- Autores: Holanda
- Sinônimos de nomes: Elianny
- Gosto: doce
- O tamanho: muito grande
- Peso: 20-90
- Taxa de rendimento: Alto
- Produção: 2 kg por arbusto
- Reparabilidade: Não
- Termos de amadurecimento: cedo
- Vantagens: armazenado por tempo suficiente na geladeira e não se deteriora até uma semana em temperatura ambiente
Para desenvolver a variedade holandesa Eliane, especialistas cruzaram duas espécies: Vissers e Konings. Os frutos receberam aplicação universal. Podem ser consumidos frescos durante a frutificação e também utilizados como ingrediente principal ou adicional nos pratos.
Descrição da variedade
Os arbustos dessa espécie mostraram-se altos e poderosos, atingindo no máximo 30 centímetros de altura. Eles crescem muito rapidamente, especialmente em condições confortáveis. As folhas são coloridas de verde claro e cobertas por uma película brilhante. Do ar quente e das altas temperaturas, eles se enrolam em tubos, mas isso não se reflete na qualidade da colheita.
O bigode é formado com moderação. Os pedúnculos estão localizados no mesmo nível da massa verde. Eles são fortes o suficiente para segurar os frutos, no entanto, à medida que amadurecem, eles começam a se inclinar em direção ao solo.
Termos de amadurecimento
O morango da Eliane agrada com a colheita apenas uma vez na safra (não há remontabilidade). Os frutos amadurecem cedo - da última década de maio ao final de junho. Nas regiões do sul, as primeiras bagas ficam vermelhas ainda mais cedo.
Produção
Os jardineiros foram atraídos pelo alto rendimento dessa variedade. Até 2 quilos de fruta podem ser obtidos de um arbusto. Morangos maduros podem ser armazenados e não estragados durante o transporte, e é por isso que costumam ser cultivados comercialmente. A safra colhida é armazenada na geladeira por até 7 dias. Os frutos silvestres permanecem saborosos e mantêm a sua forma.
Bagas e seu sabor
Morangos de jardim brilhantes podem ser cônicos ou redondos. A cor dos frutos maduros é vermelho claro. Seu tamanho é uma questão bastante controversa, já que o peso da baga varia de 20 a 90 gramas. O tamanho é fortemente influenciado pelas condições climáticas e pela adesão às práticas agrícolas. Ao mesmo tempo, os especialistas caracterizam as frutas como grandes. Uma polpa suculenta, elástica e doce fica escondida por dentro. É devido à densidade que os morangos são transportados por longas distâncias sem perder a qualidade da colheita.
Muitos jardineiros notam o excelente gosto de Eliane. A fruta é doce e aromática, com um final de boca agridoce agradável. O perfume contém notas de morango e florais.
Recursos crescentes
As culturas hortícolas auto-férteis são capazes de produzir uma colheita estável em quase todas as condições meteorológicas, o principal é cuidar adequadamente da plantação. Os morangos podem ser plantados quase todo o ano. O plantio ocorre no início da primavera, no final do verão ou durante o mês de setembro. Ao escolher um período adequado, a zona climática é levada em consideração.
Em um local, os arbustos podem ser cultivados por 10 anos, sem perda de tempo e esforço na renovação frequente da plantação. Para que as mudas se desenvolvam plenamente, com o plantio em linha, restam 80 centímetros de espaço entre as fileiras e 40 centímetros entre as plantas. O morango de jardim adora solos franco-arenosos e argilosos, de textura leve ou média. O nível de acidez é de 5-6,5 pH.
A maioria dos residentes de verão aconselha o plantio de mudas no outono, especialmente se a plantação estiver localizada na região sul. Nessas regiões, os verões são muito quentes e as plantas jovens não terão tempo para se adaptar. Condições extremas enfraquecem o sistema imunológico e os morangos adoecem.A variedade crescerá e frutificará notavelmente no solo onde costumavam crescer endro, alho e cereais.
