- Autores: Japão
- Gosto: doce
- O tamanho: muito grande
- Tamanho, cm: diâmetro 6-7 cm
- Peso: até 100-120 gr
- Taxa de rendimento: Alto
- Produção: 1,5-1,8 kg por arbusto
- Reparabilidade: Não
- Termos de amadurecimento: meio-tarde
- Compromisso: consumo fresco
A julgar pelo nome da variedade de morango Tsunaki, é fácil adivinhar que ele vem do Japão. Atraiu a atenção dos residentes de verão russos pelo grande tamanho das bagas. Para apreciar esta cultura de jardim no seu verdadeiro valor, recomenda-se que os frutos sejam consumidos apenas frescos.
Descrição da variedade
Uma planta vigorosa se desenvolve rapidamente. Arbustos poderosos e volumosos, com folhagem densa, atingem uma altura de 60 a 70 centímetros e aproximadamente o mesmo diâmetro. Esses tamanhos são várias vezes maiores do que os parâmetros de outras variedades populares de morango. As folhas são coloridas de verde brilhante padrão. Pedúnculos fortes (até um centímetro de espessura) são capazes de segurar grandes bagas sobre si mesmas.
Termos de amadurecimento
Os arbustos só cedem uma vez por temporada. As datas de maturação dos frutos podem ser médias e tardias, dependendo das condições climáticas. Os arbustos começam a dar frutos em meados do verão.
Produção
O rendimento da variedade japonesa é alto, de 1,5 a 1,8 kg de frutos colhidos de uma planta.
Bagas e seu sabor
Os bagos formados adquirem uma forma incomum de pente e ganham peso de 100 a 120 gramas. Os morangos maduros ficam vermelhos brilhantes. Apesar do grande tamanho, os bagos começam a encolher no final da frutificação. A polpa é moderadamente densa.
O sabor é doce e agradável, sentido mesmo na maturidade incompleta. O aroma é noz-moscada.
Recursos crescentes
Esta variedade enraíza-se perfeitamente em diferentes zonas climáticas da Rússia devido à sua elevada resistência à geada e à seca. Os morangos podem ser cultivados na estufa para uma colheita saborosa em quase qualquer época do ano. Os arbustos formam pequenos bigodes. Em um local, os morangos são cultivados por 5 a 6 anos, após os quais são renovados. Tsunaki é recomendado para jardineiros novatos devido ao seu cuidado fácil.
Os arbustos da fruticultura japonesa são muito grandes e precisam de espaço livre suficiente. No plantio de mudas, elas partem de 60 centímetros a um metro entre elas, as linhas são traçadas a uma distância de 1-1,5 metros.
Para que a planta seja confortável, ela deve ser plantada de acordo com o seguinte esquema:
o território é preparado com antecedência, remoção de entulhos e nivelamento;
pequenos buracos são feitos, em cada um dos quais um pouco de fertilizante é adicionado;
cada buraco é regado para que o solo com cobertura se transforme em mingau;
ao plantar mudas, as raízes são cuidadosamente esticadas;
o ponto de crescimento deve subir ligeiramente acima da superfície do solo;
após o plantio, a terra é coberta com cobertura morta;
as plantas jovens são protegidas da luz solar direta cobrindo a plantação.
Durante as duas primeiras semanas, a plantação é irrigada diariamente para melhor sobrevivência das mudas. Depois disso, a frequência de rega é reduzida para 1-2 vezes em 7 dias. Os morangos precisam especialmente de água quando maduros. É importante evitar a estagnação da umidade. Isso leva ao desenvolvimento de fungos e várias infecções.
A camada superior da terra é afrouxada regularmente para que as raízes recebam uma quantidade suficiente de oxigênio e se desenvolvam totalmente.
Cuidar dos morangos Tsunaki não é difícil, o principal é a regularidade e a moderação.
Seleção do local e preparação do solo
Um local com uma ligeira inclinação de 5 a 10 graus é ótimo. A umidade não se acumula em uma pequena inclinação, especialmente com chuvas fortes ou neve derretida. É preferível não optar pelo declive do lado sul, pois pode ocorrer a exposição precoce dos arbustos com a chegada da primavera. O risco de congelamento da parte aérea da planta aumenta.
Você não deve esperar uma colheita estável e saborosa em solo com alta acidez. O nível máximo é de 6,5 pH. E também um local com água subterrânea localizado próximo à superfície da terra não é adequado.
A área selecionada deve ser preparada para o plantio de morangos. Como já mencionado, ele está completamente limpo de ervas daninhas e desenterrado. Alimentação com matéria orgânica: composto ou húmus não serão supérfluos. Turfa pode ser usada, mas aumenta a acidez da terra, então use-a com cuidado. Para reduzir o nível de acidez, cal ou outro componente alcalino é introduzido no solo.
Morangos de jardim preferem solo preto fértil com uma pequena adição de areia. Ao cultivar bagas em solo argiloso ou arenoso, é necessário aumentar a quantidade de alimento.
Polinização
Tsunaki precisa de polinização artificial. O pólen dos botões é escovado e espalhado com um pincel.
Top curativo
O esquema de alimentação não é muito diferente daquele usado para outras variedades de morango. Com o início da primavera, compostos de nitrogênio são usados para estimular o crescimento e o desenvolvimento da massa verde. Ureia, infusão de verbasco na proporção de 1 a 10 ou excrementos de galinha (1 a 20) são comuns.
Assim que aparecem os primeiros botões e ovários, o nitrato de potássio é introduzido no solo. A uréia é adicionada durante a floração. Preparações complexas, por exemplo, "Master" ou "Agricola", também serão eficazes.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e depois dela, a alimentação deve ser diferente.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Morangos de jardim podem se orgulhar de alta robustez no inverno, portanto, em regiões quentes, eles não podem ser cobertos. Caso contrário, as plantações ficam mais protegidas.
Antes do inverno, os arbustos devem ser preparados:
todas as folhas velhas e rebentos são removidos o mais tardar em meados de setembro;
as plantações podem ser tratadas com soluções protetoras que eliminam as infecções;
as plantas são cobertas com material não tecido durável ou ramos de abeto.
Doenças e pragas
Se você cuidar bem da plantação, observar todas as exigências da tecnologia agrícola, os arbustos praticamente não adoecem. Apesar da forte imunidade, é aconselhável fazer prevenção. Bagas grandes e brilhantes atraem a atenção do ácaro do morango. Para salvar a colheita, você pode usar a composição pronta "Fufanon" ou "Actellik". Antes de usar, certifique-se de ler as instruções e segui-las exatamente.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
Qualquer um dos métodos de propagação (divisão, bigodes ou sementes) é aplicável a esta variedade. Para aumentar a plantação com bigodes, os arbustos uterinos são cultivados separadamente. Os pedúnculos são removidos deles de forma que todas as forças vão para os tiros laterais. O bigode de primeira ordem está enraizado em xícaras ou diretamente no chão.
Você pode dividir os arbustos ao longo da temporada, mas é melhor fazer o trabalho na primavera. Escolha apenas plantas saudáveis e fortes com boa frutificação. Eles devem ter pelo menos 3-4 anos.
A germinação da semente é um processo complexo e demorado. A semeadura é realizada no inverno, de janeiro a fevereiro. As sementes são plantadas em estufas em miniatura. Para a germinação, prepare solo úmido e solto ou use pastilhas de turfa. As sementes são pequenas e é impossível cobri-las com terra. Assim que um par de folhas se forma, as mudas são colocadas em recipientes separados.