- Sinônimos de nomes: Elizabeth
- Gosto: sobremesa doce
- O tamanho: ampla
- Peso: 40 -70 gr
- Taxa de rendimento: Alto
- Produção: 2 kg por arbusto, 35 t / ha
- Reparabilidade: Sim
- Termos de amadurecimento: cedo
- Vantagens: floração longa e estável
- Compromisso: consumo fresco
A variedade de morango Queen Elizabeth (ou simplesmente - Elizabeth) conseguiu conquistar fãs leais em sua curta história. Existem razões bastante objetivas para isso, tanto no processo de cultivo como nas propriedades do produto final.
História de criação da variedade
Não há dados exatos sobre a origem da variedade. Acredita-se que foi criado pelo criador britânico Ken Moore, e veio para a Rússia no final dos anos 90 - início dos anos 2000. Os testes da variedade foram realizados na região de Rostov, na reserva de viveiro Donskoy, onde mais tarde foi criada a variedade Queen Elizabeth 2, com a qual a nossa “heroína” é frequentemente confundida. Mas Elizabeth e Elizabeth 2 não são sinônimos. Embora muitas de suas características sejam semelhantes, eles são duas variedades diferentes.
Descrição da variedade
Elizabeth não está listada no Registro do Estado, ela não tem padrões oficiais. Isso causa certa polêmica quanto à descrição da variedade entre os jardineiros, mas ainda é possível destacar as características básicas.
Variedade de morangos, ou melhor, morangos de jardim, a Elizaveta é uma variedade remanescente, ou seja, frutifica várias vezes por temporada. De acordo com os tipos fotoperiódicos, a variedade pertence ao tipo de dia neutro. O morango desabrocha com grandes flores brancas, semi-duplas ou de cinco pétalas.
Os arbustos deste morango são descritos como fortes, vigorosos e vigorosos. Eles são semi-extensos, mas compactos. A altura dos arbustos é de 40-50 cm, a largura chega a 50 cm.Os arbustos têm folhas grandes, lisas e recortadas que brilham lustrosas e têm uma cor verde brilhante na idade adulta.
Os caules das flores de Elizabeth são fortes e eretos. Os bigodes são jogados para fora, mas não o suficiente - 3-5 por temporada.
O ciclo de vida de uma planta é de 1-2 anos. Você pode cultivar uma variedade em um local por 2 a 3 anos.
Termos de amadurecimento
Este morango é um dos morangos de maturação precoce com um período de maturação curto. Quase durante toda a temporada, Elizabeth agrada com suas flores e frutas. Essa é uma de suas principais vantagens.
A variedade floresce de forma estável, na maioria das vezes em 3 ondas, tem vários períodos de frutificação:
- Abril-maio, a primeira colheita pode ser esperada para o final da primavera - início do verão;
- fim de junho - início de julho, vai acabar se banqueteando com frutas vermelhas em agosto;
- início de setembro, colheita - outubro.
Em condições climáticas favoráveis, Elizabeth pode dar frutos até o início de novembro. Pausa na frutificação - cerca de 2 semanas.
A garantia desse alto grau de produtividade são os talos de flores com botões que foram preservados em Elizabeth desde o outono. Na primavera, com a chegada do calor, eles rapidamente retomam o desenvolvimento. Outra razão para o amadurecimento precoce e a floração contínua, na verdade de abril a setembro, é a atitude tranquila do fruto "real" durante o dia. Somente o calor do verão pode retardar o desenvolvimento.
Produção
O rendimento de Elizabeth é uma de suas características mais atraentes. Em campo aberto é de 2,8-5 kg / m2, em estufa chega a 10 kg / m2. 2 kg de bagas são geralmente colhidos de um arbusto por temporada, e se considerarmos volumes maiores, eles são os seguintes - 35 t / ha.
A densidade da fruta confere à variedade alta transportabilidade. E sua comercialização e manutenção de qualidade estão no seu melhor. A posição elevada no arbusto protege a cultura da sujeira.
