- Autores: Instituto Orçamentário do Estado do Instituto de Pesquisa de Horticultura e Plantas Medicinais da Região de Samara "Zhigulevskiye Sady" (Samara), autor E.V. Koltsova
- Gosto: doce e azedo
- O tamanho: ampla
- Peso: de 10,7 g a 40 g
- Taxa de rendimento: Alto
- Produção: 2 kg / m2, 105-189 c / ha, mais de 500 g por arbusto
- Reparabilidade: Não
- Termos de amadurecimento: médio
- Vantagens: alta capacidade adaptativa
- desvantagens: baixa transportabilidade
Variedades domésticas de morango, testadas pela experiência e pelo tempo, continuam a ter uma demanda estável entre os jardineiros, apesar das novidades estrangeiras que aparecem anualmente. Um desses "veteranos" confiáveis é a variedade Fairy.
História de criação da variedade
O híbrido surgiu como resultado do cruzamento das variedades Scarlet Sail e Reward em 1970. Criado por E. V. Koltsova - o principal criador da Estação Experimental Zonal de Horticultura em Kuibyshev. Hoje, o sucessor legal desta instituição é o Samara Research Institute "Zhigulevskiye Sady". Fairy entrou no registro da Comissão de Variedades do Estado em 1988, após passar por longos testes de variedades desde 1980.
Descrição da variedade
A variedade de frutos grandes de alto rendimento não reparável Feya para uso universal foi criada para as condições climáticas da Rússia. Difere na despretensão na tecnologia agrícola e na resistência a geadas, doenças e pragas. Dos anos 80 do século XX até os dias atuais, é considerada uma das melhores conquistas da seleção soviética.
Termos de amadurecimento
Fairy tem prazos médios e um período de frutificação bastante longo: a planta começa a florescer em meados de maio, e os frutos aparecem quase ao mesmo tempo que os morangos Festivalnaya - em meados de junho. Um grande número de pedúnculos é formado: 10-15 peças.
Regiões em crescimento
A variedade foi recomendada pelos desenvolvedores para cultivo na região de Volgo-Vyatka, no oeste e leste da Sibéria, mas ela se enraíza bem e dá uma safra de alta qualidade em quase todos os lugares, por exemplo, nas regiões Sul e Centro. Com o passar dos anos, desde seu aparecimento, a Fada se espalhou pelo território de seus vizinhos mais próximos - os países da CEI.
Produção
Este morango tem inflorescências semi-extensas e multi-floridas; cerca de 50 bagas estão amarradas no arbusto. A fada agrada-se com uma rica colheita: mais de 500 g por arbusto, embora na última colheita os frutos tenham diminuído. Ao usar a tecnologia agrícola intensiva, você pode obter mais de 1 kg de bagas de um arbusto. Após os testes, verificou-se que o rendimento industrial da variedade pode variar de 105 c / ha a 189 c / ha.
Bagas e seu sabor
Os primeiros bagos são geralmente grandes e podem ter uma forma irregular semelhante a um pente, então eles se achatam e crescem redondos ou truncados-cônicos largos. A baga não tem pescoço. As sementes são muito pequenas e numerosas. Os frutos da primeira colheita chegam a pesar 40 g, mas a colheita principal oscila ao nível de 10-15 g.
As bagas da Fada são de cor vermelho escuro profundo, com uma superfície brilhante, com uma polpa muito suculenta, mas densa, sem trituração, brilhante. Muito aromático, na boca - doce com acidez. Os provadores avaliaram as frutas frescas em um sistema de cinco pontos em 4,3 pontos. As bagas contêm 9,5% de matéria seca, 6,06% de sacarose, 0,98% de ácidos e 55,11 mg de vitamina C.
Fairy não é uma variedade muito fácil de comer, portanto sua transportabilidade é média.
Recursos crescentes
Cultivar essa variedade resistente não é nada difícil; mesmo os jardineiros mais experientes não conseguem lidar com isso. A fada se adapta a qualquer clima e produz uma colheita consistentemente boa. Os arbustos jovens criam raízes com facilidade e, por mais de 3 anos, a plantação não precisa ser rejuvenescida.
Seleção do local e preparação do solo
A variedade é despretensiosa, mas cresce melhor em solos férteis, leves a médios, com uma acidez de pH 5,0-6,5 e à sombra. Melhor época para desembarque: final de julho - início de agosto.
É aconselhável escolher um local ensolarado e desenterrá-lo, limpando o mato. Você pode alimentar o solo com cinzas, estrume. Vale a pena fazer canteiros altos, ou cuidar de uma boa drenagem, já que a Fada não tolera bem a umidade estagnada. Entre os arbustos devem ser previstos 25 cm, entre as fileiras localizadas de norte a sul - cerca de 40 cm, não devendo o colo da raiz de cada muda ser rebaixado muito fundo. A zona de raiz é necessariamente coberta com cobertura morta.
Polinização
A planta é bem polinizada por si só, pois produz muitas flores grandes bissexuais brancas.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e após ela, a alimentação deve ser diferente.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Fairy é uma variedade resistente ao inverno, e não há necessidade de cobrir as plantas, mas em um inverno nevado e muito gelado, você pode usar spunbond, aplicar cobertura vegetal.
Doenças e pragas
A fada resiste muito bem a doenças e pragas: é resistente ao oídio, manchas marrons e brancas e, com a podridão cinzenta, não perde mais de 1/10 da coleção sazonal. Mas as medidas preventivas não serão supérfluas, por isso pode tratar as plantas com Fitosporin e Fitoverm. No início da primavera, é recomendado pulverizar os arbustos com 1% de líquido bordalês se o local tiver sofrido um surto de doenças fúngicas.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar gravemente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose.Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
A variedade se reproduz dividindo o arbusto e o bigode. A germinação das sementes é baixa, então esse método não é usado. Pedúnculos são arrancados das plantas selecionadas para propagação para obter mudas de alta qualidade. Os arbustos são divididos na primavera ou no outono em várias partes, que consistem em mais de 3 folhas e raízes. Os processos antigos são removidos. Uma vez que os morangos tenham produzido um bigode, eles podem ser usados para substituir pontos de venda obsoletos e para criar novos canteiros.