- Autores: Itália
- Gosto: doce
- O tamanho: ampla
- Peso: 20-35
- Taxa de rendimento: Alto
- Produção: 0,7-0,85 kg por arbusto
- Reparabilidade: Não
- Termos de amadurecimento: meio-tarde
- Descrição do arbusto: meio espesso
- Cor de baga: vermelho brilhante
O morango de jardim de Jolie vem da Itália. No território da Rússia e países vizinhos, esta variedade apenas começou a atrair a atenção dos jardineiros. Os criadores conseguiram trazer uma variedade resistente ao gelo que pode agradar com uma colheita saborosa e saudável.
História de criação da variedade
A variedade chamada Jolie surgiu graças ao esforço de criadores da Itália. Para criar uma nova fruticultura, os profissionais cruzaram dois tipos comuns de morangos de jardim - Darselect e Clery. A nova variedade incorporou todas as características positivas das plantas-mãe. Muitos agricultores agora cultivam morangos Jolie comercialmente.
No território da Rússia e em outros estados pós-soviéticos, esta variedade apenas começou a criar raízes e a ganhar popularidade.
Descrição da variedade
Os morangos de Jolie podem ser identificados por arbustos eretos. O espessamento, assim como a força de crescimento, é médio. Outra característica da variedade é a sua massa verde densa e massiva. Os verdes são grandes e verdes brilhantes. As folhas são onduladas e trilobadas. Esta característica confere às plantas uma aparência incomum e altas qualidades decorativas. No processo de crescimento, os arbustos formam um grande número de bigodes.
Termos de amadurecimento
Jolie é uma variedade não renovada, o que significa que só produz uma vez durante a estação de crescimento. O tempo de maturação da cultura pode ser médio ou tardio, dependendo das condições climáticas da região e da observância das práticas agrícolas.
Produção
O indicador de rendimento da variedade é alto. De um arbusto, você pode coletar de 700 a 850 gramas de frutas silvestres. Jardineiros experientes são capazes de colher até um quilo. A cultura tolera facilmente o transporte de longo prazo, devido ao qual o morango Jolie se tornou comum no cultivo comercial.
Bagas e seu sabor
Os frutos maduros adquirem uma cor escarlate rica e brilhante. O tamanho é grande e o peso varia de 20 a 35 gramas. O formato do fruto pode ser alongado-cônico ou cônico. O maior tamanho pode ser alcançado nas regiões do sul, por exemplo, no Território de Krasnodar. A carne é firme e bastante firme. Não há vazios dentro.
O sabor dos frutos silvestres é descrito como doce e harmonioso. O gosto azedo está presente, mas é quase imperceptível. O aroma é agradável e leve.
Recursos crescentes
O morango de jardim de Jolie possui alta resistência. Ela não tem medo de secas e geadas. Graças a essas características, a variedade pode ser cultivada em qualquer condição climática. É fácil cuidar de uma cultura de horticultura, razão pela qual muitas vezes é escolhida por jardineiros novatos sem experiência. Os morangos não precisam de sombra.
As mudas são plantadas no início da primavera ou no início do outono. Essas estações criam as condições mais confortáveis para os arbustos jovens se enraizarem em um novo lugar e darem uma rica colheita. Na primavera, o trabalho começa depois que a geada finalmente recuou e o solo aqueceu o suficiente. Se o plantio for realizado em setembro, antes do início do frio, os arbustos terão tempo de criar raízes e se preparar para o inverno que se aproxima.
O morango de jardim da Jolie resiste a secas prolongadas sem perder a qualidade da colheita (os frutos podem picar um pouco).Apesar desta característica, a rega regular ajuda a manter os frutos saborosos e volumosos. As plantações são irrigadas com água regularizada e morna. Isso deixará os frutos mais aromáticos e carnudos. Regue os arbustos à medida que a camada superior do solo seca.
