- Autores: Estação experimental Kokinskaya VSTISP
- Gosto: agridoce
- O tamanho: ampla
- Peso: 35 g
- Produção: 15-20 t / ha
- Termos de amadurecimento: cedo
- desvantagens: é necessário alimentar-se regularmente e realizar tratamentos preventivos contra pragas e doenças
- Compromisso: universal
- Descrição do arbusto: compacto
- Cor de baga: vermelho vivo, brilhante
O morango Kokinskaya Zarya é uma variedade popular resultante do cruzamento de várias deliciosas amostras de frutos silvestres. Os jardineiros apreciam na planta um rendimento estável, resistência à geada e cuidado despretensioso.
Descrição da variedade
Kokinskaya Zarya é uma variedade de maturação precoce que pertence ao grupo das plantas não reparáveis. Uma variedade de morangos de jardim para sobremesa foi criada por criadores soviéticos. Morangos crescem bem na maioria das regiões:
Rússia;
Ucrânia;
Bielo-Rússia.
O mato na madrugada Kokinskaya está se espalhando e vigoroso, numerosos caules de flores deliciam-se com um aroma agradável. Os bagos caracterizam-se pela polpa suculenta e pelo aroma a morango.
Termos de amadurecimento
As primeiras bagas de Kokinskaya Zarya são produzidas nos primeiros dez dias de junho. A duração da frutificação é todo o período de verão. Em regiões quentes, o arbusto começa a dar frutos no final da primavera, floresce perto de meados do outono.
Produção
O peso médio da colheita por arbusto é de 800-900 gramas. Houve casos em que o arbusto produziu até 1 kg de bagas.
Bagas e seu sabor
O peso de uma baga chega a 20-35 G. O aroma dos morangos não é muito forte, mas agradável, evoca associações com morangos. Os frutos do mato são suculentos, macios, costumam ser usados para cozinhar:
sobremesas;
geléia;
geléias.
O sabor rico irá deliciar os amantes do morango.
Recursos crescentes
Kokinskaya zarya é recomendado para crescer em canteiros altos. Isso é explicado por uma redução no tempo de maturação do mato, uma melhora na frutificação dos morangos.
Seleção do local e preparação do solo
Vale a pena plantar a Kokinskaya Zarya, levando em consideração várias regras.
Não deve haver mais de 4 arbustos em um metro quadrado. Caso contrário, os morangos não darão frutos devido à competição entre os arbustos. Além disso, as mudas carecem de nutrientes.
Ao escolher um local de pouso, você deve dar preferência às áreas onde incidem os raios solares indiretos.
Os fertilizantes não precisam ser aplicados mais do que 3 vezes por temporada. Ao mesmo tempo, é melhor fertilizar a matéria orgânica no início da estação e aplicar composições minerais durante a floração do arbusto. Também é recomendável remover as ervas daninhas do jardim em tempo hábil.
Antes de plantar mudas, é preciso preparar o solo e os arbustos. Para fazer isso, o solo na área selecionada deve ser cuidadosamente escavado para saturar a terra com oxigênio e, em seguida, cinzas e estrume devem ser adicionados.
Às vezes, as mudas de Kokinskaya Zarya podem ter um sistema de raízes fechado. Então você deve primeiro tratar as raízes com água antes de plantar e também podá-las um pouco.
Polinização
Em condições naturais, os insetos se envolvem na polinização de morangos, em estufas - vale a pena abordar com cuidado a solução desse problema. Se a planta não for polinizada a tempo, os morangos não darão uma safra.
Top curativo
Recomenda-se que o primeiro revestimento de cobertura seja aplicado imediatamente após a neve derreter do solo. Fertilizantes são frequentemente usados:
ureia em solução;
fertilizantes minerais, que contêm nitrogênio.
O principal objetivo da alimentação precoce é acelerar o processo de crescimento das folhas. O próximo complexo de curativos é introduzido no solo após duas semanas. A terceira etapa da alimentação é realizada na fase de formação dos botões. Os fertilizantes são formulações com fósforo e potássio.
Quando os morangos param de dar frutos, são fertilizados adicionalmente. Para fazer isso, use soluções concentradas de ervas, diluindo-as em água na proporção de 1: 10. Jardineiros experientes também aconselham adicionar cinzas de madeira ao solo.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e depois dela, a alimentação deve ser diferente.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
O morango Kokinskaya Zarya tem boa resistência ao frio. Os arbustos, quando devidamente preparados, não se estragam sob o efeito das baixas temperaturas e suportam bem o inverno. A planta nem precisa ser coberta.
Doenças e pragas
A variedade é despretensiosa no cuidado, resistente a doenças e pragas. Para fins de prevenção, no início da safra recomenda-se processar as folhas e os bigodes dos morangos para espantar os insetos nocivos. Mas existem doenças e pragas que o mato ainda pode sofrer.
Nemátodo da morango. Formado nas raízes das plantas, um sintoma vívido é a torção das folhas e a deformação dos frutos. O desenvolvimento da doença leva ao ressecamento dos pedúnculos e à morte do arbusto.
Weevil. Pequena praga. Principalmente as fêmeas estão interessadas em morangos, que botam ovos em botões.Após a emergência, as larvas começam a comer os tecidos das flores, razão pela qual o rendimento do arbusto diminui.
Ácaro da morango. Uma das pragas mais perigosas do morango, que atinge não só as folhas jovens, mas também as antenas da planta. Durante a temporada, o carrapato fêmea é capaz de dar vida a mais de 4 gerações de sua espécie. A falta de tratamento leva à reprodução ativa de pragas que destroem as mudas.
Soluções especiais ajudarão a lidar com insetos e doenças, bem como com a remoção oportuna de ervas daninhas e o afrouxamento do solo.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
Os morangos são propagados principalmente por gavinhas ou rosetas. Isso é o suficiente para crescer um arbusto saudável e frutífero. As mudas devem ser plantadas no solo no final do verão, quando o calor e a seca passaram e não podem prejudicar a planta.