Os jovens arbustos de morango são regados com água morna e sedimentada. Se um líquido frio for usado, o desenvolvimento pode ser retardado. Se você planeja propagar sua cultura por conta própria, opte por um esquema de faixas, deixando até um metro de espaço entre as faixas. Isso será o suficiente para brotar morangos com bigode.
Em uma estação quente, a plantação é regada a cada 5-7 dias. A aspersão é frequentemente usada na primavera, durante a estação de crescimento. Com precipitação frequente, irrigação adicional não é realizada. Qualquer colheita de frutas adora umidade, mas sua quantidade excessiva é destrutiva.
O solo ao redor dos arbustos deve estar sempre solto, para isso é regularmente desenterrado. As plantas daninhas freqüentemente causam a propagação de doenças e interferem na aeração, por isso devem ser removidas imediatamente. Para manter o solo solto e úmido por mais tempo, ele é coberto com palha de palha ou serragem. No final da temporada, a cobertura vegetal orgânica é desenterrada, transformando-a em um nutritivo curativo de cobertura.
Para que as bagas sejam tão grandes quanto possível, os arbustos devem ser limpos de bigodes. Os processos laterais retiram muita energia dos arbustos. É impossível arrancar o bigode, eles são cuidadosamente cortados, deixando apenas um pequeno rebento de 3-4 centímetros de comprimento. Em tempo chuvoso, a remoção não é realizada.
Seleção do local e preparação do solo
Uma colheita de frutas híbridas cria raízes facilmente em áreas espaçosas e ensolaradas. A área escolhida para o plantio deve ser protegida dos ventos frios e das correntes de ar do norte. Uma rica colheita só pode ser alcançada em terras férteis. Solo negro de floresta, solo argiloso ou argiloso também são ótimos. A areia do rio e o composto são misturados ao solo pesado - isso aumentará a frutificação.
O site deve ser preparado com antecedência. Limpeza e escavação profunda são realizadas. A terra é alimentada com compostos orgânicos e outros. Um balde de esterco podre é suficiente para um metro quadrado de terra. 45 gramas de fertilizantes potássicos e 120 gramas de superfosfato são adicionados a ele.
Polinização
O morango holandês é autopolinizador e não precisa de plantas polinizadoras.
Top curativo
Fertilize morangos de jardim três vezes por temporada.
A primeira porção de nutrientes chega na primavera. No processo de formação de um arbusto, os fertilizantes de nitrogênio são escolhidos de forma que a massa verde seja espessa e volumosa.
Na segunda vez, o fertilizante é introduzido durante a frutificação.
Para que a planta sobreviva ao inverno, ela é alimentada após a colheita.
Curativos complexos, que incluem um grande conjunto de micronutrientes, são altamente eficazes. Morangos respondem bem a fertilizantes orgânicos, como composto ou esterco.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e depois dela, a alimentação deve ser diferente.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Morangos de jardim são considerados resistentes ao inverno e, em áreas com invernos amenos e com neve, hibernam sem o abrigo obrigatório. Em outras áreas, a plantação é coberta com uma espessa camada de composto ou palha. E também nos sites, são instalados arcos nos quais o spunbond é puxado.
Doenças e pragas
Os jardineiros que cultivam o morango da Eliana há vários anos notam que ele praticamente não é afetado pelo ácaro do morango. E também não tem medo do oídio e da podridão cinzenta. No entanto, as medidas preventivas não serão supérfluas. Para proteção, são utilizados produtos químicos especiais, utilizados de acordo com as instruções da embalagem. É impossível processá-los durante o período de frutificação, pois os bagos absorvem componentes perigosos da composição.
Os remédios populares podem ser usados a qualquer momento. Os arbustos são pulverizados com infusão de casca de cebola ou alho.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
Com a ajuda de um bigode, você pode propagar de forma rápida e fácil uma variedade híbrida. Apenas os arbustos mais fortes e mais fortes são escolhidos como plantas-mãe, que se distinguem por seus altos rendimentos. Ao fazer o root, os dois soquetes mais próximos são selecionados, o resto é removido.