- Autores: Itália
- Gosto: □ Gentil
- O tamanho: ampla
- Peso: 25-30 gr
- Taxa de rendimento: Alto
- Reparabilidade: Sim
- Termos de amadurecimento: meio cedo
- Vantagens: boa qualidade de manutenção, tolera bem as condições adversas
- Compromisso: consumo fresco
- Descrição do arbusto: poderoso, compacto, com folhas médias
A Irma, variedade italiana de morango, chamou a atenção dos jardineiros por suas frutas deliciosas e aromáticas. Os criadores criaram uma planta resistente ao inverno que cria raízes sem problemas em todas as regiões da Rússia, independentemente do clima.
Descrição da variedade
A variedade pode ser identificada por seus arbustos compactos, mas poderosos. Folhagem é média. As folhas são coloridas de verde escuro profundo, de tamanho grande. Devido ao sistema radicular desenvolvido, a planta tolera vários caprichos do clima e agrada com uma colheita estável. Um número médio de bigodes é formado. Os rebentos laterais de primeira e segunda ordens são grandes.
Termos de amadurecimento
Morango de jardim de Irma - remanescente. Frutifica várias vezes durante a estação de crescimento. Os frutos amadurecem de junho a meados de outubro, até o início das geadas. A variedade tem um período de maturação médio-precoce.
Produção
Com os devidos cuidados, o rendimento será alto. Até um quilo de bagas são colhidas de uma planta. No entanto, quando cultivado em ambientes fechados, você pode obter resultados mais eficazes. Os bagos têm boa qualidade de conservação e podem ser facilmente transportados. A plantação deve ser renovada a cada 2-3 anos para manter a colheita estável.
Bagas e seu sabor
As frutas maduras ficam vermelhas. Os tamanhos são grandes. O peso varia de 25 a 30 gramas. Os frutos em forma de cone com pescoço são recobertos por uma pele densa, o que os ajuda a manter a forma, mas não causa desconforto ao serem consumidos. A polpa, de uma rica cor escarlate, é densa, mas não dura, muito suculenta.
O sabor do morango é descrito como doce, com agradáveis notas ácidas. O aroma é leve, discreto.
Recursos crescentes
A variedade italiana tolera geadas severas e clima seco. Os arbustos podem ser cultivados em uma estufa ou estufa. E também morangos crescerão em recipientes suspensos.
O processo de cuidar de uma variedade italiana não é muito diferente das técnicas agrícolas convencionais. Devido à sua remontabilidade, a cultura do jardim é exigente na composição do solo e cobertura. E você também precisa manter um nível ideal de umidade. Com excesso, as plantas começam a doer, e uma deficiência leva ao ressecamento dos frutos e diminuição do seu tamanho. Sem a quantidade certa de água, a produção pode ser cortada pela metade.
Os bigodes são removidos de todas as plantas que não planejam usar morangos para propagação. Caso contrário, o plantio ficará mais espesso. Recomenda-se cultivar arbustos para aumentar a plantação separadamente. Os bigodes tiram os nutrientes e os pontos fortes da planta, por isso são removidos imediatamente.
Seleção do local e preparação do solo
O processo de preparo do solo para essa variedade praticamente não difere da tecnologia agrícola que se utiliza para o restante dos morangos. O território está limpo de ervas daninhas, detritos e solto. Durante a escavação, 200 gramas de cinzas e um balde de húmus são usados por metro quadrado.
Os arbustos devem ser plantados em fileiras, entre as quais saem de 50 a 60 centímetros, e entre os arbustos - pelo menos 30 centímetros. Se os morangos crescerem muito próximos uns dos outros, os rendimentos serão reduzidos.
O enredo é escolhido plano e iluminado. Na presença de água subterrânea, eles devem estar a uma profundidade de pelo menos 70 centímetros. Um nível de acidez adequado é 5,5-6,0. Morangos de jardim preferem terra fértil.
Polinização
A variedade é polinizada por conta própria graças às flores bissexuais.
