- Autores: East Malling Research Station (NIAB-EMR), Reino Unido
- Sinônimos de nomes: Fenella, Fiona
- Gosto: doce
- O tamanho: ampla
- Peso: 40 gr
- Taxa de rendimento: Alto
- Produção: até 1 kg por arbusto
- Reparabilidade: Não
- Termos de amadurecimento: meio-tarde
- Vantagens: boa qualidade de manutenção
Cada vez mais jardineiros amadores na Rússia, proprietários de terrenos em uma área modesta e defensores da agricultura natural estão voltando seus olhos para variedades de safras de bagas que podem crescer e dar frutos bem em condições climáticas difíceis, com maior resistência a infecções e não exigente em solos. Esses pedidos são atendidos pela novidade da emissora britânica East Malling Research - a variedade Fenella (Fiona), obtida em 2001.
Descrição da variedade
O arbusto é denso, compacto, frondoso com folhas suculentas e brilhantes. A altura da planta chega a 50 cm. Pedúnculos altos e grossos precisam de suportes durante o derramamento e o amadurecimento da cultura. O bigode é forte, com grandes rosetas. Sépalas são grandes, esculpidas.
Vantagens da Fenella:
despretensão e facilidade de atendimento;
alta produtividade, transportabilidade e manutenção da qualidade;
versatilidade de aplicação;
robustez do inverno;
imunidade forte;
não perde a comercialização durante chuvas prolongadas e durante o armazenamento.
Todas essas qualidades tornam a variedade Fenella adequada tanto para o cultivo industrial quanto para jardineiros amadores, não há problemas em encontrar mercados para vender.
Termos de amadurecimento
Morango Fenella de jardim, maturação médio-tardia. A época da colheita é prolongada: a terceira década de junho - início de agosto.
Produção
O pico de produção é alcançado no segundo ano de cultivo. O rendimento declarado da variedade é de 1 kg por planta.
Bagas e seu sabor
Bagas grandes, até 5 cm e pesando 40 g, formato cônico com nariz rombudo, bela cor vermelho-alaranjada, brilhante, quase do mesmo tamanho. A cor torna-se mais brilhante à medida que amadurece. As bagas de classe 1 constituem a maior parte da colheita. A polpa é suculenta, leve, extremamente doce, sem acidez, com notas de abacaxi. A pele é macia, mas firme, com aquênios deprimidos. Os frutos são facilmente, sem danos, separados das sépalas.
Os frutos mantêm a sua aparência e sabor durante as chuvas prolongadas e durante o transporte. As bagas são consumidas frescas, são adequadas para congelar, fazer compotas, compotas, sumos. Os especialistas da empresa holandesa Vissers, cuja direção é o cultivo de morangos de alta qualidade, deram à variedade Fenella as notas mais altas em sabor, resistência a doenças e qualidade dos frutos, 2 pontos em 3 - em rendimento.
Recursos crescentes
Esquema de plantio recomendado da variedade:
distância de 45-50 cm entre plantas;
60-70 cm entre as linhas.
Uma condição importante é que ao plantar uma muda, o ponto de crescimento deve permanecer ao nível do solo. Após o plantio, os canteiros com mudas são regados e cobertos com palha. Se o tempo estiver quente, as mudas ficam protegidas do sol nos primeiros 10 dias após o plantio. É possível melhorar a taxa de sobrevivência das mudas irrigando a folhagem do morangueiro com água morna à noite, além da rega principal.
As plantas adultas da variedade Fenella não precisam de rega de alta intensidade, apenas nas regiões do sul com verões quentes e secos, a rega é realizada pelo menos 1 vez em 3 dias. Para melhor preservação dos frutos, principalmente com precipitação prolongada, recomenda-se a utilização de cobertura morta dos canteiros.
Seleção do local e preparação do solo
Fenella, como qualquer outro morango, adora áreas bem iluminadas pelo sol com solos leves e soltos. O solo mais adequado é considerado argiloso com um pH de 5,2-5,5. Solos ácidos podem ser melhorados com farinha de calcário ou dolomita, a taxa de aplicação é de 400 g / m2. Solos pesados não são adequados para a variedade Fenella, mas quando não há saída, são preparados com adição de areia ou húmus decíduo. As águas subterrâneas próximas são inaceitáveis, a profundidade de sua ocorrência não deve ser superior a 80 cm.
Antes do plantio das mudas, o solo é enriquecido com matéria orgânica, a taxa de aplicação por 1 m2 de jardim:
15 kg de húmus;
vidro de freixo de madeira.
O estrume fresco deve ser evitado, pois acidifica o solo desnecessariamente.
As mudas de fenella são plantadas na primavera, depois do aquecimento do solo, ou no outono, um mês antes do frio, para que as plantas tenham tempo de criar raízes.
Polinização
A variedade é autopolinizada. Para melhor definição de frutas, jardineiros experientes recomendam o plantio de várias variedades de morangos na mesma área. Bons resultados são obtidos atraindo insetos polinizadores para o jardim, plantando plantas de mel que também podem melhorar o solo: mostarda, sanfeno.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e depois dela, a alimentação deve ser diferente.
Doenças e pragas
A variedade é caracterizada pela resistência à murcha verticilar, à podridão vermelha do sistema radicular, phytophthora, o que permite que seja cultivada não só a céu aberto, mas também em sacos com substrato sem qualquer desinfecção do solo. A cultura pode ser danificada pelo oídio. Sujeito a técnicas agrícolas para o cultivo de morangos, o uso de inseticidas e fungicidas pode ser evitado.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição.Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
A variedade Fenella se reproduz com bigode, dividindo o arbusto e as sementes. A maneira mais fácil e eficaz é enraizar as saídas. Uma planta-mãe é selecionada, da qual pedúnculos são cortados para obter mais material de plantio. Raízes de 1ª e 2ª ordem, substituindo embaixo de cada recipiente de mudas pela mistura de nutrientes e fixando o bigode ao substrato do recipiente. Após o enraizamento, o bigode da roseta é cortado do arbusto-mãe e a muda é plantada em local permanente. É importante umedecer constantemente o solo no copo de mudas.
As características marcantes da variedade sugerem que em breve todo amante de morango terá uma bela, saborosa e aromática Fenella no jardim e na mesa.