- Autores: Instituto Russo de Pesquisa de Genética e Melhoramento de Plantas de Fruta em homenagem a I.V. Michurin
- Gosto: agridoce
- O tamanho: ampla
- Peso: 15 g
- Taxa de rendimento: Alto
- Termos de amadurecimento: médio
- Compromisso: universal
- Descrição do arbusto: poderoso, crescimento vertical
- Cor de baga: carmesim brilhante
- Resistência de inverno: inverno resistente
A alimentação de cada pessoa deve necessariamente consistir em um grande número de frutas e vegetais, especialmente se forem cultivados com as próprias mãos. Na maioria das vezes, as pessoas criam plantas frutíferas que são menos exigentes, para não deixar todas as suas forças com elas. Podem ser maçãs, peras, cerejas ou morangos.
Entre as melhores espécies de morango, não em último lugar está o morango Fireworks.
História de criação da variedade
Fireworks é um dos "descendentes" do famoso Zenga Zengana, que foi cruzado com a variedade Redcoat para obter uma espécie de morango recém-inventada. Ao longo dos anos, desde 1990, a nova variedade passou por muitos estudos e testes em várias organizações científicas na Rússia. Já em 2000, tornou-se possível cultivá-lo ao ar livre em certas regiões da Federação Russa.
Descrição da variedade
A planta distingue-se pelas folhas verdes escuras com um ligeiro brilho. Arbustos esféricos, grandes flores brancas, cujas pétalas não se enrolam. Eles estão localizados abaixo das folhas, de forma que os frutos, sem nenhum suporte, irão afundar no chão. Pendurados em cachos, parecem fogos de artifício. Os frutos maduros e prontos para a colheita caracterizam-se pelo formato cônico e pescoço curto. O fruto maduro apresenta uma coloração vermelho-escura, de aspecto ligeiramente brilhante, os aquênios amarelo-claros são bem visíveis, ligeiramente imersos na polpa.
Os fogos de artifício toleram bem o frio.
Termos de amadurecimento
A frutificação depende diretamente da região e das condições climáticas onde o morango cresce. Nas bordas sul, a planta amadurece muitas vezes mais rápido do que no norte. Os fogos de artifício são classificados como uma variedade de meia temporada, respectivamente, a floração começa por volta do final de maio e os frutos aparecem em meados de julho. No entanto, as datas podem não ser precisas, pois mudam de acordo com as condições meteorológicas.
Regiões em crescimento
Esta variedade de morango é recomendada para cultivo em regiões como Volgo-Vyatka, Cáucaso do Norte, Sibéria Oriental, Chernozem Central.
Produção
Esta espécie frutifica de forma abundante e estável devido à estrutura especial das flores. Um arbusto, que amadureceu em um terreno privado, pode produzir cerca de um quilo de frutas e é cultivado na indústria - um pouco menos (600-700 g). Os primeiros frutos colhidos serão muito grandes (até 35 g), e na colheita subsequente - cerca de 15 g.
Bagas e seu sabor
As frutas têm a melhor paleta de sabor apenas quando totalmente maduras, mas se forem colhidas antes do tempo, parecerão completamente insossas ou muito azedas. Os frutos maduros são muito aromáticos e têm um sabor agridoce. Eles também são caracterizados por boa densidade e carnosidade. Além disso, os morangos são ricos em vitamina C, portanto, comê-los não é apenas saboroso, mas também saudável.
Recursos crescentes
Recomenda-se plantar fogos de artifício no início de setembro ou final de agosto, ou no início da primavera, de preferência quando o tempo está nublado. Você também precisa se lembrar que apenas os brotos maiores com um bom sistema radicular devem ser plantados.
Para que a colheita seja alta e de boa qualidade, é necessário regar regularmente o solo, não deixando que seque, mas também não é necessário hidratar muito.
Seleção do local e preparação do solo
Em primeiro lugar, é importante lembrar que as plantas devem ser colocadas em locais protegidos do vento. Além disso, nenhum apagão deve cair no site. O melhor terreno para o plantio de fogos de artifício é uma cama plana que estará bem iluminada pela manhã. Solo solto é o preferido. Não é necessário plantar uma cultura em encostas e em solo com lençol freático alto, pois neste caso o sistema radicular pode ser rapidamente lavado pelo escoamento.
Quase qualquer tipo de solo fértil é adequado para o plantio de morangos, com exceção do solo de turfa. Com o objetivo de obter uma boa colheita, no preparo do terreno recomenda-se a adição de húmus ou cinza de madeira no local do plantio.
Eles também destacam o fato de que, se os morangos ficarem cobertos de neve durante o inverno, será muito mais fácil sobreviver às geadas. Portanto, é aconselhável plantar as plantas em pequenos recessos para que na estação fria fiquem sob uma fina camada de neve.
Polinização
Como as flores da planta são bissexuais, não precisam de polinização adicional.
Top curativo
Para que o resultado do cultivo seja o mais positivo possível, não se deve esquecer de alimentar as plantas. Este processo deve ser realizado pelo menos três vezes por temporada. É verdade que o primeiro ano após o plantio pode passar sem isso, já que os fertilizantes aplicados durante o plantio são suficientes.
Recomenda-se o uso de elementos orgânicos ou vários complexos minerais colhidos. Durante o início da primavera, misturas com alto teor de nitrogênio devem ser usadas - dessa forma, a massa verde da planta crescerá mais rápido. Mais tarde, em setembro, você precisa adicionar fósforo e potássio ao solo para acelerar o amadurecimento da própria fruta. Antes da floração, é necessário combinar a rega e a aplicação de solução de verbasco com cinza de madeira várias vezes.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta.Durante a floração, frutificação e depois dela, a alimentação deve ser diferente.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
O Strawberry Fireworks é uma variedade única, bastante resistente ao frio e às geadas. Esta espécie tem a capacidade de sobreviver ao inverno sem nenhum abrigo, desde que a temperatura não desça abaixo de -25 graus. Em outros casos, é preferível usar palha ou ramos de abeto como proteção.
Doenças e pragas
Os fogos de artifício são resistentes ao desenvolvimento de várias doenças fúngicas.
A singularidade desta cultura reside também no facto de praticamente não sucumbir às doenças dos morangos, principalmente nos primeiros 3-4 anos após o plantio. Sem o transplante, existe o risco de desenvolver podridão cinzenta, requeima. Se você seguir todas as regras para cuidar da planta, os arbustos jovens raramente ficarão doentes. Além disso, os morangos são "imunes" aos ácaros. Com grandes quedas de temperatura, existe a possibilidade de manchas brancas ou marrons nas folhas.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
O cultivo do morango é realizado de três maneiras.
- O mais simples deles é com rosetas de bigode. No final de agosto, uma quantidade considerável de material para o plantio pode ser recolhida da horta. Depois disso, deve ser enraizado em um solo pré-preparado, na maioria das vezes é turfa ou substrato de coco.
- Você também pode propagar a cultura dividindo os arbustos. Para isso, é preciso escolher uma planta sã de três anos e dividi-la com um objeto pontiagudo, deixando várias folhas em cada parte e uma raiz bem desenvolvida.
- O caminho mais difícil e longo é criar com sementes. As mudas são plantadas no final do inverno, após o qual a caixa é coberta com vidro ou papel alumínio. Quando as sementes germinam e várias folhas aparecem, a planta precisa mergulhar. E o plantio em campo aberto não é realizado antes de abril.