Top curativo
Pela primeira vez, os morangos são alimentados na primavera, depois que a neve derrete. Uma solução à base de esterco de aves apresenta bons resultados. A matéria orgânica é diluída com água na proporção de 1 para 20. Em vez de excrementos de pássaros, uma solução de verbasco também é adequada. Antes de adicionar é misturado com água na proporção de 1 para 10. Se após o inverno os arbustos sofreram e se desenvolveram lentamente, use uma solução de ureia. Em um balde, 20 gramas de fertilizante são produzidos.
Na próxima vez, os morangos são fertilizados durante a formação dos pedúnculos. Eles escolhem suplementos de fósforo e potássio. Eles vão deixar os frutos silvestres mais saborosos e aromáticos. Na terceira vez, os arbustos são alimentados após a colheita das primeiras bagas.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e depois dela, a alimentação deve ser diferente.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Antes do inverno, é necessário remover os pedúnculos e todas as frutas verdes. O terreno entre as fileiras é limpo de ervas daninhas e escavado. Apesar da resistência às geadas, nas regiões norte os arbustos precisam ser cobertos. Um tecido não tecido especial que seja usado várias vezes é o melhor. A segunda opção é a palha, que também é cobertura morta.
Doenças e pragas
A plantação deve ser monitorada especialmente de perto em condições climáticas adversas.As plantações de frutas são freqüentemente atacadas por insetos nocivos e várias infecções. Para não perder a colheita, você deve examinar cuidadosamente as plantas em busca de sintomas e tomar medidas preventivas.
Uma das doenças mais comuns é a podridão cinzenta. Afeta a planta quase inteiramente: folhas, frutos, pedúnculos. Se a umidade for alta e os arbustos não forem ventilados adequadamente, a doença se espalha rapidamente. É fácil de detectar por manchas escuras com uma camada cinza. Frutos maduros infectados apodrecem rapidamente e os verdes caem e secam.
A segunda doença perigosa é a podridão negra. Os morangos infectados desenvolvem manchas pretas. Se outras safras de frutas silvestres crescerem nas proximidades, a infecção pode se espalhar para elas. Bordeaux líquido e outros fungicidas são usados para proteger a plantação. As plantas são tratadas no início da primavera com uma solução de 2%, quando as folhas estão apenas começando a crescer. A composição 1% é usada na formação de pedúnculos.
Para evitar o aparecimento de apodrecimento, você precisa se livrar dos restos de plantas, ervas daninhas e folhas secas a tempo. Antes do inverno, o local é limpo novamente.
Nota: com a devida aderência à tecnologia agrícola, o morango praticamente não adoece. Se as leguminosas e as ervas costumavam crescer na área onde a cultura do jardim é cultivada, este lugar é ótimo para morangos. Nas proximidades, você pode plantar plantas que espantam as pragas: cebola, alho, malmequeres.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
Os morangos italianos de jardim reproduzem-se maravilhosamente com a ajuda de rebentos laterais. Os bigodes são formados em quantidade suficiente, e em quantidade suficiente para aumentar a plantação. Nos arbustos selecionados para reprodução, ovários e pedúnculos são removidos. Isso fará com que os soquetes sejam os maiores possíveis. Elas são enraizadas em copos para que novos transplantes não causem problemas e as plantas jovens criam raízes rapidamente em uma nova área.
Durante a primeira semana, os arbustos são irrigados todos os dias. Assim que começam a se desenvolver ativamente, são fertilizados com compostos minerais e orgânicos. Para tornar a massa verde espessa e exuberante, use um verbasco ou uma solução de fezes de pássaros.
Fertilizantes de nitrogênio também são usados. Eles funcionam bem, mas devem ser usados com cautela. Se você exagerar com eles, a resistência à geada da planta diminui. Eles são colocados no solo durante o plantio de outono. Se os morangos são plantados no verão, uma rica colheita deve ser esperada no próximo ano.
Nota: se você não quiser criar morangos de jardim, você pode comprar mudas prontas. Escolha apenas mudas fortes e saudáveis.