- Autores: G.F. Govorov, Academia Timiryazev
- Gosto: apimentado
- O tamanho: ampla
- Peso: 30 g
- Reparabilidade: Sim
- desvantagens: sensível a alagamento
- Compromisso: consumo in natura, processamento (suco, geléia, geléia, etc.)
- Descrição do arbusto: esférico
- Cor de baga: vermelho-carmesim
- Resistência de inverno: resistente ao inverno, - 20 С
No nosso país, o morango é uma das bagas mais comuns. É cultivada em estufa, em terreno, tanto para si como para venda.
A variedade Garland, que será discutida no artigo, tem muitas críticas positivas dos jardineiros. Dá um rendimento estável e não requer muita manutenção.
História de criação da variedade
Galina Govorova é uma criadora que criou a variedade descrita. Ela dedicou toda a sua vida a este trabalho, criando mais de uma planta com características positivas, que hoje os jardineiros cultivam em todo o país.
Descrição da variedade
Uma característica dos arbustos Garland é a forma esférica. A altura máxima que podem atingir é 250 mm. Vale a pena dizer que o aspecto decorativo dos morangos faz com que sejam frequentemente utilizados em paisagismo.
Se você cuidar adequadamente das plantas do jardim, poderá colher durante todo o verão. Muitos pedúnculos se formam nos arbustos, que continuam aparecendo até outubro.
Das qualidades positivas da Garland:
resistência a insetos e doenças;
grande colheita;
sabor incrível;
resistência à geada e à seca.
As antenas da variedade têm uma tonalidade rosada. Eles florescem quase imediatamente após a emergência.
O plantio deve ser feito em densidade média para aumentar a produtividade.
A folhagem apresenta uma tonalidade verde azulada. A superfície é ligeiramente ranhurada, existem pequenos dentes ao longo das bordas.
Independentemente das horas de luz do dia e das condições climáticas, a Garland é dotada de uma característica genética como a frutificação constante.
As flores nos arbustos são formadas por pétalas retorcidas, de cor branca e um coração amarelo e rosa. Os pedúnculos estão localizados no mesmo nível da folhagem.
Termos de amadurecimento
Estamos falando de uma variedade remanescente precoce que começa a florir imediatamente após o derretimento da neve. Em maio, você já pode colher os frutos. A baga amadurece até outubro.
Strawberry Garland pode ser cultivada em uma panela ou plantador. Ela se sente muito bem no parapeito da janela.
Regiões em crescimento
Frutifica perfeitamente em qualquer região do nosso país, mas a faixa do meio é a mais adequada para o clima.
Produção
A produtividade está em um nível alto. Até um quilo de frutos maduros podem ser colhidos de uma planta por temporada.
Bagas e seu sabor
O sabor picante e as excelentes qualidades não são as únicas coisas que tornaram a variedade tão popular. Os frutos têm uma tonalidade vermelho-framboesa. Cada baga tem uma forma cônica alongada.
Os frutos são grandes, até 30 gramas. A polpa é sumarenta, macia e na boca fica com gosto agradável a morango silvestre.
O único inconveniente é que pode dar pequenos frutos se o cuidado for mal organizado pelo jardineiro.
Recursos crescentes
Um pote de cache é uma das opções de como você pode cultivar morangos com sucesso. Se a planta estiver em um terreno fechado, as bagas podem ser colhidas dentro de 10 meses.
Se você quiser aumentar o rendimento, os primeiros caules das flores são removidos dos arbustos.
Os jardineiros consideram a única desvantagem significativa a baixa resistência ao oídio.
Seleção do local e preparação do solo
Ao plantar ao ar livre, é melhor escolher uma área igual com sol suficiente. Uma pequena elevação é o ideal.
Garland crescerá mal em solo excessivamente úmido.
Jardineiros experientes são aconselhados a escolher solo médio ou leve, que tem um pH de 5-6,5.
Antes do plantio das mudas, o solo é desenterrado. A escavadeira é acionada em 300 mm. A fertilização nesta fase é considerada obrigatória.
