- Autores: Seleção italiana
- Gosto: doce, aromático
- O tamanho: ampla
- Tamanho, cm: 7-15 cm
- Peso: até 30 g
- Taxa de rendimento: Alto
- Produção: 0,8 kg por arbusto
- Termos de amadurecimento: cedo
- Descrição do arbusto: densidade média, grande
- Cor de baga: vermelho brilhante
Os primeiros morangos de Delhi (Dely) foram apresentados ao mundo por cientistas italianos. Uma planta resistente com alto rendimento. Imediatamente se tornou muito popular entre os jardineiros. A variedade pode ser cultivada em estufa ou ao ar livre. Adequado para climas continentais devido à sua robustez invernal.
Descrição da variedade
Os morangos Delhi crescem em grandes arbustos de densidade média. As folhas são verdes escuras. O alto rendimento e a robustez do inverno distinguem a variedade das demais. Vantagens principais:
- frutos grandes e maturação precoce;
- frutificação prolongada;
- a cultura transfere facilmente o transporte por longas distâncias;
- sobremesa e frutos silvestres aromáticos;
- a variedade cresce tanto em estufa como em campo aberto.
Os morangos de Delhi são especialmente exigentes na fertilidade do solo. Durante o período de chuvas prolongadas, as bagas perdem o sabor adocicado e tornam-se mais neutras. Durante os cuidados, é importante monitorar a formação do bigode, para retirá-lo a tempo. No entanto, as vantagens da variedade geralmente superam todas as desvantagens.
Termos de amadurecimento
A safra pode ser colhida no início de junho. Em condições favoráveis, os frutos amadurecem em cerca de 1,5 meses. O amadurecimento precoce dos morangos Delhi é uma característica da variedade. Além disso, o período de frutificação é bastante longo.
Produção
De um arbusto, você pode coletar cerca de 800 g de morangos. Vale ressaltar que a safra é fácil de transportar. Basta colocar os frutos em caixas de madeira ou papelão em 1 a 2 camadas. Os morangos de Delhi começam a dar frutos bem cedo e a colheita pode demorar muito. Isso atrai muitos jardineiros.
Bagas e seu sabor
A variedade pertence à grande frutificação. Os frutos vermelhos brilhantes em forma de coração pesam cerca de 30 G. Os frutos são doces e muito aromáticos, de cheiro a morango. A polpa é firme e colorida. Ao mesmo tempo, os frutos são suculentos e não apresentam fibras pronunciadas.
Recursos crescentes
Os morangos Delhi mostram suas qualidades positivas apenas com os devidos cuidados. É importante garantir irrigação regular: o solo não deve secar. O excesso de umidade fará com que as bagas percam seu teor de açúcar. Em uma primavera chuvosa, cubra os arbustos com papel alumínio. Se não houver chuva, vale a pena usar a irrigação por gotejamento 2-3 vezes por semana.
A qualidade do solo desempenha um papel importante. O afrouxamento deve ser realizado regularmente até uma profundidade de 3-4 cm, não é mais possível aprofundar, há risco de danos ao sistema radicular. Também é recomendado cobrir os canteiros com matéria orgânica. É conveniente cultivar morangos Delhi em fibra agrícola preta, que permite a passagem de umidade e ar, mas não permite o crescimento de ervas daninhas.
Acompanhar a formação dos bigodes e sua remoção desempenha um papel importante no cuidado. Se não houver intenção de propagar morangos Delhi, os brotos devem ser simplesmente cortados. Caso contrário, a cama vai crescer rapidamente com um bigode. O plantio adensado dá menos rendimento, já que as mudas dão muita força aos rebentos.
Seleção do local e preparação do solo
O desembarque ocorre do final de julho ao início de setembro. O site deve estar bem iluminado. Certifique-se de que os morangos não serão expostos aos ventos do norte. É importante que as águas subterrâneas fluam o mais profundamente possível. O solo deve ser fértil.
A preparação da correspondência começa 2 a 3 semanas antes do desembarque. Deve-se escavar um local e adicionar cerca de 8 kg de húmus e 200 g de cinza de madeira para cada 1 m2. 400-500 g de cal, farinha de dolomita são adicionados ao solo acidificado por 1 m2. Os morangos podem ser plantados em pH 5,2 a 5,5.
Polinização
As flores de morango em Delhi começam bem cedo. Isso produz uma grande quantidade de pólen. Isso é mais do que suficiente para uma polinização adequada. Não é necessária nenhuma ação adicional.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e depois dela, a alimentação deve ser diferente.
Doenças e pragas
Não há necessidade de usar produtos químicos agressivos para o processamento, porque os morangos de Delhi são imunes a doenças da parte aérea. No entanto, a resistência pode diminuir se a planta for mal cuidada. É necessário remover as ervas daninhas a tempo, manter a umidade ideal do solo e organizar a drenagem durante a precipitação. Aqui estão alguns remédios populares para manter a saúde dos morangos Delhi:
- a poeira do tabaco nos corredores protegerá contra lesmas;
- de vários parasitas, o alho pode ser plantado entre arbustos e canteiros;
- uma decocção de 100 g de pimenta por 1 litro de água protege contra pulgões, formigas e gorgulhos (você pode usar antes da floração ou após a colheita).
Você pode pulverizar as camas 2-3 vezes por temporada com uma solução de pó de mostarda. Para fazer isso, coloque 100 g do componente em um balde de água e mexa bem após algumas horas. A composição universal protegerá os morangos de doenças bacterianas e afastará as pragas. Com os devidos cuidados, a planta praticamente não é atacada.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
Na temporada, os arbustos mais produtivos devem ser distinguidos. Na primavera, pedúnculos são quebrados em espécimes selecionados. Para a reprodução com bigode, basta deixar 2 encaixes, que se localizam perto da mata-mãe. Copos com solo nutritivo devem ser colocados sob eles. No final do verão, as plantas com raízes podem ser transplantadas para o solo.