- Autores: Checo
- Sinônimos de nomes: Karmen
- Gosto: requintado, sobremesa, com um gostoso final de boca de mel
- O tamanho: muito grande e médio
- Peso: 38-40 g da primeira coleta, o peso médio da coleta total é de 15-17 g
- Taxa de rendimento: Alto
- Produção: cerca de 1 kg por arbusto
- Termos de amadurecimento: médio
- Compromisso: universal
- Descrição do arbusto: multi-ranhurado, alto, espalhamento
Uma variedade polivalente surgiu na República Tcheca. Strawberry Karmen (Karmen) foi testado na Rússia em 2001, há evidências documentais de suas características. A variedade pode ser cultivada em pequenas quantidades para uso pessoal ou para venda. Os bagos são fáceis de transportar, não escorrem nem estragam.
Descrição da variedade
Os morangos Carmen são caracterizados por um crescimento forte e intenso. A altura chega a 20 cm.O arbusto é largo, com caules retos e um gorro exuberante. Folhas de morango são esculpidas, ligeiramente onduladas. Vantagens principais:
frutas grandes;
o rendimento é estável e previsível;
de fácil cuidado;
robustez do inverno;
adaptabilidade a várias condições climáticas;
as mudas criam raízes facilmente.
Deve-se ter em mente que os arbustos de Carmen requerem muito espaço. Já na segunda onda da colheita, as características dos frutos mudam. Em clima especialmente chuvoso, pode aparecer podridão nas bagas.
Termos de amadurecimento
Os morangos Carmen florescem em meados de junho. No final do mês, aparecem as frutas. O período de maturação médio permite combinar com sucesso a variedade com outras precoces ou tardias.
Produção
Durante a temporada, até 1 kg de frutas podem ser colhidos de um arbusto. O maior rendimento ocorre no segundo ano de vida da planta. A variedade dá frutos em um lugar por cerca de 4-5 anos. A colheita pode ser colhida mais tarde, mas os frutos encolherão e o seu número diminuirá.
Bagas e seu sabor
Os morangos Carmen produzem uma colheita particularmente boa no primeiro ano. Aí o peso da baga chega a 38-40 g, mas os frutos ficam menores. O peso médio da coleta total é de 15-17 g.
A baga em si é vermelha escura, tem uma forma cônica romba e é ligeiramente achatada. O sabor requintado da sobremesa tem um final de boca de mel. As frutas cheiram a frutos silvestres. O interior é uma polpa densa e bastante suculenta.
Recursos crescentes
O rendimento máximo do morango só pode ser obtido com a observância da tecnologia agrícola. Os arbustos devem ser regados diariamente, imediatamente após o plantio. É melhor usar água da chuva morna. Em grandes áreas, é conveniente usar um sistema de irrigação por gotejamento.
As plantas adultas são regadas com intensidade moderada, dependendo das condições climáticas. O solo sob o arbusto deve ser úmido, mas não molhado. A rega deve ser aumentada durante a configuração dos botões e frutos.
O solo é regularmente solto para fornecer acesso ao oxigênio. Caso contrário, o solo ficará coberto por uma crosta. Ao mesmo tempo, a área deve ser limpa de ervas daninhas. Ao cultivar morangos, você pode usar cobertura morta, como palha, turfa, serragem.
A variedade Carmen se distingue por um alto nível de formação de bigode. Eles devem ser removidos regularmente. Mesmo que seja necessário deixar um bigode para a reprodução, você ainda deve se livrar dos pedúnculos. Do contrário, a planta não terá força para uma boa colheita.
Seleção do local e preparação do solo
Os morangos nunca devem ser cultivados em terras baixas ou pantanosas. É importante que as águas subterrâneas sejam profundas. O local deve ser ensolarado, protegido de ventos e correntes de ar. Solo com alto teor de areia deve primeiro ser enriquecido com turfa ou húmus. Morangos precisam de solo fértil.
Antes de plantar, você deve cavar a área, limpá-la de raízes e ervas daninhas. Os fertilizantes são usados para preparar o solo. Um balde de húmus e um copo de cinzas por 1 m2 são suficientes.