O solo escavado deve certamente afundar um pouco.
A época ideal para o plantio de mudas é a primavera ou o outono. É aconselhável utilizar o método de nidificação, em que devem ser deixados 400 mm entre as plantas.
Se o solo tiver alta acidez, a calagem é obrigatória e acrescenta-se areia.
O sistema radicular das plantas jovens enraíza-se perfeitamente se uma pequena colina for feita acima do buraco.
Imediatamente após o plantio, os arbustos deverão ser regados todos os dias durante 7 dias.
Depois de fortes chuvas, é imprescindível afrouxar os canteiros para que as raízes recebam a quantidade necessária de oxigênio.
Junto com as ervas daninhas, é preciso remover o excesso de folhagem de arbustos, bigodes, pois podem causar baixos rendimentos.
Se o jardineiro escolheu uma plantação de outono, os canteiros devem ser isolados. Palha, palha ou mesmo serragem são ideais para isso.
Polinização
A polinização não é necessária, as flores são formadas por ambos os sexos.
Top curativo
A guirlanda deve ser alimentada durante todo o período vegetativo. Podem ser fertilizantes secos ou dissolvidos em água.
Se o produtor deseja manter o crescimento normal dos morangos, é melhor usar infusões de ervas. Esta é a melhor opção, pois contém um grande número de oligoelementos.
No momento em que as plantas começam a frutificar, o nitrogênio é necessariamente introduzido no solo. Para isso, são adequados tanto os excrementos de galinha como o estrume, com o qual são feitas as infusões. No primeiro caso, a proporção é de 1/12, no segundo - 1/10.
Aqui está o gráfico de fertilização.
Primavera - nitrato de amônio. Para 1 quadrado de 40 gramas de substância.
O sulfato de potássio é usado antes do aparecimento das flores. Um quadrado tem 30 gramas. Recomenda-se misturá-lo com nitroammofos, enquanto a proporção correta é de ¼.Ao soltar, adiciona-se cinza de madeira, que permite reduzir a acidez.
Quando os ovários já se formaram, uma solução de permanganato de potássio é usada como alimentação foliar. Dois gramas são suficientes para um balde de 10 litros de água. Você pode substituí-lo por ácido bórico na mesma proporção.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e após ela, a alimentação deve ser diferente.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A variedade é resistente ao inverno, pode suportar até -20 graus Celsius. Mas os arbustos plantados no outono são mais bem cobertos.
Doenças e pragas
A podridão cinzenta é o principal inimigo do jardineiro. Para prevenir infecções fúngicas massivas, é melhor usar "Topaz". 10 ml de água requerem 10 ml. Instruções mais detalhadas estão disponíveis na embalagem.
Quanto aos insetos, o ácaro do morango é o mais problemático. Em apenas um período de frutificação, até 15 gerações podem mudar, então o processamento é realizado todas as semanas. Ideal para isso são:
BI-58;
"Neurônio";
Actellik.
Para obter o resultado adequado, é necessário processar as buchas pelo menos 3 vezes.
Um perigo ainda maior para a planta é o nematóide. Se ela apareceu nas camas, os fundos dela não podem ser encontrados. A única maneira de lutar é remover completamente os arbustos com raízes.
É difícil curar o solo infectado, as larvas vivem nele por até 4 anos. Você pode tratar o solo com uma solução de formalina a 4% antes do plantio ou usar alvejante.
Pulverizado várias vezes, o intervalo entre os tratamentos é de 3 dias.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
Existem três formas de criar a variedade: dividindo o arbusto, por sementes ou por bigode.
Antenas são adequadas para mudas. Com um colo de raiz de pelo menos 6 mm, enquanto as raízes devem ter pelo menos 70 mm.
Se for decidido cultivar morangos a partir de sementes, eles devem ser estratificados. Antes do plantio, eles são misturados com areia, a mistura é colocada em náilon e colocada na geladeira. Portanto, a semente é mantida por cerca de 2 meses. Plantado em vasos em março.
Os arbustos são divididos de acordo com o esquema padrão.