- Autores: Seleção italiana
- Gosto: doce
- O tamanho: ampla
- Peso: 30-40
- Taxa de rendimento: Alto
- Produção: 0,8-0,9 kg por arbusto
- Termos de amadurecimento: cedo
- Descrição do arbusto: alto, compacto
- Cor de baga: vermelho uniforme e muito brilhante
- Resistência de inverno: inverno resistente
Bagas brilhantes, sabor excelente, maturação precoce - tudo isso pode ser dito sobre os morangos da Amy, que surgiram recentemente no mercado graças ao esforço dos criadores italianos. Ele já recebeu elogios de jardineiros na Europa, superando muitos outros primeiros morangos de jardim. Além disso, a variedade é encontrada com o nome de Amy ou Lofty.
História de criação da variedade
Amy é um morango de jardim de origem italiana, introduzido pela primeira vez em 2018. O desenvolvimento foi realizado pela empresa "Matsoni" - o líder europeu na área de criação de novas variedades de safras de baga. A variedade não é remanescente.
Descrição da variedade
Amy pertence à espécie de morangos de jardim com um arbusto alto sem uma propagação pronunciada. As lâminas das folhas grandes têm nervuras estriadas e são de cor verde escura. O bigode é formado de forma bastante ativa. Pedúnculos fornecem um grande número de ovários.
Os arbustos são caracterizados por um sistema radicular desenvolvido, resistente a doenças, à influência de outros fatores negativos.
Termos de amadurecimento
Amy é um morango maduro precoce. Adequado para cultivo ao ar livre e estufas. É considerada uma variedade voltada para a fazenda. A frutificação começa no final de maio no sul, na 1ª década de junho nas demais regiões.
Regiões em crescimento
A variedade de maturação precoce está focada no cultivo em campo aberto nas regiões do sul da Rússia, em um clima próximo ao Mediterrâneo, continental. Em outras condições, o plantio em estufas é recomendado. Na região de Moscou, é melhor cultivar a variedade em terreno fechado ou em recipientes.
Produção
Esta variedade de morango é caracterizada por um alto rendimento. Em campo aberto, 0,8-0,9 kg de bagas são obtidos a partir de 1 arbusto. Os frutos distinguem-se pela excelente apresentação, boa transportabilidade. Eles não ficam menores durante a temporada, não há deformação. A colheita da baga é recomendada em intervalos de 5 a 7 dias.
Bagas e seu sabor
Os frutos são muito brilhantes, de cor uniforme, vermelhos sem manchas brancas, de formato cônico regular. Bem contornado, sem deformação. A casta é considerada de grande frutificação, com peso médio de bagos na ordem dos 30-40 g.
Sabor morango, aroma pronunciado. As bagas são caracterizadas pela doçura. A polpa é suculenta, sem aguada. As bagas são "envernizadas", não perdem o brilho no calor, o teor de açúcar segundo o BRICS chega a 8,8%.
Recursos crescentes
O plantio é recomendado no verão, do final de julho à 2ª década de agosto. As datas não foram escolhidas ao acaso - os arbustos terão tempo de criar raízes, no ano que vem será possível fazer a primeira colheita. Nas latitudes ao sul, as datas de desembarque podem ser alteradas para o início de setembro. Com a transferência de plantas para o solo na primavera ao longo da temporada, será necessário acompanhar a retirada dos pedúnculos para que o mato tenha tempo de ficar mais forte.
Os morangos de Amy são sensíveis à umidade do solo. A altura das cristas é elevada a um nível de 15-20 cm acima da superfície do solo se a água subterrânea correr perto dela. Esgrima - tábuas feitas de tábuas ou ardósia ajudam a prevenir a erosão do solo.
Nas primeiras 2 semanas, a rega diária é necessária.Em seguida, os arbustos de morango de Amy são umedecidos com menos frequência, dando preferência à irrigação por gotejamento ou aspersão na fase de crescimento da massa verde, introdução de umidade na raiz após a floração. Certifique-se de aplicar cobertura morta nas cristas.
Seleção do local e preparação do solo
Esta variedade adora solos férteis e ligeiramente acidificados. Em um nível de pH elevado, você deve primeiro cavar o solo com a introdução de 400-600 g de farinha de dolomita por 1 m2. As cinzas de madeira também ajudam a diminuir a acidez. No cultivo do solo, recomenda-se adicioná-lo na quantidade de pelo menos 200 g / m2, complementando também 8-10 kg de esterco bem podre.
Ao plantar, é importante espalhar bem as raízes na cova. Não vale a pena aprofundar os arbustos. É necessário que o botão da raiz esteja visível. O esquema de plantio, levando em consideração a forma e o tamanho de uma planta adulta, envolve a manutenção de uma distância de até 0,5 m entre linhas e 25-30 cm em uma faixa. Recomenda-se a disposição do xadrez em estufas e campo aberto. O desembarque é realizado de norte a sul.
Polinização
As flores são bissexuais e produzem muito pólen. O plantio cruzado de outras variedades não é necessário.
Top curativo
A variedade é recomendada para alimentação regular. Na primavera, fertilizantes de nitrogênio são aplicados na forma de uma solução de esterco de cavalo ou de vaca na proporção de 1: 10. Na sua ausência, misturas húmicas prontas são usadas. Para melhorar a brotação, os arbustos são mostrados se alimentando com um complexo mineral de 10 litros de água, 1 colher de sopa. eu. sal de potássio, 2 colheres de sopa. eu. nitroammofos.
No final da estação de frutificação, as plantas também precisam de fertilização. Recomenda-se adicionar 2-3 copos de cinza de madeira para cada metro quadrado da cama.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e depois dela, a alimentação deve ser diferente.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Amy pertence aos morangos resistentes. Ela hiberna em um abrigo feito de fibra vegetal, fixado em arcos.Em regiões com climas frios, uma camada espessa de cobertura morta orgânica é usada adicionalmente.
Doenças e pragas
Esta variedade é resistente à maioria das doenças e pragas. Não é suscetível à podridão das raízes, as bagas, mesmo quando murchas, estão protegidas de doenças fúngicas. Durante os períodos de chuvas prolongadas, a pulverização profilática com uma solução fraca de manganês pode ser usada. É produzido em um tom rosa pálido.
Quando as pragas aparecem no local, um balde de infusão de tabaco com sabão em pó ajudará Amy a afastá-los dos morangos de Amy. A composição é mantida por um dia, depois pulverizada nas cristas sobre as folhas para espantar e destruir morango, ácaros, lesmas.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
O crescimento da população de plantas é realizado principalmente com a ajuda de bigodes. Se a criação não for planejada, eles são cortados para não reduzir o rendimento. Os soquetes se enraízam bem. Também é possível dividir um arbusto adulto de 2 a 3 anos, com preservação do lóbulo da raiz em cada uma das partes.
Visão geral da revisão
De acordo com os jardineiros, o morango da Amy conseguiu se estabelecer nas regiões do sul como uma variedade despretensiosa, tolerante à seca e com frutos silvestres muito saborosos. Ela é especialmente elogiada pela maturação precoce das frutas, sua excelente suculência, transportabilidade. Agricultores experientes já estão usando a agrofibra preta para aumentar a produtividade, o que tem mostrado um aumento notável na produtividade dessa variedade. Outro aspecto positivo é a formação moderada de bigode, que não leva ao crescimento excessivo das cristas.
Não existem avaliações fortemente negativas, mas devido à falta de experiência no cultivo desta variedade, os jardineiros têm dificuldades com o seu cultivo. Para alguns residentes de verão, os arbustos de mudas preciosas conseguiram congelar sem dar uma colheita.