- Autores: Holanda
- Gosto: doce e azedo
- O tamanho: ampla
- Peso: 35 g
- Taxa de rendimento: Alto
- Produção: de um arbusto 1,0-1,5 kg
- Reparabilidade: Sim
- Termos de amadurecimento: cedo
- Vantagens: bagas mantêm a sua forma por muito tempo, rápido crescimento de novos pedúnculos
- Descrição do arbusto: cuidadoso
Uma variedade da Holanda chamada Furor era muito apreciada pelos jardineiros russos. Possui forte imunidade e uma colheita estável.
Descrição da variedade
Os arbustos são bonitos. As folhas são de cor verde brilhante e têm uma forma oval-arredondada. Existem dentes ao longo das bordas. O poder de crescimento é forte. Um pequeno número de bigodes é formado. Os pedúnculos são longos, com grande número de primórdios. Uma das características da variedade é o rápido crescimento dos pedúnculos. Bagas maduras inclinam-se para o chão.
Termos de amadurecimento
Os morangos reparados dão frutos durante todo o período de cultivo. A frutificação começa em maio e vai até outubro, desde que o tempo esteja quente. O período de amadurecimento é precoce.
Produção
Devido ao alto rendimento, de 1 a 1,5 kg de bagas são colhidas de um arbusto. A comercialização e transportabilidade da safra são altas. Mesmo um jardineiro novato sem experiência pode obter uma colheita rica e estável.
Nota: os frutos maduros são armazenados por muito tempo, mantendo a forma e o sabor.
Bagas e seu sabor
O fruto é de uma rica cor escarlate. Cada grande baga pesa 35 gramas, mas também existem exemplares maiores. O formato é alongado-cônico, mas no final da temporada pode mudar. O colo do útero geralmente está ausente. A superfície do morango é lisa e brilhante. A polpa é suculenta, firme, não tem crocância. A cor é vermelha.
O sabor é harmonioso e equilibrado, com uma acidez agradável. A qualidade gastronômica permanece inalterada até o final da temporada. O aroma é agradável a morango.
Nota: Para manter os frutos saborosos, você precisa adicionar nutrientes regularmente ao solo.
Recursos crescentes
As plantas com sistema radicular fechado são plantadas ao longo do ano. Se o sistema radicular estiver aberto, o plantio é realizado no outono, primavera ou verão (do final de julho ao início de agosto). Ao plantar plantas no verão, elas terão tempo para se estabelecerem em um novo local e no próximo ano agradarão com um alto rendimento.
A estagnação de umidade não deve ser permitida. Os morangos preferem solos férteis e soltos, com uma acidez neutra. E também as bagas precisam de luz solar.
Padrão de pouso ideal:
deixe 25 centímetros entre os arbustos e 60 centímetros entre as linhas;
as plantas são escalonadas;
o número máximo de linhas em uma cama é 4;
antes do plantio, cada buraco é umedecido, caso contrário a planta se assentará.
A irrigação por gotejamento é generalizada. Irá irrigar o solo moderadamente, mantendo um ambiente confortável. Mesmo uma seca de curta duração pode afetar negativamente a qualidade da safra. É costume regar o furor com mais frequência do que outras variedades de morangos de jardim. Quando cultivados ao ar livre, os morangos são regados todos os dias durante os primeiros 10 dias. Após este período, a irrigação é reduzida para 2 vezes por semana. Em estufas e estufas, o solo é umedecido conforme necessário.
É aconselhável usar água morna e decantada. Água à noite ou de manhã cedo. Para reduzir o número de regas, o solo é coberto com palha (serradura, palha ou agulhas). O solo deve ser afrouxado regularmente. Faça isso depois de regar. Portanto, o solo está saturado de oxigênio, de que o sistema radicular necessita.
As ervas daninhas reduzem significativamente os rendimentos. Portanto, eles devem ser removidos regularmente. As camas devem estar sempre limpas.Para evitar que ervas daninhas invadam a plantação, o local pode ser coberto com uma densa fibra agrícola. E também não vai deixar as bagas tocarem o solo.
