- Autores: Holanda, retirado em 1981
- Gosto: doce com acidez
- O tamanho: ampla
- Peso: até 50 g
- Taxa de rendimento: Alto
- Produção: até 1,5 kg por arbusto, 7 t / ha
- Reparabilidade: Não
- Termos de amadurecimento: médio
- Compromisso: consumo in natura, processamento (suco, geleia, geleia, etc.), ultracongelamento
- Descrição do arbusto: poderoso, com folhagem média, vertical
Os morangos Elsanta são considerados os melhores entre outras variedades. Foi criado para crescer em escala industrial, pois possui excelentes indicadores de produtividade, sabor. Agora, a variedade é muito popular entre os residentes de verão.
Descrição da variedade
Os arbustos de morango são pequenos, eretos, com cerca de 20 cm de altura. As folhas são grandes, de cor verde escura, com um pequeno penugem. A planta tem muitas gavinhas espaçadas uniformemente. Pedúnculos ao mesmo nível com folhagem, de tamanho grande.
Termos de amadurecimento
A floração ocorre em junho, no início de julho as primeiras bagas amadurecem. Os morangos Elsanta pertencem a variedades não reparáveis, a frutificação dura 2 a 3 semanas.
Produção
A vantagem da variedade é o amadurecimento rápido e quase simultâneo de todas as frutas. A coleta leva de 2 a 3 semanas, durante as quais até 1,5 kg de bagos são obtidos de um arbusto (7 toneladas por 1 ha).
Bagas e seu sabor
Os morangos Elsanta têm uma cor vermelha profunda, em forma de cone, arredondada na parte superior. Os bagos são grandes, o peso de um chega a 50 G. O aroma é pronunciado, com notas de morango.
A polpa da fruta é densa, suculenta. Tem um sabor adocicado com um ligeiro azedume. Os frutos são adequados para consumo in natura e processamento térmico. A polpa densa permite transportar os morangos sem perder a apresentação.
Recursos crescentes
Elsanta é famosa pelo fato de não necessitar de cuidados particularmente difíceis. Mesmo assim, para obter uma boa colheita, você deve seguir certas regras de cultivo.
A planta precisa de muita rega, especialmente durante os períodos de seca. As mudas são irrigadas diariamente durante o primeiro mês. Depois disso - uma vez por semana. A água só deve ser regada com água parada ou água da chuva. O líquido frio pode prejudicar os morangos.
Os fertilizantes raramente são aplicados, na primavera e 3 anos após o plantio. O principal é afrouxar o solo periodicamente.
Após a colheita dos arbustos, a parte caducifólia é podada, 1-2 cm acima dos chifres. Isso estimula o crescimento dos morangos, reduz a morbidade e melhora a frutificação.
Os arbustos são plantados na primavera ou no outono. Os arbustos plantados em setembro darão uma boa colheita no verão. Primavera - apenas um ano depois. Em regiões com invernos gelados, é melhor plantar morangos em março, caso contrário, as mudas podem morrer.
A variedade pode ser cultivada ao ar livre ou em estufa.
Ao completar três anos, os arbustos são transplantados para um novo local para manter a produtividade.
A melhor maneira de regar a variedade é por gotejamento. Ao colher bagas - a cada 4-5 dias. Para 1 m2 de morangos, são necessários cerca de 10 litros de água. Após cada rega, o solo é solto para evitar a formação de crostas.
Seleção do local e preparação do solo
O local de plantio deve ser leve, nivelado, sem solo argiloso pesado. Devem ser evitadas zonas húmidas com água subterrânea estagnada.
O solo para o plantio é preparado com antecedência. É escavado a uma profundidade de 20 cm, limpo de raízes velhas e ervas daninhas. Em solos pobres, fertilizantes orgânicos são aplicados adicionalmente, por exemplo, estrume. O solo cavado é derramado em abundância com água, são feitos buracos e deixados para secar.
