- Autores: EUA
- Sinônimos de nomes: Cabrillo, Cabrillo
- Gosto: doce
- O tamanho: ampla
- Peso: 32 g
- Produção: 1,5-2 kg por arbusto
- Reparabilidade: Sim
- Vantagens: armazenamento prolongado
- Compromisso: universal
- Descrição do arbusto: Alto
Cabrillo é uma das mais novas variedades de morangos de jardim. Devido às suas qualidades como alto teor de substâncias essenciais, incluindo beta-caroteno (vitamina A) e ácido ascórbico (vitamina C), versatilidade e alto rendimento, já é popular entre os jardineiros.
História de criação da variedade
Os criadores americanos Shaw e Larson vêm trabalhando na criação desta variedade de morango há vários anos. O Cabrillo foi criado em 2008 pelo cruzamento de algumas variedades numeradas de morangos de jardim, que foram cultivadas pelos mesmos cientistas anteriormente, e recebeu seu primeiro nome Cal 8.181-1, então foi substituído por CN236. Desde 2009, em um dos locais da Califórnia, experimentos intensivos vêm sendo realizados com o objetivo de multiplicar um novo exemplar. Os estudos mostraram um resultado positivo - todas as propriedades varietais da planta foram preservadas durante a reprodução. Finalmente convencidos disso, os criadores iniciaram o procedimento para registrar os morangos com o nome oficial de Cabrillo. Em 2016, a Universidade da Califórnia recebeu uma patente para uma nova variedade de morangos de jardim, alegando ser a melhor.
Descrição da variedade
Os morangos têm arbustos bastante altos, que se distinguem pela presença de folhagem abundante e densa e pela sua posição (são mais eretos). As folhas são de tamanho pequeno, densas e macias, caracterizadas por uma cor verde brilhante e um brilho especial, semelhante a um brilho gorduroso. E também a lâmina da folha é ligeiramente côncava e se afia um pouco mais perto da borda. A planta tem grandes flores brancas como a neve e pedúnculos altos e multifacetados. O Cabrillo libera uma quantidade moderada de antenas, então não haverá problemas em criá-lo.
Termos de amadurecimento
Cabrillo é classificado como uma planta de frutificação de início médio. A floração ocorre no final de maio - início de junho, e as primeiras bagas já podem ser colhidas em meados de julho. Como esta variedade é remanescente, os arbustos frutificam de forma constante durante todo o verão, e nas regiões do sul a última colheita pode ser obtida ainda em setembro.
Regiões em crescimento
Esta espécie na Rússia começou a ser explorada recentemente, portanto não há informações confiáveis sobre sua robustez invernal e meticulosidade com as condições climáticas. Recomenda-se cultivar a cultura em locais com verões curtos, por exemplo, na Sibéria ou no Extremo Oriente.
Produção
Dependendo do clima e dos cuidados, a planta dá frutos de diferentes maneiras. O número máximo de bagas pode chegar a 3,7 kg por arbusto, mas isso só é possível graças a uma tecnologia agrícola perfeita, alimentação regular e monitoramento constante do meio ambiente. Em condições normais e com o devido cuidado, uma unidade produz cerca de 1,5-2 kg de frutas.
Bagas e seu sabor
Essa variedade produz lindos frutos que parecem muito atraentes. Cada um deles pesa em média 32 ge alguns exemplares chegam a 50-60 g ou mais. A polpa é muito suculenta, densa, de boa consistência, e os aquênios amarelados estão apenas ligeiramente imersos nela. Os bagos são vermelho vivo com reflexos de brilho, a cor torna-se mais escura no corte.
Os frutos distinguem-se por um excelente aroma, mais intenso que o das outras castas. O paladar é impressionante, com uma doçura pronunciada com notas sutis de acidez. Deve ser lembrado que você só precisa provar os bagos quando estiverem totalmente maduros, caso contrário, o sabor maravilhoso parecerá medíocre.
Recursos crescentes
Recomenda-se que o Cabrillo seja plantado no final de maio - início do verão. Para obter uma colheita rápida, é melhor escolher solo solto para o plantio. E também a planta mostra excelentes resultados durante o cultivo em estufas ou abrigos de filme, onde tomates ou batatas nunca foram cultivados antes.
As mudas devem ser colocadas a uma distância de 30 cm entre si, devendo ser mantida uma distância de pelo menos 60 cm entre os canteiros - isso se deve à presença de bigode e sistema radicular da variedade Cabrillo. Recomenda-se plantar arbustos no sentido norte-sul, observando um padrão xadrez.
Seleção do local e preparação do solo
Esta variedade prefere solos férteis soltos para seu bom amadurecimento. Durante a escolha do local de plantio é imprescindível estar atento à excelente iluminação do jardim para que as plantas não sejam cobertas pela sombra, o local deve estar protegido de fortes rajadas de vento e ter boa circulação de ar.
Antes do plantio, o local deve ser cuidadosamente preparado. Em primeiro lugar, deve-se limpar o mato, adicionar um balde de composto ou húmus, também pode adicionar cerca de 300 g por metro quadrado de cinza de madeira.
É importante lembrar que a safra, quando madura, vai até o solo, para evitar o apodrecimento dos frutos, é necessária a cobertura com feno ou serragem.
Polinização
O morango cabrillo tem flores bissexuais, por isso não precisa de processos adicionais de polinização.
Resistência à geada
Esta variedade tolera bem o inverno, mas ainda é recomendável aquecer os canteiros com pelo menos uma camada de palha ou ramos de pinheiro em caso de geada. Se possível, os jardineiros aconselham cobrir os morangos com fibra agrícola.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica.Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e depois dela, a alimentação deve ser diferente.
Doenças e pragas
Este tipo de morango não se presta a muitas doenças, o que é típico de muitas outras variedades desta cultura. Por exemplo, o oídio ou manchas não causam danos a Carbillo.
Mas os morangos não são muito resistentes à requeima, portanto, pelo menos várias vezes na estação, medidas preventivas devem ser tomadas para evitar essa doença.
Os arbustos também podem ser atacados por vários insetos, como pulgões, gorgulhos e ácaros do morango. Você pode se livrar dessas pragas borrifando plantas com remédios populares, por exemplo, uma decocção de flores de calêndula.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
Existem duas formas de criar Cabrillo.
O mais fácil é usar gavinhas. Os brotos devem ser separados no início de junho e colocados em solo fértil com cerca de 4 cm de profundidade, regando regularmente. Quando pequenos arbustos já estão formados, é melhor enraizá-los em copos plásticos, para que a planta se adapte com mais sucesso ao local subsequente.
Outro método de criação para esta variedade é a divisão. Para fazer isso, escolha arbustos maduros saudáveis com mais de 3 anos de idade. Corte com um objeto pontiagudo em 3-4 partes com um sistema radicular normal e várias folhas em cada uma, e depois mergulhe no solo.