- Autores: Finlândia
- Gosto: doce de néctar
- O tamanho: grande e médio
- Taxa de rendimento: Alto
- Termos de amadurecimento: meio-tarde
- Compromisso: consumo fresco
- Descrição do arbusto: alto, semi-espalhando, denso
- Cor de baga: branco-rosa
- Resistência de inverno: inverno resistente
- Altura e largura do arbusto: altura de 10 cm a 15 cm
Apesar do clima severo da Finlândia, o cultivo do morango é um dos ramos mais importantes de sua agricultura. As plantações de morango cobrem cerca de 4.000 hectares de terra. A fragrância da baga cresce até na Lapônia. A variedade morango, chamada de rosa finlandês, tem sabor notável.
História de criação da variedade
A produção de morangos de jardim está em escala industrial na Finlândia desde 1960. Desde então, os agricultores finlandeses têm o prazer de convidar trabalhadores de todo o mundo para colher suas safras. Acredita-se que o morango rosa finlandês foi trazido para a Rússia por colhedores sazonais de frutas vermelhas e se espalhou primeiro na fronteira com a Carélia e depois por todo o país.
O nome finlandês original da variedade é desconhecido. Principalmente nas plantações finlandesas, são cultivados híbridos de origem britânica, tcheca e holandesa. A rosa finlandesa é semelhante em muitos aspectos às características da variedade Pineberry, criada pelo holandês Hans de Jong. É verdade que o Pineberry apareceu em 2009, e sua "irmã" finlandesa - muito antes, nos anos soviéticos. Depois do Pineberry, muitas variedades de frutas vermelhas e brancas surgiram na Europa e no Japão.
Na URSS, era popular a variedade Pineapple 1976, criada em um viveiro doméstico. A baga gigante se distinguia por seu sabor açucarado e cor rosa pálido. O abacaxi moderno na maioria das vezes tem frutas de tamanho médio. Mas devido às características comuns das variedades rosa finlandesa e abacaxi, elas são frequentemente confundidas e identificadas.
Descrição da variedade
O rosa finlandês é uma variedade muito produtiva, resistente ao inverno e de frutos grandes. Bagas grandes e perfumadas de cor rosa claro têm um sabor adocicado ao néctar, mas são mal armazenadas e transportadas devido à sua consistência delicada.
Termos de amadurecimento
A variedade se distingue por seu período de maturação intermediário. Os frutos amadurecem em meados de junho.
Regiões em crescimento
Muitos territórios são adequados para esta variedade. É comum na região de Leningrado e na região de Moscou, e cresce bem até em Kamchatka. A variedade é higrófila, portanto não é recomendada apenas para áreas áridas e quentes.
Produção
Os morangos formam um arbusto alto (10-15 cm), semi-espalhado, com grandes folhas verdes claras. Tem um alto rendimento, podendo chegar a 15 bagos num pincel.
Bagas e seu sabor
Os bagos são de cor branco-rosada, esverdeados na ponta. Quando totalmente maduros, eles se tornam mais brilhantes, completamente rosados. Polpa de sobremesa, muito doce, suculenta e a derreter-se na boca. O interior da baga é solto, claro, quase branco, talvez com um vazio no centro. As primeiras bagas da estação serão especialmente grandes.
Jardineiros amadores experientes compram roseiras finlandesas não para posterior venda da safra no mercado, mas apenas para uso pessoal, porque muitos compradores têm o preconceito de que os morangos mais doces devem ser de um vermelho vivo. Os frutos claros da variedade finlandesa parecem incomuns, parecem verdes. Além disso, devido à delicada pele e polpa, a variedade é absolutamente intransportável. A decisão mais correta é comer frutas açucaradas imediatamente após retirá-las do arbusto.A variedade não é adequada para a preparação de brancos para o inverno em compota.
Recursos crescentes
O cultivo da rosa finlandesa em grande escala não é realizado na Rússia. Só pode ser encontrado em lotes de jardins privados. Com uma pequena quantidade de chuva, é necessária rega abundante. O cultivo de acordo com o método finlandês (com filme) permite que você obtenha uma colheita de 7 a 8 semanas após o plantio. Esta variedade resistente à geada não precisa de abrigo adicional para o inverno.
Muitos residentes de verão, devido à sua inexperiência e ignorância das características da rosa finlandesa, enfrentam o problema dos frutos maduros demais.
Seleção do local e preparação do solo
Para o plantio, opta-se por um local aberto e ensolarado, sem sombra de prédios e vegetação. Cave o solo, remova a folhagem seca e as raízes das ervas daninhas, quebre torrões grandes com um ancinho.
O curto e fresco verão do país de Suomi tornou-se a razão para o surgimento de tecnologias originais para o cultivo de morangos. Um dos métodos principais é usar uma película preta como cobertura morta. O filme é rolado sobre os canteiros formados, furos são feitos a cada 30 cm e as mudas são colocadas.
Polinização
A cultura é autopolinizada, o que não requer transferência artificial de pólen quando plantada em terreno aberto.
Top curativo
Húmus, composto e esterco são tradicionalmente usados para fertilizar o solo. Curativos minerais também são usados (30-40 g / m²).
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e depois dela, a alimentação deve ser diferente.
Doenças e pragas
A variedade é muito boa em resistir a doenças e pragas. Às vezes, é afetado pela mancha foliar. As chuvas prolongadas podem causar o apodrecimento dos frutos, que devem ser colhidos em tempo hábil.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
Os morangos reproduzem-se por abundantes rebentos laterais - bigodes, nos quais se formam rosetas jovens. Você pode cavar um vaso de turfa no solo, enchê-lo com a mistura de mudas e colocar uma nova saída lá com as raízes que aparecerem. Quando o arbusto cria raízes e forma um sistema radicular desenvolvido, ele é separado, cortando o bigode materno, e plantado.