Bagas e seu sabor
A variedade dá frutos grandes e brilhantes de cor vermelha brilhante, pesando 40-70 g (algumas amostras chegaram a 100 g). O tamanho grande não é a única vantagem das bagas. A polpa é firme e vermelha, com aroma agradável e sabor adocicado de sobremesa. Em uma escala de degustação de 5 pontos, os morangos Elizaveta receberam uma pontuação de 4,7. O sabor azedo pode ocorrer nos frutos desta variedade apenas se não estiverem maduros ou se o desenvolvimento ocorreu em solo argiloso sombreado. Após o transplante, o sabor das bagas volta ao normal.
O objetivo principal dos frutos dos morangos "reais" é o consumo fresco, o que não significa que sejam impróprios para a conservação. Você também pode congelar os frutos com calma - eles não perdem a forma.
Recursos crescentes
Elizabeth é despretensiosa aos seus cuidados. Ela adora umidade e rega de intensidade média, o intervalo padrão é de 2-3 dias, o horário ideal é de manhã cedo ou tarde da noite. A variedade tolera períodos curtos de seca sem problemas. Mas o transbordamento pode afetar negativamente o sabor dos frutos, tornando-os aguados e não tão doces.
Uma das características importantes do cuidado de Elizabeth é o corte de primeira cor preferido. Isso dará frutos pequenos, mas removê-los permitirá que a planta enraíze melhor e ganhe força.
Seleção do local e preparação do solo
Elizabeth prefere solo argiloso, neutro e fértil. A variedade não tolera alta acidez. Para evitar consequências negativas, adicione cinzas de madeira ao solo na proporção de 500 g por 1 m2.
O local de pouso ideal é o lado bom do local. No entanto, você pode cultivar uma planta saudável não apenas em campo aberto ou estufa, mas também na varanda, em uma plantadeira suspensa. A época de plantio ideal para esta variedade é de 2 intervalos de tempo: março-maio, agosto-outubro.
O progresso de pouso é o seguinte:
- lave os rizomas das mudas, corte-os ligeiramente;
- coloque as mudas nos buracos, endireite as raízes;
- a folga entre os arbustos deve ser de 40x40 cm;
- cubra cuidadosamente as mudas com terra, aperte um pouco;
- umedeça a plantação, espalhe ao redor do húmus.
Polinização
As flores da variedade são bissexuais, sem flores estéreis. E ao cultivar morangos "reais" em uma estufa, surge a questão da polinização. É realizado de duas maneiras principais:
- cada flor à mão, com uma escova macia;
- com um fã.
A escolha do método depende do tamanho dos patamares.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e depois dela, a alimentação deve ser diferente.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A variedade tem alta robustez no inverno, sobrevive em temperaturas de até -25 ° C. Mas nenhum jardineiro o aconselhará a expor a planta a tanto estresse.
Para que os morangos sobrevivam com calma às geadas, eles precisam de abrigo. Regar abundantemente a “rainha” das bagas antes do inverno para que o solo não se quebre e cubra-a com um material sintético especial ou uma camada de ramos de abeto de 5 cm.
Doenças e pragas
Nossa “rainha” é altamente resistente ao gorgulho da framboesa e morango e vários tipos de doenças fúngicas. Se você quiser se proteger adicionalmente do gorgulho, polvilhe as folhas de morango com pó de tabaco.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
Elizabeth ainda não é perfeita - ela não pode dar frutos e lançar suas antenas em um ano. Portanto, se você deseja propagar uma planta, pense nisso com antecedência, durante o período de formação dos botões nela.
Quanto ao cultivo de uma variedade a partir de sementes, este é um ponto discutível. Você pode encontrar as sementes de Elizabeth à venda, mas muitos cientistas dizem que variedades de morangos de frutos grandes, cultivadas a partir de sementes, não têm todas as propriedades inerentes a seus semelhantes propagadas por antenas. Existem, no entanto, quem conteste esta opinião, por isso a decisão é sua.
Visão geral da revisão
As avaliações falam em primeiro lugar sobre a frutificação de longo prazo - há casos em que a última colheita de morango foi colhida em 10 de novembro. Elogie a facilidade de manutenção. Características gustativas não foram ignoradas - epítetos como "açúcar", "mel" são usados. O aroma das bagas é comparado ao dos morangos silvestres, e seu tamanho, brilho e cor rica são notados por quase todos.
Eles falam positivamente sobre a resistência à geada - flores e frutos, de acordo com os jardineiros, têm uma sensação boa a -4-6 ° C, mesmo sem abrigo.