- Autores: EUA
- Sinônimos de nomes: Cardeal
- Gosto: açúcar de fusão, aveludado, com acidez
- O tamanho: ampla
- Peso: 60-90 gr
- Taxa de rendimento: Alto
- Produção: 0,9 kg por arbusto
- Reparabilidade: Não
- Termos de amadurecimento: meio cedo
- Vantagens: frutas ficam bem
O morango é uma das culturas mais lucrativas, por isso o trabalho de melhoramento está em andamento, especialmente nos Estados Unidos e na Europa. Um enorme exército de amadores na Rússia cultiva com sucesso esta baga em seus quintais em todo o país. A cada ano surgem novos desenvolvimentos, mas também há variedades antigas que não abrem mão de suas posições. Um deles é o Cardinal.
História de criação da variedade
A variedade é apreciada por jardineiros em muitos países. Foi criado nos EUA na Estação Agrícola Experimental de Arkansas em 1974 pelos criadores J.N. Moore, H.L. Bowden e V.E.Sistrank. Na América, o Cardinal rapidamente ganhou popularidade entre os produtores comerciais de morango. Em Oklahoma, era a principal cultivar nas plantações locais.
A infecção da podridão da antracnose introduzida nos viveiros em 1981 foi um grande golpe. As plantas pareciam saudáveis na primavera, mas morreram no verão. Para resolver o problema, uma novidade da biotecnologia foi utilizada: o cultivo de plantas resistentes a vírus por cultura de tecidos em meios hormonais e nutritivos. Mas o resultado não satisfez os cientistas, e a demanda pelo cardeal foi desaparecendo gradualmente.
Alguns viveiros continuaram trabalhando com essa variedade. Portanto, ainda hoje não perdeu seu atrativo, sendo um verdadeiro patrimônio histórico e um grande sucesso dos criadores americanos.
Descrição da variedade
Cardinal é uma variedade intermediária não reparável e versátil, com imunidade bastante forte e boa produção. Lindas frutas vermelhas brilhantes se distinguem por um sabor harmonioso de sobremesa, densidade, tamanho grande e aroma pronunciado. Arbusto alto (até 50 cm), de espalhamento moderado, com folhas verdes densas em forma de barco com o lado inferior azulado.
Termos de amadurecimento
Arbustos altos e poucas folhas garantem que os caules das flores recebam luz solar suficiente. Os frutos do morango Cardinal amadurecem juntos e cedo: já no início - meados de junho nas regiões quentes do país, você pode colher. Em áreas mais frias, o período de amadurecimento é ligeiramente alterado.
Regiões em crescimento
Segundo a ideia dos criadores, a variedade deveria ser ideal para cultivo nos estados do sul da América com seus verões quentes e úmidos. Existem muitas regiões na Rússia onde essa variedade é ótima: da faixa do meio ao Trans-Ural. Para áreas com uma estação seca de verão, a rega abundante é recomendada, mas Cardinal tolerará bem uma seca de curto prazo.
Produção
O cardeal pode se orgulhar de uma alta produção, mesmo no primeiro ano após o plantio da primavera. É perfeitamente possível coletar até 900 g de frutos de um arbusto. A média é 650-750 g.
Bagas e seu sabor
Uma das principais vantagens da variedade é que frutos grandes (até 90 g) de cor vermelha escura com espalhamento de sementes douradas são muito atrativos para o mercado. Os frutos apresentam formato cônico-arredondado, sem deformações, com pescoço alto pronunciado. A polpa dos bagos é vermelha, suculenta e muito firme, a ponto de triturar. Às vezes, no centro, a fruta é oca. O aroma é forte, morango.
Outra vantagem é o sabor: açúcar aveludado com acidez harmoniosa. O Cardinal é adequado para consumo in natura, congelamento e conservação.Possui excelente resistência ao armazenamento, transporte e processamento: os bagos não se enrugam e mantêm a sua apresentação por muito tempo.
Recursos crescentes
Uma característica interessante da variedade Cardinal é a abundante formação de longos bigodes com numerosas rosetas, nas quais aparecem flores e frutos silvestres antes mesmo do enraizamento (setembro - outubro). Isso possibilita o cultivo de morangos de forma ampelosa em treliças. Os frutos dessas rosetas de outono são grandes, ainda maiores do que os do verão. Mas se você deseja obter uma colheita abundante no início do verão, é necessário remover o excesso de bigode e ovários da planta-mãe.
Caso contrário, o cultivo do cardeal não difere muito de cuidar de outras variedades. Você deve fazer o seguinte:
- remova em tempo oportuno bigodes, folhas e flores secas;
- tratar plantas de pragas e doenças;
- aplique fertilizantes e cubra o solo;
- regar corretamente: borrifando antes que as flores e frutos apareçam, derramando sob a raiz - depois;
- no final do verão, plante os alvéolos dentro do prazo.
Seleção do local e preparação do solo
Para plantar, escolha um local plano e ensolarado. Em uma área baixa, uma elevação é organizada para as camas. Para cultivar frutos grandes e doces, é necessário plantar em solo argiloso ou arenoso, ligeiramente ácido. O predomínio da areia e, consequentemente, a falta de humidade podem provocar uma diminuição do rendimento e o aparecimento de pequenos bagos.
O solo é completamente limpo de ervas daninhas, enriquecido com fertilizantes orgânicos: turfa, húmus, composto. Durante o afrouxamento, nitrato de amônio é adicionado para o desenvolvimento da raiz.
Polinização
Em meados de maio, pedúnculos poderosos são formados nas rosetas. Numerosas flores brancas grandes não requerem polinização artificial forçada.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação.A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e após ela, a alimentação deve ser diferente.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A variedade tolera muito bem invernos e geadas de até -16 ° C.
Doenças e pragas
Os criadores têm procurado garantir que a variedade tenha alta resistência a doenças e pragas. Mas ele é suscetível à antracnose (infecção fúngica), que, felizmente, não se desenvolve com muita frequência. O excesso de umidade torna-se um fator favorável para várias infecções fúngicas. No estágio inicial, com a ajuda de remédios modernos, a doença pode ser prevenida.
A resistência da variedade a manchas e podridões decorrentes de chuvas frias e prolongadas é bastante alta. Verões quentes e úmidos e um efeito estufa podem criar condições para o oídio.
O perigo para o cardeal é representado pelas pragas padrão do morango, das quais é necessário tratar com inseticidas na primavera e no outono:
- lesmas;
- ácaro do morango;
- gorgulho;
- sawfly.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
Cardinal continua sendo uma variedade popular e amada. Os morangos são facilmente propagados por rosetas de alta qualidade com raízes desenvolvidas e 3-4 folhas formadas. Devemos lembrar a seguinte característica da variedade: se a roseta formada no bigode deu frutos, então ela já é inadequada para a reprodução.
Rosetas selecionadas não suscetíveis à floração são distinguidas pela alta taxa de sobrevivência. O plantio ocorre no início da primavera ou início do outono. Existem 2 tipos principais de desembarque:
- fila única - mantêm uma distância de 65 cm entre as filas e 20 cm entre os arbustos (tal disposição dos arbustos permite que o bigode cresça e obtenha uma abundância de rosetas);
- fila dupla - em 2 tiras com uma distância entre as tiras de cerca de 30 cm.
Eles também usam o plantio escalonado de arbustos, menos freqüentemente com um tapete sólido. Outro método de criação é dividir um arbusto-mãe de 3-4 anos. A reprodução por sementes muito problemática praticamente não é usada, mas também é possível.