- Autores: Holanda
- Gosto: rico doce
- O tamanho: muito grande
- Tamanho, cm: diâmetro 8-10 cm
- Peso: na primeira coleta 110-120 gr, depois 50-60 gr
- Produção: até 3 kg por arbusto
- Reparabilidade: Não
- Termos de amadurecimento: meio-tarde
- Vantagens: A polinização manual com um pincel ajuda a aumentar os rendimentos em 25-30%
- desvantagens: não tolera correntes de ar e água estagnada
A popular e exigida variedade Gigantella não está oficialmente registrada em nenhum país, mas apareceu na Holanda. Os morangos são realmente grandes, 2 a 3 vezes maiores do que os das variedades convencionais. Não existem padrões uniformes para a variedade, então você deve confiar nos dados do fabricante. Os frutos apresentam aroma e sabor invulgares.
Descrição da variedade
Os arbustos de morangueiro Gigantella crescem até 50 cm de diâmetro e 30-40 cm de altura e têm pedúnculos fortes que os impedem de se dobrar com o peso dos frutos grandes. As folhas são mate e verdes. A variedade detém o recorde de tamanho do fruto. Características do morango Gigantella:
alta produtividade;
os frutos são grandes e pesados;
os frutos maduros são saborosos, têm uma aparência atraente;
resistência à geada e boa imunidade natural;
pode ser transportado por longas distâncias, não se deteriora.
Morango Gigantella requer adesão ao regime de irrigação, caso contrário, o rendimento cairá significativamente. A variedade também precisa de fertilização. Durante o período de frutificação, cuidados adicionais serão necessários, aparando o bigode. Existe o risco de desenvolver bolor cinzento e clorose não infecciosa.
Termos de amadurecimento
Os arbustos começam a florescer no início de maio. O período de frutificação começa em 20-25 de junho. Uma variedade não remanescente pode ser cultivada em um local por até 8 anos sem perda de produtividade. Morangos no meio da tarde são muito sensíveis a seguir regras.
Produção
O morango Gigantella é muito popular entre os agricultores. A frutificação para ela é longa, até 3 kg de frutas vermelhas podem ser removidas do arbusto. O bom atendimento pode aumentar ainda mais os rendimentos. É importante garantir uma rega ideal para não perder frutos.
Bagas e seu sabor
As características da fruta dependem de uma combinação de fatores. Os bagos são sempre vermelho-escuros, ovais, ligeiramente achatados nas faces. O tamanho da fruta é de 8-10 cm em média, o que é bastante impressionante. A primeira vez que você pode colher frutos pesando 110-120 g, mais tarde - 50-60 g.
O sabor da variedade de sobremesa é rico e doce. O aroma incomum tem uma tonalidade de abacaxi. A polpa é bastante densa e suculenta. Ao mesmo tempo, a baga não flui durante o transporte, podendo ser armazenada por uma semana.
Recursos crescentes
Os arbustos crescem rapidamente, produzindo um bigode que deve ser removido imediatamente. Caso contrário, a planta não terá força suficiente para formar frutos. É possível deixar o bigode crescer em quantidade limitada somente após o término completo do período de frutificação. Os morangos devem ser regados adequadamente imediatamente após o plantio.
O solo deve estar úmido nas primeiras 2 semanas. A secagem não deve ser permitida. A rega após o plantio é realizada todos os dias. Mais tarde, você precisa umedecer o solo a cada 2 dias. Se a rega for insuficiente, o rendimento da variedade Gigantella diminuirá várias vezes.
O cuidado do morango é mais convenientemente feito com irrigação por gotejamento. Ao mesmo tempo, o excesso de umidade não deve ser permitido. Caso contrário, existe um alto risco de desenvolver podridão cinzenta e oídio. Para resolver o problema, você pode usar cobertura morta de palha, serragem.
Seleção do local e preparação do solo
A morango Gigantella adora a luz solar. Recomenda-se cultivá-lo em uma área aberta no lado sudoeste de edifícios e árvores. Ao mesmo tempo, uma tiragem é prejudicial aos morangos, pode causar várias doenças. A área deve ser nivelada para que a água da chuva não se acumule. Caso contrário, as raízes dos arbustos apodrecerão.