Seleção do local e preparação do solo
O local ideal para o cultivo de morangos é uma área bem iluminada e espaçosa. O morango verde prefere solo franco-arenoso e solo argiloso, com uma acidez neutra. O território é preparado com antecedência. Ele precisa ser limpo de excesso de plantas, detritos e raízes. Também é recomendável alimentar o solo com matéria orgânica. Um balde de compostagem (pode ser substituído por húmus) e um copo de cinzas são usados por metro quadrado da parcela.
Em vez de cinzas, costumam ser usados curativos minerais: sulfato de potássio (120 gramas), superfosfato (100 gramas). Os compostos orgânicos são aplicados cerca de 3-4 semanas antes do plantio das mudas.
Polinização
Flores desta variedade de ambos os sexos. No entanto, para que a polinização seja o mais produtiva possível, é recomendável plantar várias variedades em uma área.
Top curativo
Morangos de jardim precisam de alimentação regular. Misturas complexas prontas para safras de bagas são adequadas para fertilização. Eles também usam produtos orgânicos. Antes de usar excrementos de pássaros, dilui-se em água na proporção de 1 a 20, caso contrário a planta pode ser queimada. O verbasco é reproduzido de 1 a 10. A primeira vez que os arbustos são fertilizados no início da primavera, depois da colheita dos primeiros frutos e no final do verão.
A alta eficiência é demonstrada pela infusão de urtiga ou absinto. Ele irá enriquecer as plantas com microelementos úteis e fortalecer sua imunidade. Para sua preparação, dois terços da massa verde são despejados com água decantada e deixados por 3-4 dias. A composição é diluída na proporção de 1 a 10, 0,5 litro de líquido é usado para cada arbusto.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e após ela, a alimentação deve ser diferente.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Nas regiões do sul, os morangos não precisam ser cobertos no inverno.Se as plantações estão localizadas no norte, elas são protegidas com um material moderno chamado spunbond. Os tipos à venda podem variar em custo e espessura. Não é recomendado o uso do filme, pois prejudica a troca de ar.
Doenças e pragas
O morango de jardim Furor é resistente a infecções que afetam frutas e raízes. Os arbustos não têm medo de mofo cinzento e oídio. As plantas não adoecem se forem cultivadas em condições ideais e, como é difícil criar tais condições, as medidas preventivas não serão supérfluas.
As plantas são tratadas com líquido Bordeaux (1-2%) no início da primavera ou no final do outono. E também qualquer outra solução com cobre na composição é adequada.
As seguintes drogas são amplamente utilizadas:
na formação de pedúnculos - "Revus Top" ou "Quadris Top";
após o final da floração - "Switch";
no final da primeira onda de frutificação - “Quadris Top”;
após o re-florescimento - "Mudar";
no final da segunda colheita - “Orvego”;
após a terceira onda de floração - "Switch";
adicionalmente, aplique "Vertimek" após cada uso do "Switch".
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar gravemente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
A forma mais comum de propagar uma plantação é com bigode. Os rebentos laterais têm raízes apenas em arbustos poderosos, com 2-3 anos de idade. Recomenda-se enraizar as rosetas o mais próximo possível das plantas-mãe. Devido ao fato de o Furor formar um pequeno número de bigodes, todos os processos são usados.
Uma opção simples para aumentar rapidamente o número de arbustos está se dividindo. O trabalho é realizado apenas com faca afiada e desinfetada. Cada nova planta deve ter várias folhas crescidas e um sistema radicular formado. Novas plantas poderão colher na próxima temporada.
A reprodução com sementes praticamente não é usada. Este método raramente é escolhido se não houver alternativa. Em regiões de clima meridional, as sementes são plantadas imediatamente em terreno aberto. Em outros casos, eles são germinados em recipientes especiais.