Os morangos são plantados em 2 filas. A distância mínima entre os arbustos é de 30 cm, entre as faixas - 40 cm. Se as plantas forem plantadas muito próximas umas das outras, o rendimento diminuirá.
Polinização
Elsanta raramente se propaga por sementes, o que significa que não há restrições ao plantio de outras variedades na vizinhança. Em campo aberto, a polinização é realizada por insetos. A planta só precisa aparar o bigode em tempo hábil e também protegê-lo de pragas.
Ao cultivar morangos em estufa, a polinização ocorre com a ajuda de um ventilador ou de forma independente. A planta necessita de iluminação artificial para o surgimento de pedúnculos potentes. As primeiras flores são cortadas para aumentar a produção.
Top curativo
Elsanta não requer fertilização frequente. Porém, para a prevenção de doenças e aumento da produtividade, recomenda-se o uso de:
uréia no início da primavera, durante o crescimento de novas folhas;
fertilizantes de fósforo-potássio durante o aparecimento de botões;
fertilização orgânica e complexa imediatamente após a colheita para preparar as plantas para o inverno.
Os fertilizantes orgânicos podem ser aplicados anualmente desde o momento do plantio. Mineral - apenas no terceiro ano de vida da planta. A essa altura, os arbustos estão esgotados e não podem mais produzir frutos sem alimentação adequada.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e depois dela, a alimentação deve ser diferente.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A variedade não tolera o frio, portanto a preparação começa em meados do outono. As folhas são cortadas, o solo está bem solto e coberto com cobertura morta. Então regam e não mexem até que apareça a primeira geada.
Com o início do frio, os morangos são cobertos com materiais naturais: palha, ramos secos, ramos de abeto. E você também pode usar materiais de cobertura especiais de lojas. Eles são puxados em arcos instalados acima das camas.
Doenças e pragas
Os morangos são fortemente afetados pela requeima, oídio, verticilose. A parte mais fraca são as raízes - muitas vezes apodrecem, ficam doentes com fungos. As pragas mais comuns são: urso, lesma, gorgulho. Os insetos e as doenças são eliminados de diferentes maneiras.
Oídio. As plantações são borrifadas com solução de iodo, o solo é tratado com sulfato de cobre.
Morte tardia. Os arbustos infectados são desenterrados e destruídos. A doença pode ser prevenida pela desinfecção preliminar das raízes, tratamento com substâncias que estimulam o crescimento.
Weevil. Para destruição, são usados inseticidas. As plantas são tratadas na época do crescimento das folhas e antes da brotação.
Slug. O solo dos canteiros é coberto com serragem e coberto com cinzas de madeira. Os arbustos são pulverizados com salmoura.
Medvedka. Calêndula e malmequeres são plantados perto dos canteiros de morangueiros. Se os ursos já estiverem nas raízes, eles são atraídos para fora com água e sabão e destruídos.
A variedade é resistente a manchas marrons e brancas. Para a prevenção de doenças, os morangos são constantemente examinados quanto à presença de folhagem seca ou afetada, o solo é coberto com cobertura morta e os arbustos são tratados com líquido bordalês.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
A melhor maneira de criar Elsanta é deixando crescer um bigode. Muitos deles são formados na planta, mas apenas os espécimes mais fortes e mais fortes são escolhidos.
O segundo método é a reprodução dividindo a planta. Um arbusto saudável é desenterrado e dividido em 2 a 4 partes com raízes e 3 folhas cada. Eles são plantados na primavera para que os morangos tenham tempo de criar raízes. O método é ruim porque apenas uma das 4 partes pode ser preservada.
A variedade não é propagada por sementes. As plantas resultantes raramente são maternas e têm baixos rendimentos.
Os morangos Elsanta têm um sabor excelente. É despretensioso na manutenção, ao mesmo tempo que mantém uma excelente produtividade. Adequado para cultivo doméstico e escala industrial.