Os morangos Carmen são sensíveis à acidez. A calagem deve ser realizada antes do plantio. Para isso, pode-se usar cinza de madeira ou farinha de dolomita.
É importante seguir o esquema de plantio. Deixe 30 cm de espaço livre entre os arbustos. De linha em linha, você precisa de cerca de 50-60 cm. Você não pode plantar morangos muito perto. Caso contrário, os arbustos vão doer, a colheita tritura.
Polinização
Quando cultivada ao ar livre, a planta se autopoliniza. Nenhuma ação adicional é necessária. Se o morango estiver em casa de vegetação, a polinização é feita manualmente com pincel. Você pode colocar uma colméia com abelhas perto da plantação, para não pensar nisso.
Top curativo
Os morangos devem ser fertilizados várias vezes ao longo da temporada. Durante a floração, são usados produtos orgânicos. Você pode criar verbasco 1: 10 ou fezes de frango 1: 20. O ácido bórico também dá bons resultados. Durante este período, é importante fornecer bastante nitrogênio para um bom crescimento.
As cinzas de madeira são uma boa fonte de fósforo, potássio e cálcio. Chega 1 copo por 1 m2. Deve-se ter em mente que a cobertura morta orgânica liga o nitrogênio no solo durante a decomposição. É importante alimentar a cobertura morta com agentes contendo nitrogênio com mais freqüência do que o normal.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e depois dela, a alimentação deve ser diferente.
Doenças e pragas
Os morangos Carmen têm boa imunidade natural. No entanto, as bagas podem facilmente adoecer com podridão cinzenta. A doença progride rapidamente e pode destruir completamente não só a colheita, mas também os próprios arbustos. A planta pode adoecer com muita umidade, quando plantada em local com pouca iluminação e ventilação insuficiente.
A prevenção da podridão cinzenta é a cobertura do solo. Os morangos não devem ser regados em abundância para não criar condições favoráveis à infecção. O tratamento é realizado com produtos químicos "Alirin-B", "Teldor" e semelhantes. Dos remédios populares, uma infusão de cinzas, uma solução de iodo com manganês é adequada.
Os morangos não são imunes a pragas. A prevenção deve ser realizada regularmente para evitar lesões graves. Aqui estão as diretrizes para lidar com pragas comuns.
Nematóides. Os danos causados por vermes se manifestam pela deformidade das folhas, encurtamento e espessamento dos pedúnculos. O arbusto deve ser desenterrado e queimado. Nos próximos 5 anos, morangos não podem ser plantados neste local. A prevenção é simples, usando métodos populares. As mudas devem ser embebidas em água a 45 ° C por 10-15 minutos antes do plantio em terreno aberto.
Ácaro-aranha. As folhas do arbusto enrugam, ficam amarelas e ressecam. A planta para de crescer. Para o tratamento, é realizada pulverização com "Fufanon" ou "Neoron". Você também pode borrifar com água quente. Mas é importante manter o regador a um metro das folhas.
Weevil. A planta afetada não tem botões ou estão pendurados em um cordão. Antes da floração ou colheita, os arbustos devem ser tratados com Fufanon ou Aktellik. Existe também um método tradicional de tratamento. As folhas secas devem ser recolhidas e queimadas - é nelas que vivem os besouros. Em seguida, os arbustos são tratados com uma infusão de cinzas ou mostarda.
Besouro da folha. Uma praga do morango com um número alto pode comer todas as folhas dos arbustos. Após o surgimento dos primeiros furos, vale a pena borrifar com "Fufanon". E você também pode realizar o processamento com uma decocção de absinto. A planta é pulverizada 3 vezes em intervalos de 5-7 dias.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
Os morangos Carmen formam um grande número de bigodes fortes. É com a ajuda deles que é mais fácil reproduzi-lo. A tomada deve ser aprofundada no solo, sem arrancá-la do arbusto-mãe. É importante garantir a rega regular. A separação do arbusto-mãe pode ser realizada na próxima primavera.