- Autores: Criação italiana CIV (Consórcio de viveiros italianos)
- Gosto: doce com um ligeiro azedume
- O tamanho: ampla
- Peso: 35 g
- Taxa de rendimento: Alto
- Produção: 2 kg por arbusto
- Reparabilidade: Sim
- Termos de amadurecimento: cedo
- Vantagens: floração contínua
- desvantagens: armazenamento de curto prazo
Os jardineiros amadores procuram uma variedade de morango que satisfaça as suas necessidades. Isso é exatamente o que o morango Capri é. Tem um sabor excelente, dá um alto rendimento e é fácil de cuidar. E também a variedade se distingue pela alta resistência à geada, um longo período de frutificação.
História de criação da variedade
O morango reparador Capri é uma variedade inovadora. A cultura foi criada pelo esforço de criadores italianos, que cruzaram o CIVRI-30 com o híbrido R6-R1-26.
Em primeiro lugar, os morangos desta variedade eram apreciados na Itália. Em seguida, espalhou-se por toda a Europa e nos Estados Unidos da América, tornando-se uma das variedades de morango mais populares.
Embora o morango Capri tenha aparecido na Rússia apenas alguns anos atrás, sua popularidade está crescendo a cada ano. Hoje em dia, é cultivado em todos os lugares. Os morangos Capri são apreciados pelos jardineiros por sua alta produtividade e sua capacidade de resistir a doenças perigosas.
Descrição da variedade
Todos os que gostam de doces irão certamente apreciar o sabor dos morangos Capri. As frutas contêm a quantidade necessária de açúcar, o sabor do ácido não é sentido. Os morangos Capri frutificam de forma constante por um longo tempo, dando uma grande colheita durante este período.
As mudas têm uma aparência atraente. Eles são caracterizados por uma altura média. A folhagem é pouco espessa. Cada folha é bastante grande, caracterizada por uma cor esmeralda escura.
As flores estão localizadas acima das folhas. Eles são resistentes, não caem no chão. Grandes inflorescências atraem insetos, pois o pólen é abundante nas flores. A variedade Capri floresce por muito tempo.
A variedade Capri de morango é caracterizada por uma série de aspectos positivos:
arbustos de morango podem resistir a secas prolongadas;
a presença de uma grande colheita, mesmo que se preocupe um pouco com as áreas de morango;
a variedade é resistente às oscilações de baixa temperatura e não requer abrigo;
os frutos silvestres têm um sabor original, doce com ausência quase completa de acidez;
a cultura resiste a várias doenças, resiste aos efeitos negativos de pragas de insetos;
frutificação longa, durando do final de maio ao final de setembro, e nas regiões do sul você pode obter frutos ainda em novembro;
a possibilidade de vários usos de frutos silvestres;
as bagas podem ser armazenadas por muito tempo e transportadas por longas distâncias.
Embora a variedade tenha muitas vantagens, não é isenta de algumas desvantagens. A variedade dá uma colheita em 2 anos. Após isso, observa-se uma diminuição no número de frutos obtidos. Além disso, a cultura produz um pequeno número de bigodes, o que complica muito a reprodução.
Termos de amadurecimento
A estação de crescimento vai do final de maio ao final de setembro. Os frutos amadurecem abundantemente se você aplicar um molho de cobertura regular no solo. Na região Sul, a colheita é possível até o final de novembro.
Regiões em crescimento
A variedade de morango Capri é cultivada em todos os lugares. É possível cultivar até mesmo na Sibéria e nos Urais. No Extremo Norte, as safras são colhidas exclusivamente em casa de vegetação.
Se desejar, os morangos Capri podem ser plantados até na varanda, recebendo consistentemente uma grande colheita ao longo do ano.
No sul do país e no centro da Rússia, você pode cultivar morangos Capri sem abrigo. Ele pode suportar grandes temperaturas abaixo de zero.
Produção
Vários ovários são observados nas mudas. Se você fizer cuidados constantes, pode obter até 2 kg de frutos de cada planta.
Os pés de morango dão uma boa colheita no primeiro ano, o que agrada aos jardineiros por um período de dois anos. Depois de dois anos, o plantio deve ser renovado, já que as plantas há muito plantadas darão cada vez menos frutos a cada ano. Após 4 anos, os bagos dos arbustos desaparecem por completo, mesmo com os devidos cuidados e os temperos necessários.
Bagas e seu sabor
As bagas de Capri têm formato cônico e estrutura homogênea. Cada fruta tem um peso diferente de 35 gramas. Na fase de maturação técnica, a ponta do fruto apresenta uma cor alaranjada, passando a vermelho intenso.
A polpa é muito densa, apesar de ser suculenta e tenra, derrete-se literalmente na boca. Cada baga contém açúcar suficiente. Mesmo em tempo chuvoso, as frutas permanecem doces.
Recursos crescentes
Cultivar morangos Capri é fácil. Com o mínimo esforço por parte do jardineiro, você pode obter um rendimento bastante alto. Será suficiente soltar regularmente o solo e remover as ervas daninhas, bem como aplicar cobertura para cada planta.
Seleção do local e preparação do solo
Os arbustos de morango são plantados de abril a outubro. Se você realizar o procedimento no início da primavera, poderá obter os primeiros frutos este ano. Ao colocar uma plantação de morango durante o período de verão, os caules das flores devem ser sombreados e cortados o máximo possível. Caso contrário, as plantas-mãe não acumularão força suficiente para o inverno e morrerão.
Solos argilosos ou arenosos ligeiramente ácidos são adequados para o plantio da variedade de morango Capri. Se as parcelas forem altamente ácidas, você pode aplicar uma quantidade suficiente de cal ou cal virgem no solo durante o plantio.
Áreas adequadas para o plantio de morangos onde havia canteiros de alfafa, repolho ou quaisquer outras verduras. Jardineiros profissionais recomendam desistir da terra onde costumavam crescer batatas, framboesas e tomates.
É possível plantar Capri da maneira usual, deixando uma distância de 35 centímetros entre os arbustos. Os arbustos da variedade são caracterizados pela compactação. Por isso, é possível um esquema compactado, em que as mudas são plantadas a uma distância de 25 centímetros.
Polinização
A variedade Capri tem um aroma original. Isso permite que um grande número de insetos, como borboletas e abelhas, sejam atraídos. Em tempo de vento, a autopolinização é possível, já que flores de ambos os sexos crescem no mesmo arbusto ao mesmo tempo.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e depois dela, a alimentação deve ser diferente.
Doenças e pragas
A variedade de morango Capri é escolhida por muitos jardineiros por sua capacidade de resistir a doenças e pragas. Para aumentar a eficácia de tal característica, recomenda-se a realização de tratamentos com preparações especiais. O procedimento é realizado um mês antes do período de frutificação. Caso contrário, as bagas acumularão substâncias nocivas.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
Existem três maneiras de propagar uma safra de morango. Normalmente usado para criar variedades de bigode. Mas os morangos Capri tendem a ser produzidos em pequenas quantidades, o que complica a proliferação de grandes plantações de morango.
Alguns jardineiros estão tentando cultivar arbustos com sementes. O método é demorado. Nem sempre é possível obter mudas devido à má germinação das sementes.
Morangos às vezes são propagados dividindo o arbusto. O procedimento é feito com podador ou faca afiada. Ao dividir um arbusto de morango, várias raízes são deixadas.