- Autores: Itália 1996
- Gosto: doce com acidez característica
- O tamanho: ampla
- Peso: 25-45 gr
- Taxa de rendimento: Alto
- Produção: 1-2 kg por arbusto, até 290 kg / ha
- Reparabilidade: Não
- Termos de amadurecimento: cedo
- Vantagens: pode ser armazenado na geladeira por até 5-6 dias
- Compromisso: universal
Ao estabelecer uma plantação, os jardineiros escolhem variedades de plantas que sejam fáceis de cuidar e o retorno será máximo. Estas são as características que possui a variedade Clery morango, criada por criadores italianos.
Descrição da variedade
As folhas desta variedade são grandes, pintadas de uma rica cor verde escuro. A superfície é brilhante, lustrosa. No processo de crescimento, os arbustos assumem a forma de uma bola. Os tamanhos são compactos, a altura é alta. Os arbustos de morango Cleary de folha média têm altas qualidades estéticas, variando da cor e forma da folhagem aos botões brancos como a neve e bagas brilhantes.
Morangos de jardim formam um grande número de bigodes. As inflorescências crescem no mesmo nível que a massa verde. Jardineiros experientes notam que a variedade não tem problemas com o ajuste. Clery pode ser cultivado em um apartamento, em uma varanda ou loggia. Além disso, os morangos serão um ótimo complemento para o jardim de inverno.
As primeiras flores começam a aparecer em maio e, um mês depois, está sendo colhida a primeira safra.
Termos de amadurecimento
Esta safra de frutas tem um período de maturação precoce. O pico de frutificação cai em junho. Não há renovação.
Produção
Com os devidos cuidados, de 1 a 2 quilos de frutas são colhidos de um arbusto. Com o cultivo comercial, são obtidos até 290 centners por hectare. Esses indicadores indicam um alto rendimento da variedade. Os frutos maduros toleram o transporte sem problemas, mantendo uma aparência e sabor atrativos. Em uma geladeira ou câmara fria, as frutas são armazenadas por 5 a 6 dias.
Bagas e seu sabor
Os frutos maduros tornam-se vermelho-escuros. Com tamanhos grandes, os bagos pesam de 25 a 45 gramas. A forma é correta, cônica. Não há vazios dentro do morango. A polpa é firme e suculenta. Ao longo de todo o período de frutificação, a cultura mantém a sua forma e tamanho.
Os provadores profissionais descrevem o sabor dos frutos silvestres como doce, com uma acidez agradável.
Recursos crescentes
A variedade italiana Clery tolera a seca sem problemas, mas apenas a curto prazo. A falta de umidade afeta negativamente a qualidade da colheita e o bem-estar da planta. Os arbustos têm boa adaptabilidade. Devido ao bigode se formar em grande número, deve ser retirado periodicamente. Restam apenas as antenas necessárias para a reprodução.
É necessário plantar morangos de jardim no início da primavera. O trabalho é feito depois do derretimento da neve, para que a planta ganhe força e fique mais forte antes da floração. Os arbustos podem ser cultivados em estufas e estufas.
Uma lacuna de 35-40 centímetros é deixada entre os furos e entre as linhas - de 50 a 60 centímetros. As plantações devem ser renovadas a cada 4 anos para manter altos rendimentos.
Alguns residentes de verão pousam no final de julho ou em agosto. Assim, as mudas criarão raízes em um novo lugar antes do início do frio.
Recomenda-se alimentar a terra. Um copo de cinzas e um balde de esterco são usados por metro quadrado da plantação. Além das cinzas, você também pode usar sulfato de potássio (120 gramas por metro quadrado) ou superfosfato (100 gramas por metro quadrado).
Ao plantar, o ponto de crescimento é deixado logo abaixo do solo. 7 a 10 dias após o plantio, os morangos são regados todos os dias. Após a rega, realiza-se a cada 2 semanas em dias quentes.
Ao instalar uma plantação no início de março, é aconselhável cobrir as plantas com polietileno denso para que em caso de geadas inesperadas não sofram.
