- Autores: Originado na Holanda
- Gosto: "Caramelo", doce, ligeiramente azedo
- O tamanho: muito grande
- Peso: até 50 g
- Taxa de rendimento: estábulo
- Produção: 1-2 kg por arbusto
- Reparabilidade: Não
- Termos de amadurecimento: meio cedo
- Vantagens: bem conservado
- Compromisso: universal
Jardineiros russos conheceram recentemente a variedade híbrida de morango Kimberly, mas já a apreciaram. Os jardineiros observam o alto rendimento e resistência da variedade holandesa de uma série separada de TM "Vima".
História de criação da variedade
A variedade Kimberley foi obtida com o esforço de criadores holandeses, que tomaram como base duas variedades parentais: Gorella e Chandler. O material de plantio foi trazido para a Rússia para testes de variedade em 2008. A cultura do jardim foi adicionada ao registro nacional em 2013 sob o nome de morango Wim Kimberly.
Descrição da variedade
Os arbustos da planta são poderosos, espalhados e com um sistema radicular bem desenvolvido.
Termos de amadurecimento
Esta é uma variedade intermediária. O início do amadurecimento dos frutos depende diretamente da região, da luz solar e do calor (final de maio ou início de junho).
Regiões em crescimento
No território da Rússia, a variedade Kimberly passou nos testes de seleção, foi aprovada para cultivo em certas regiões com condições climáticas amenas. Após testes de variedade, Kimberly começou a ser recomendada para cultivo em cidades localizadas na região central e central da Terra Negra. É aí que as bagas do híbrido Kimberly mostram o maior tamanho e ganham o grau de doçura declarado.
Produção
A variedade se distingue por um rendimento estável: 1-2 kg de morangos em um arbusto. A seleção não é reparável, mas a frutificação é longa.
Bagas e seu sabor
Os frutos em forma de cone são caracterizados por uma cor vermelha brilhante. Na forma, eles lembram muito um coração volumoso. O tamanho dos morangos é muito grande: cada um chega a quase 50 gramas de peso. O sabor tem uma tonalidade caramelo e agradável acidez. O aroma é pronunciado, morango. A polpa é firme e suculenta. O teor de açúcar é de até 10%.
Recursos crescentes
Aconselha-se o plantio de novos arbustos e o transplante de mudas filhas na segunda quinzena de agosto. Então, no inverno, eles terão tempo para criar raízes. Se você plantar no outono, pode esperar uma colheita apenas na próxima primavera.
Se as mudas foram compradas no início da primavera, quando há probabilidade de fortes geadas, é necessário construir uma estufa em arcos com um material de cobertura sobre o canteiro. Se uma camada de filme for colocada sobre a fibra de fibra, essa medida evitará o frio e as chuvas torrenciais. No calor, é aconselhável construir uma viseira de sombreamento nos arcos usando um material de cobertura.
Ao cultivar morangos em uma estufa, é necessário equipar iluminação e aquecimento adicionais. Isso é importante para atingir o nível de açúcar necessário nas bagas. Chuvas prolongadas e períodos prolongados de tempo nublado levam à diminuição do número de ovários. Ao mesmo tempo, a alta umidade não prejudica a colheita. Kimberly pode ser cultivada em ambientes internos e externos para uma colheita mais precoce.
Também é importante lembrar que a solução de irrigação mais prática é instalar um sistema de irrigação por gotejamento. Caso seu dispositivo não seja possível, é necessário regar, levando em consideração o estado do solo. Deve estar constantemente úmido com 30 cm de profundidade. Em um verão chuvoso, não é necessário regar, mas em um período de calor é necessário regar dia sim, dia não, despejando até 3 litros de água embaixo de cada arbusto.
A seca não danificará as plantas estabelecidas e não afetará os rendimentos.Esse fator atrai a atenção dos veranistas para esta variedade de morango. Mas em temperaturas especialmente altas, sem chuva e irrigação por uma semana ou mais, você pode perder sua safra. Recomenda-se irrigar pelo menos uma vez a cada 5 dias.
Seleção do local e preparação do solo
Morangos desta variedade crescem bem em uma área iluminada com um substrato fértil. Com solo argiloso, é desejável adicionar uma mistura de turfa e areia. Antes de iniciar o plantio, adubo, cinzas e fertilizantes de nitrogênio granular são aplicados.
É permitido plantar morangos em covas. O canteiro é preparado com antecedência. Para cada metro quadrado, é introduzido 1 balde de húmus com a adição de 0,5 litro de cinza de madeira. Além disso, é recomendável adicionar fertilizantes prontos a cada cova.
O padrão de plantio é típico do morango: se plantado em duas fileiras, mantêm-se 25 cm entre os arbustos, e se em tabuleiro de xadrez, 30 cm cada. Os primeiros 10 dias de plantio requerem rega diária com afrouxamento do solo. O aparecimento de uma crosta não deve ser permitido.
Polinização
Para polinização e formação de ovários, o híbrido não necessita de outras variedades, pois suas flores são bissexuais.
Top curativo
Durante o primeiro afrouxamento no início da primavera, infusão de verbasco (1:10), excrementos de pássaros diluídos (na proporção de 1:20), extrato equino líquido (na quantidade de 50 g por 10 l de água) ou pronto fertilizantes contendo muito nitrogênio são introduzidos no solo do jardim. A planta precisa de 0,5 litro de cobertura por arbusto.
Durante o período em que os botões estão sendo colocados, a fertilização com cinza de madeira (1-2 colheres de sopa. L. Sob um arbusto) ou um complexo comprado com microelementos funciona bem. Esta alimentação deve conter menos nitrogênio do que potássio e fósforo.
No final da estação de crescimento, é recomendado fazer sulcos de 15 cm de profundidade ao longo das fileiras de morangos e despejar uniformemente o superfosfato e o sal de potássio (sem cloro) na proporção de 1: 1 (1 colher de sopa de cada componente). Depois disso, as ranhuras são regadas e preenchidas.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e depois dela, a alimentação deve ser diferente.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A plantação de morango tolera o período de inverno sem isolamento, com cobertura de neve suficiente e geadas de pelo menos -18 graus. Águas subterrâneas próximas e neve derretida na primavera são prejudiciais para as raízes. Quando encharcado no início da primavera, o solo congela, o que leva à morte das raízes.
Doenças e pragas
A variedade demonstra alta resistência ao oídio e alta tolerância ao bolor cinzento. Durante o período chuvoso, pode ser necessário tratar os leitos de lesmas.
A planta é suscetível à antracnose e os frutos também podem ser danificados por pragas: gorgulhos, lesmas, formigas, vespas, etc. Além disso, os pássaros gostam de se tratar com morangos. Dispositivos de dissuasão ajudarão a enfrentá-los.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
Os bigodes desta variedade são formados com intensidade média. Eles podem ser verdes ou vermelhos e crescer em quantidade suficiente para se propagar a partir de rosetas filhas sem nenhum problema. Para o plantio inicial, é melhor comprar mudas de fabricantes confiáveis.