- Autores: M.V. Kachalkin, Empresa de Pesquisa e Produção "Donskoy Nursery"
- Sinônimos de nomes: Elizabeth 2
- Gosto: sobremesa
- O tamanho: muito grande
- Peso: 40-50 gr
- Taxa de rendimento: muito alto
- Produção: 1,7 kg por arbusto
- Reparabilidade: Sim
- Termos de amadurecimento: cedo
- Compromisso: congelamento profundo
Elizabeth 2 é um "clone" de criação doméstica da popular variedade inglesa de morangos de jardim, a Rainha Elizabeth II. Pode ser chamado com segurança de campeão em produção e no momento do início da frutificação. A variedade é apreciada por sua remontabilidade, capacidade de crescer em cultura vertical - em treliças ou em vasos de flores.
História de criação da variedade
O morango Elizabeth 2 foi obtido em 2001 pela empresa de pesquisa e produção "viveiro Donskoy". O criador foi M.V. Kachalkin. A cultivar original é a Rainha Elizabeth II, de raça britânica. Na versão doméstica, ganhou características melhoradas: o tamanho dos bagos foi aumentado, a formação de bigodes foi aumentada e o período de frutificação foi prolongado. A variedade foi registrada no Registro Estadual em 2004.
Descrição da variedade
A planta é caracterizada por um grande tamanho de um arbusto com uma roseta de folhas espalhada de tom verde esmeralda. Os rebentos são densos. As folhas grandes atuam como uma barreira protetora natural contra a contaminação ou danos aos frutos por precipitação. Flores com pétalas brancas, centro amarelo, brilhantes. Os bigodes são formados em 3-5 peças por arbusto, com 2-3 rosetas.
Termos de amadurecimento
A planta é caracterizada pelo amadurecimento precoce, frutifica no final de maio a outubro, com repetidas re-formações de pedúnculos. De acordo com este indicador, Elizabeth 2 supera a maioria de suas contrapartes. Amadurece mais cedo do que outras variedades remanescentes e comuns de morangos de jardim. A frutificação repetida ocorre na 2ª década de julho, a terceira em meados de agosto.
Regiões em crescimento
Strawberry Elizabeth 2 é comum em todas as regiões da Rússia. Não tem restrições na escolha da zona climática para cultivo. Os testes foram realizados nos Urais, na Sibéria, na região de Moscou. Inicialmente, a seleção foi realizada nas latitudes sul, em Rostov-on-Don.
Produção
Elizabeth 2 é um morango com um rendimento muito alto. Até 1,7 kg de bagas são removidos do mato durante a temporada. Para 1 m2 em uma densidade de plantio de até 6 plantas, 4 kg de frutos são colhidos. Esses indicadores aumentam sob o filme em estufas. Até 10 kg de bagas são colhidos em 1 m2 aqui, o que torna a variedade muito atraente para o cultivo comercial.
Bagas e seu sabor
A forma do fruto é oval, regular, por vezes acidentada em forma de cone, o tamanho é muito grande (até 50 g). Na segunda onda da colheita, é possível obter um aumento na massa de espécimes individuais. A tonalidade da pele é quase escarlate, com brilho de verniz. A variedade é caracterizada por uma alta densidade de polpa, um agradável sabor de sobremesa. A pontuação de degustação que ele recebeu chega a 4,7 pontos em 5.
A variedade não difere em aguamento. Projetado para uso para ultracongelamento com uso subsequente para fins culinários e de confeitaria. A fruta fresca tolera bem o transporte. É utilizada como casta de sobremesa, com perceptível doçura na boca e notas de mel no aroma.
Recursos crescentes
Os arbustos são plantados em meados do verão, de julho a agosto. Recomenda-se o plantio em fileiras, mantendo a distância de 30x60 cm e espaçamento entre fileiras de até 60-70 cm.O solo deve ser fértil, abundantemente úmido. Um transplante é necessário a cada 3 anos.
O momento da transferência das plantas para o terreno aberto é amplamente indicado - da primavera ao outono.Os arbustos de raiz fechada podem ser plantados a qualquer momento. Para outros, o meio da primavera ou o final do verão é o melhor. Durante esse tempo, o sistema raiz aberto terá tempo para se adaptar às novas condições.
Seleção do local e preparação do solo
Na hora de escolher um local de pouso, recomenda-se dar preferência a áreas planas, protegidas do vento, com sombra leve ou com luz. Se o solo for altamente ácido, é pré-tratado com cal ou cinza por 3 anos, alcalinizando-o gradativamente. É imperativo realizar o cultivo preliminar, preparação do solo. É necessário remover as raízes das ervas daninhas, cavar a crista 30-60 dias antes do plantio dos morangos, ao mesmo tempo em que se adiciona uma mistura de 1 balde de turfa, 10 kg de húmus, 40 g de superfosfato e fertilizantes de potássio - 20 g basta.
Quando os arbustos são colocados em terreno aberto, nele se formam buracos de pequena profundidade (até 80 mm), derramados com água. Em seguida, um monte é formado dentro, uma muda é colocada nele. As raízes são esticadas, polvilhadas de forma a manter o botão da raiz aberto. Em seguida, a rega repetida é realizada e a cobertura morta é adicionada.
Polinização
A floração vai do final de maio a meados de outubro. A variedade pertence ao remontant. As flores são formadas de acordo com o padrão masculino e feminino. Nenhum esforço adicional de polinização é necessário.
Top curativo
O reparador de morango Elizabeth 2 requer um suprimento regular de nutrientes mais abundante. A cobertura é feita a cada 14 dias com alternância de agrophoska, nitrato de cálcio, superfosfato, composto ou húmus, cinza de madeira. A ingestão foliar de nutrientes é igualmente importante. Você pode misturar 1 g de ácido bórico em 1 litro de água, 2 g de nitrato de manganês e potássio cada e, em seguida, pulverizar os brotos.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica.Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e depois dela, a alimentação deve ser diferente.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Elizabeth 2 pertence às variedades de morango de resistência média. Recomenda-se abrigo durante os meses mais frios do ano. Os arbustos podem resistir a geadas de até -23 graus, em temperaturas mais baixas podem morrer mesmo sob uma camada de serragem e filme.
Doenças e pragas
Os arbustos são altamente resistentes a doenças comuns, como mofo cinza, oídio e mancha marrom.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
Para o cultivo subsequente de morangos da variedade Elizaveta 2, vários métodos de obtenção de material de plantio são usados. A maneira mais fácil de fazer isso é com um bigode ou camadas - eles são apenas ligeiramente borrifados com terra nos locais onde as rosetas são formadas. Assim que um arbusto independente dá 5-6 folhas, ele é separado da mãe, transplantado.
O material da semente pode ser germinado em recipientes. É pré-embebido, depois colocado no solo, enterrado. Mantenha sob um vidro, arejando regularmente, borrifando o solo de um borrifador. Os brotos que deram as primeiras folhas mergulham, distribuem-se em recipientes separados. O plantio em campo aberto é realizado 4 meses após a semeadura.
Um arbusto adulto de 2-3 anos pode ser propagado por divisão. É melhor realizar o procedimento na primavera e no verão. As mudas resultantes são colocadas à sombra até que criem raízes.