Outra condição que deve ser cumprida ao cultivar morangos de jardim é afrouxar as camadas superiores do solo. Se as raízes não receberem oxigênio suficiente, começarão a apodrecer. Afrouxar também ajuda a se livrar de ervas daninhas e larvas de insetos nocivos. Este procedimento tem um efeito positivo no rendimento e no desenvolvimento dos arbustos.
Para manter um nível ideal de umidade, bem como para reduzir a frequência da irrigação, o solo é coberto com cobertura morta. Para fazer isso, use material não tecido preto, serragem, palha ou serapilheira. A cobertura morta orgânica se decompõe com o tempo e retém o nitrogênio do solo, portanto, é necessário fertilizar o solo com cobertura com alto teor desse componente.
Seleção do local e preparação do solo
O morango de jardim de Clery prefere um solo argiloso com um índice de acidez neutro. Na presença de água subterrânea, eles devem estar nas profundezas do subsolo. A área escolhida para o cultivo de morangos deve estar localizada longe de plantas e edifícios altos. Além disso, a safra de frutas adora a luz solar.
O local deve ser preparado com antecedência, antes do plantio das mudas. A terra é desenterrada, limpa de detritos e ervas daninhas. O solo deve ser leve e arejado para a circulação adequada do ar.
Polinização
As flores da variedade Clery são bissexuais, pelo que a planta pode ser polinizada sozinha, sem utilizar outras plantas. Os botões são grandes, brancos como a neve, ricos em pólen.
Top curativo
Após o fim do frio de inverno e retirada do abrigo, os morangos devem ser alimentados. Para formar uma massa verde exuberante, fertilizantes de nitrogênio são usados.
Você mesmo pode preparar a composição misturando os seguintes componentes.
- estrume podre (um balde de estrume é usado por metro de plantação);
- excrementos de frango (1x10);
- solução de verbasco (1x10).
Para que o arbusto fique coberto de flores grandes e viçosas, use a seguinte composição: adicione 40 gramas de nitrophoska e 5 gramas de sulfato de potássio a meio litro de água.
Também é desejável manter uma colheita de frutas durante a floração. Jardineiros experientes recomendam o uso de infusão de ervas. Antes de fazer, é diluído na proporção de 1x3. A última vez que os fertilizantes são introduzidos no final do verão. Os arbustos são alimentados com 40-50 gramas de fertilizantes complexos, que são diluídos em um litro de água. Um copo de cinzas é adicionado à composição resultante.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e depois dela, a alimentação deve ser diferente.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Se a região tem invernos quentes e curtos, as plantações não precisam ser cobertas, mas em outras regiões do país esse procedimento é obrigatório. O feno, as agulhas de pinheiro e a palha são os mais usados como abrigo. Além disso, antes da chegada da geada, vários procedimentos preparatórios são realizados. O local é limpo de grama, bigodes e folhas velhas são removidos. E com a chegada do calor, o abrigo é retirado imediatamente para que as plantas se aqueçam ao sol da primavera.
Doenças e pragas
Clery tem uma resistência aumentada a doenças radiculares, mancha média a branca e marrom.
A plantação é tratada com líquido bordalês (1-2%). A substância protege os morangos da antracnose. O procedimento é realizado antes da floração. Se já apareceram sinais de doença no arbusto, use "Ridomil" ou "Antrakol".
Entre os remédios populares, opta-se pela infusão de alho (para 10 litros de água, 200 ml de suco de alho).
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
Você pode aumentar a plantação das seguintes maneiras.
- Um método simples e eficaz é a reprodução com bigode. As rosetas são plantadas em vasos de turfa sem separá-las da planta-mãe. Um transplante para um local permanente é realizado imediatamente, pois uma muda tem de 5 a 6 folhas.
- A segunda opção é a divisão. Escolha arbustos de apenas dois ou três anos.
Não é aconselhável propagar morangos por sementes, pois este é um processo longo e demorado.