, o esterco líquido é introduzido no solo.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e depois dela, a alimentação deve ser diferente.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A variedade Korona pode viver sem abrigo em baixas temperaturas. No resseguro, as plantas são cobertas por uma camada de húmus. No final de agosto, é realizada a poda obrigatória das folhas e bigodes, os arbustos são tratados com líquido bordalês.
Doenças e pragas
Os morangos não são propensos ao ataque de fungos, mas costumam sofrer de mofo cinza ou manchas brancas. Os insetos mais perigosos são: nematóide, cigarrinha, gorgulho. O controle de pragas é realizado de várias maneiras.
A podridão cinzenta nas folhas e caules é tratada com solução de iodo a 5%.
Manchas brancas são evitadas com o uso do líquido Bordeaux. O arbusto é processado antes da floração e 2 semanas após o final da frutificação.
O gorgulho é destruído por meios especiais "Aktara" e "Fitoverm".
De cigarrinhas use uma solução de permanganato de potássio.
As plantas afetadas por um nematóide são desenterradas e destruídas.
Ao plantar morangos, certifique-se de manter a distância entre os arbustos. Durante o processo de cuidado, eles não permitem umidade excessiva do solo.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
A reprodução é realizada de várias maneiras.
1. Bigode
O método mais comum. Rosetas do arbusto mais forte são cavadas no solo até que as folhas apareçam. Em seguida, o bigode é cortado da planta-mãe, cuidadosamente desenterrado e transplantado para o canteiro do jardim.
2. Dividindo a planta
É escolhido um arbusto adulto e saudável com o maior rendimento. Eles são escavados e divididos em partes, de modo que cada um tenha um alvéolo e uma raiz. As mudas resultantes são transferidas para o canteiro e regadas abundantemente.
3. Sementes
Um método de melhoramento raro devido à baixa porcentagem de germinação das sementes. Eles começam a semear no início da primavera, após mantê-los por 1-1,5 meses. O material é plantado em um recipiente, apertado com papel alumínio e colocado em local aquecido com luz solar direta. O filme é retirado antes da formação dos brotos somente na rega. Quando várias folhas aparecem, as plantas são transplantadas para recipientes separados. Os morangos são movidos para terreno aberto se houver 4 folhas em uma muda.
A propagação de sementes não garante a semelhança de mudas com arbustos-mãe. Dividir o morango não é adequado para criar um grande número de novas plantas.
A variedade Korona ganhou popularidade entre os residentes de verão por seu alto rendimento e despretensão. Com os devidos cuidados e a prevenção oportuna de doenças, arbustos saudáveis com uma abundância de frutas suculentas podem ser cultivadas no local.