Jardineiros experientes recomendam o uso de irrigação por gotejamento. Hidrata o solo moderadamente sem estagnação de líquidos. Solo moderadamente úmido protegerá as raízes da geada.
Seleção do local e preparação do solo
Para obter uma colheita de alta qualidade, você precisa escolher o local certo para o plantio futuro.
Os seguintes locais são considerados ideais para o morango Jolie:
um local protegido de fortes rajadas de vento e correntes de ar;
solo neutro, se a acidez for alta, pode ser reduzida com calcário;
área seca do local, sem umidade estagnada e água subterrânea próxima;
a área deve ser totalmente iluminada pelos raios do sol.
Antes de plantar arbustos, o terreno deve ser preparado. O território é desenterrado, aplicando-se simultaneamente fertilizantes orgânicos. A distância entre os furos é de 30 centímetros e entre as linhas de 60 a 70 centímetros. Opções para colocar morangos de jardim - ordem de tabuleiro de xadrez ou fita.
Se os morangos forem cultivados em solo empobrecido, cinzas, estrume e turfa são adicionados a cada cova. Essas substâncias ajudam a adaptação da planta e têm um efeito positivo na qualidade da colheita. Imediatamente após o plantio, as plantas são regadas. Você precisa aprofundar os arbustos até o ponto de crescimento. O solo é cuidadosamente compactado e coberto com palha (palha, turfa ou serragem).
Nota: O processo de plantio de mudas com sistema radicular fechado simplifica muito o trabalho.
Polinização
A variedade Jolie possui flores bissexuais, devido às quais a planta pode polinizar sozinha. Os arbustos formam hastes de flores grandes e poderosas que se elevam acima da massa verde.
Top curativo
A produção de morangos de jardim italianos é altamente dependente do uso de molhos.
Os nutrientes são introduzidos de acordo com um certo esquema.
A primeira vez que os fertilizantes são usados na primavera. Para fazer crescer uma massa verde exuberante, a carbamida é adicionada ao solo.
Logo que comece o período de frutificação, recomenda-se a utilização de formulações complexas como Fertika, Kemira ou Ammofoska.
A última vez que a fertilização é aplicada após a colheita dos frutos. Curativos com potássio e fósforo são adequados. Eles darão às plantas força para o inverno.
É impossível ignorar a necessidade de alimentação, caso contrário aumenta o risco de desenvolver clorose.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e depois dela, a alimentação deve ser diferente.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Apesar da resistência à geada, as plantações de morango nas regiões norte precisam ser protegidas para o inverno. Antes do abrigo, a área deve ser limpa de ervas daninhas. O bigode e a folhagem velha também são removidos. Deixe de 3 a 4 folhas jovens e um botão de crescimento. Se os morangos crescerem nas áreas do sul, não há necessidade de cobrir as plantações. Proteja o plantio com cobertura morta, ramos de abeto, folhagem ou fibra agrícola especial.
Doenças e pragas
Strawberry Jolie é resistente a muitas infecções e doenças. No entanto, a planta costuma atacar os ácaros do morango ou pulgões. Para economizar arbustos e plantações, eles são tratados com líquido bordalês. Se a infecção se espalhou, alguns arbustos devem ser removidos.
Bagas suculentas e aromáticas também atraem a atenção das lesmas. Armadilhas especiais ajudarão a lidar com eles. A folhagem é polinizada com tabaco ou cinza.
As doenças mais comuns são a mancha marrom e o mofo cinza. Em caso de derrota, você terá que usar compostos químicos. Para evitar consequências desagradáveis, você precisa deixar espaço livre suficiente entre as fileiras e arbustos.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
A opção de criação mais comum é com bigode. Eles são formados em quantidade suficiente.
O fato de o bigode estar pronto para o enraizamento é indicado por alguns sinais:
a presença de três folhas formadas;
o bigode deve ser forte e saudável;
a presença de raízes.
Os arbustos-mãe são aconselhados a crescer separadamente de outras plantas.