Deve ser escolhido um local onde as águas subterrâneas corram profundamente no subsolo, a fim de evitar inundações. É melhor cultivar morangos Gigantella em solo preto. Outro solo fértil e solto com acidez neutra é o suficiente. É importante que permita que o ar e a umidade passem bem.
Você pode plantar morangos depois de legumes, cenouras, aipo, milho, alho. Você não deve plantar a variedade Gigantella onde costumavam crescer batatas, tomates, berinjelas e repolho. Morangos são plantados melhor de março a maio ou de agosto a outubro. Tudo depende do tipo de mudas utilizadas.
Polinização
A variedade Gigantella requer atenção especial. Os morangos podem se autopolinizar com a ajuda do vento, mas você não deve confiar apenas neste método. Para aumentar o rendimento em 25-30%, você mesmo terá que cuidar da transferência de pólen. Você pode usar um pincel para isso.
Top curativo
Os fertilizantes desempenham um grande papel no desenvolvimento dos morangos, mas não causam muitos problemas. No primeiro ano, a alimentação é feita durante a floração e formação dos frutos. A maneira mais fácil é usar formulações complexas especificamente para frutas vermelhas. No segundo ano, o nitrato deve ser usado na proporção de 10 g por 1 m2, e no terceiro ano - potássio, nitrato e superfosfato em quantidades iguais. Os fertilizantes devem ser aplicados no inverno e após a colheita.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e depois dela, a alimentação deve ser diferente.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Os morangos Gigantella não têm medo de baixas temperaturas até -28,9 ° C. A variedade pode passar o inverno ao ar livre. Porém, em regiões com fortes geadas, ainda vale a pena fazer um abrigo para morangos. A preparação para o inverno inclui uma série de atividades.
No outono, você deve remover a erva daninha em volta dos arbustos, retire as folhas danificadas.
Afrouxe o solo para melhorar a circulação do ar.
Coloque uma grande camada de verbasco nas camas e cubra com papel alumínio. Esta é uma boa forma de se manter aquecido.
Polvilhe as antenas com terra para que não congelem.
É estritamente proibido colher todas as folhas. Além disso, protegem a planta e as raízes do congelamento. Você precisa cobri-lo já nas primeiras geadas estáveis. Na primavera, os morangos são abertos assim que a neve começa a derreter ativamente. A boa resistência ao gelo simplifica muito a manutenção.
Doenças e pragas
Morango Gigantella tem uma boa imunidade natural. A variedade raramente fica doente e sucumbe aos ataques de pragas. No entanto, medidas preventivas ainda devem ser realizadas. E também a imunidade da planta se deteriora se os morangos forem mal tratados. A prevenção envolve uma série de ações.
Na primavera, as cascas de cebola devem ser colocadas entre os arbustos. Não só fertiliza o solo, mas também repele insetos.
As agulhas para cobertura morta evitam que as bagas entrem em contato com o solo úmido. Reduz o risco de apodrecimento.
Você pode preparar uma solução para pulverização. Despeje a azeda de cavalo esmagada com 10 litros de água quente e deixe por 2 dias.
Os malmequeres podem ser plantados para proteger contra ervas daninhas e nematóides.
Cebola ou alho são colocados entre as fileiras para proteger os arbustos da podridão cinzenta.
Produtos químicos agressivos são usados apenas em caso de contaminação em massa de morangos. Durante a frutificação, métodos tradicionais devem ser usados. Caso contrário, todos os produtos químicos serão absorvidos pelas bagas, tornando-se perigosas para a saúde. Se você fornecer os cuidados adequados à variedade Gigantella, não haverá doenças e pragas.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
A maneira mais fácil é usar antenas para reprodução. Para isso, 1-2 processos são deixados na mata-mãe e, após a formação das raízes, podem ser transplantados para um local permanente. Deve haver pelo menos 3-5 folhas de papel na saída. Também é importante que a raiz cresça 7 cm ou mais. Não plante brotos com folhas torcidas ou claras - isso indica doença.