- Autores: Estação experimental de Pavlovsk VIR Yu.K. Katinskaya, em 1954
- Gosto: Boa
- Peso: até 50 g
- Taxa de rendimento: muito alto
- Produção: 1-1,5 kg / m2
- Termos de amadurecimento: meio-tarde
- Compromisso: processamento (sumo, compota, compota, etc.)
- Descrição do arbusto: alto, densamente frondoso, espalhando-se ligeiramente
- Cor de baga: vermelho vivo, brilhante
- Resistência de inverno: altamente resistente ao inverno, -30C
O morango Festivalnaya é sempre popular entre os residentes de verão e proprietários de estufas. Tem sido cultivado com sucesso por mais de 60 anos sem perda de sabor e outras características. A casta é considerada uma das melhores do grupo com períodos de maturação médios e tardios, apreciada pela sua elevada resistência à geada.
História de criação da variedade
O morango Festivalnaya foi criado em 1954 na região de Leningrado, na estação experimental Pavlovsk de VNIIR, pelo criador Yu.K. Katinskaya. No cruzamento, foram utilizadas as variedades Abilnaya e Premiera. O nome foi dado à nova variedade em 1957, programado para coincidir com o festival da juventude e dos estudantes. Esta variedade foi inscrita no Registro do Estado em 1965 como morango de grande frutificação de jardim.
Descrição da variedade
Os arbustos atingem 20 cm de altura. A roseta é densamente folhosa, ligeiramente espalhada. As folhas são verdes, opacas, com uma superfície estriada pronunciada. A variedade forma um bigode de média intensidade e é de cor avermelhada. Você pode obter até 30 pontos de venda em uma planta.
O morango Festivalnaya não pertence a variedades remanescentes. O ciclo de vida de uma planta é de 3-4 anos.
Termos de amadurecimento
O amadurecimento dos bagos desta variedade ocorre no início de julho. Em termos de maturação precoce, pertence às variedades intermediárias.
Regiões em crescimento
Os morangos do festival são cultivados com sucesso em diferentes zonas climáticas. É cultivada no norte e noroeste da Rússia, nas regiões Central e Central da Terra Negra, na região do Volga, no norte do Cáucaso e na Sibéria. No sul, a variedade amadurece em junho. Na região Norte, a colheita não deve ser esperada até julho.
Produção
Muito alto, 1-1,5 kg / m2, a variedade tem boa transportabilidade. No mato, de 40 a 50 ovários são formados. A frutificação dura até o outono. Em escala industrial, você pode obter uma colheita de até 180 centners de frutas vermelhas por hectare.
Bagas e seu sabor
O morango Festivalnaya dá frutos em grandes, pesando até 50 g, bagas vermelhas brilhantes. São caracterizados por uma forma regular, quase ovóide. As bagas são utilizadas para processamento, enlatamento (sumos, conservas, compotas), consumidas frescas, são congeladas. O morango tem um sabor característico agradável, polpa rosada e suculenta. O teor de açúcar nas frutas chega a 7%.
Recursos crescentes
O morango Festivalnaya pertence a uma subespécie fracamente resistente à seca, que precisa de rega abundante durante os períodos de falta de umidade atmosférica. Nas regiões do norte com poucas horas de luz do dia, o cultivo em estufas e estufas é recomendado. Os arbustos precisam de proteção contra o vento, não crescem bem em solos com lençol freático alto.
Seleção do local e preparação do solo
Solo adequado é fertilizado, solto e leve. No momento do plantio, a distância recomendada de pelo menos 30 cm é mantida.Os arbustos podem desenvolver-se com sucesso tanto ao sol como à sombra parcial. Ao escolher o local de desembarque, é preferível dar preferência a áreas franco-argilosas e arenosas com baixa acidez.
Você pode usar os canteiros nos quais leguminosas, raízes, endro e salsa foram cultivados anteriormente. Não é recomendável plantar morangos desta variedade depois de tomates, batatas, arbustos de framboesa ou próximo a estas espécies. O intervalo entre o cultivo do Festival em um local deve ser de pelo menos 6-7 anos.
Antes do plantio, o local é preparado, cuidadosamente removido as ervas daninhas, as pás são cavadas em uma baioneta com uma seleção cuidadosa de raízes. Em seguida, o solo é fertilizado com 5 a 6 kg de turfa ou esterco por 1 m2 com adição de superfosfato (50 g / m2), potássio (20 g / m2). Antes de plantar, resta perfurar o canteiro com um ancinho. Você pode transferir as mudas para um local permanente a qualquer momento durante toda a estação quente, mas para o Festival, a primeira década de abril ou setembro é considerada o melhor período.
Polinização
A floração dos morangos Festivalnaya começa em junho. Até 15 pedúnculos fortes e densos são formados no arbusto. Quando cultivada em terreno aberto, estufas, estufas, a variedade não precisa de polinização adicional. Nos brotos, flores masculinas e femininas com pétalas brancas como a neve são formadas ao mesmo tempo.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e depois dela, a alimentação deve ser diferente.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
O morango Festivalnaya pertence às variedades altamente resistentes ao inverno, suportando uma queda nas temperaturas atmosféricas de até -30 graus. Os arbustos não precisam de um abrigo especial na maioria das zonas climáticas. Basta bater cuidadosamente os arbustos com o solo circundante. Em geadas severas, é recomendado construir adicionalmente um abrigo contra arcos de metal e fibra agrícola.
Doenças e pragas
A variedade apresenta resistência média ao bolor cinzento e ao oídio. É afetada pelos ácaros do morango, verticilíase. Não é resistente a nematóides.
As plantas jovens de morango Festivalnaya são freqüentemente afetadas pela podridão da raiz, coberta com manchas pretas. A causa mais comum da doença é o plantio de arbustos após a penumbra. As plantas infectadas terão que ser destruídas. A podridão negra é detectada já durante a frutificação, os frutos afetados não devem ser comidos ou deixados nos canteiros.
Entre as pragas, o maior perigo para Festivalnaya é o besouro e o gorgulho do morango. Eles destroem ativamente a massa verde da planta. Tratamento inseticida preventivo necessário, pulverização com iodo. As larvas de besouro que comem o sistema radicular das plantações de morango também podem representar um perigo.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
O morango de jardim festival é caracterizado por uma alta intensidade de formação de bigodes. São eles que fornecem as bases para o plantio posterior. Para evitar o esgotamento dos arbustos, deve-se cortar os brotos excedentes, deixando-os apenas na quantidade necessária. É possível crescer a partir de sementes.
Visão geral da revisão
De acordo com a maioria dos residentes de verão, Festivalnaya é uma das melhores variedades de morangos de jardim, com frutos grandes e frutificação longa. Observa-se que as plantas apresentam uma alta taxa de sobrevivência, crescimento intensivo de massa verde. O sabor da baga, sua utilidade, boa conservação durante a colheita, armazenamento fresco são especialmente notados.
As análises negativas estão principalmente associadas à instabilidade da planta a uma série de doenças fúngicas. Se a plantação for derrotada, todas as plantações devem ser destruídas. Além disso, com o método de cultivo em carpete, nota-se um forte esmagamento das bagas.