- Autores: Holanda
- Sinônimos de nomes: Cisne Negro, Cisne Negro
- Gosto: doce, morango com cereja
- O tamanho: muito grande
- Peso: até 100 gr
- Taxa de rendimento: Alto
- Produção: até 2 kg por arbusto
- Termos de amadurecimento: atrasado
- Compromisso: universal
- Descrição do arbusto: alto, compacto
O mercado agrícola hoje está repleto de vários tipos de safras de morango. As variedades tardias sempre foram muito procuradas pelos jardineiros. Assim, o morango Cisne Negro começou a ganhar grande popularidade devido à sua alta robustez e produtividade no inverno. Bagas extraordinariamente belas, quase pretas, deliciosas podem surpreender até o gourmet mais exigente.
Descrição da variedade
Criadores holandeses criaram uma variedade extraordinária de morango tardio de grande frutificação. A cultura é nova, pouco conhecida entre os jardineiros. Mas é considerada uma das mais promissoras para o cultivo nas regiões médias da Rússia, os Urais, na Sibéria Ocidental. Os arbustos do Cisne Negro são graciosos, a altura não é superior a 60 cm. A folhagem alongada, ligeiramente ondulada, verde escuro, orgulhosamente carrega um grande número de grandes inflorescências brancas em peso.
Termos de amadurecimento
Refere-se a variedades tardias. A frutificação dura todo o verão. Em boas condições climáticas, os frutos podem ser colhidos em setembro.
Produção
Rendimento bastante alto. Com os devidos cuidados, até 2 kg podem ser colhidos de um arbusto. Mentira bem, não flui durante o transporte. Ideal para consumo fresco e processado.
Bagas e seu sabor
Os frutos do Cisne Negro são muito grandes. Uma baga em massa pode chegar a 100 g. A cor cereja escura dos morangos é quase preta, parece muito madura. Em uma escala de degustação de cinco pontos, a pontuação é de 5 pontos para um sabor incomum de morango doce e cereja.
Apresenta polpa suculenta e firme, com agradável aroma misto de morango-morango. Formato redondo-cônico.
Recursos crescentes
Os morangos são difíceis de cuidar. Especialmente é necessário monitorar o teor de umidade do solo. Deve estar úmido, mas sem água estagnada. O excesso pode levar ao desenvolvimento de doenças fúngicas.
Em clima quente, a rega aumenta várias vezes. Durante o período de floração, apenas a irrigação por gotejamento é usada. No outono, regava várias vezes por semana. A hidratação é realizada no início da manhã ou no final da noite.
Você não pode obter uma boa colheita sem fertilizantes. Para o desenvolvimento da folhagem na primavera, o potássio e o nitrogênio são necessários; para o amadurecimento das bagas no verão, o fósforo é necessário.
A variedade é resistente à seca, tolera geadas de até 20 graus, se a cobertura de neve for abundante. Mas para um inverno melhor, a planta deve primeiro ser coberta com palha, folhagem seca. Em um só lugar, você pode crescer até 7 anos.
Seleção do local e preparação do solo
O cisne negro prefere crescer em solo fértil (solo negro, argila clara). Solo pesado é pré-preparado, húmus, areia, turfa, cinzas de madeira são adicionados.
A cultivar cresce pior de todas em solo argiloso. O sistema radicular não se desenvolve bem nele, portanto, obter uma boa colheita é extremamente problemático.
O local deve ser o mais ensolarado possível e protegido de correntes de ar. A falta de luz afeta muito o sabor dos frutos (tornam-se aquosos e azedos).
O preparo do solo consiste em escavá-lo e soltá-lo, aplicando-se fertilizantes minerais (nitrogênio) e orgânicos (esterco de vaca, excrementos de pássaros, composto). E também no local você precisa remover constantemente ervas daninhas que tiram nutrientes valiosos do solo.
Na rotação de culturas cresce melhor depois dos cereais, malmequeres, cebolas e alho.
Polinização
A variedade forma inflorescências de ambos os sexos. A polinização ocorre em um caminho cruzado.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e depois dela, a alimentação deve ser diferente.
Doenças e pragas
A variedade se distingue por uma imunidade bastante persistente a infecções fúngicas, como fusarium, requeima, antracnose, bem como podridão cinza e branca. Mas é menos resistente ao oídio, verticilose, raiz e podridão negra. Para evitar o desenvolvimento de doenças nas plantas, a cada safra deve-se realizar o tratamento preventivo do local.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
Forma um pequeno bigode, o que cria certas dificuldades no preparo do material de plantio. E quanto mais velho o arbusto, menos deles. As mudas são escolhidas fortes, sem sinais de doenças, com um bom sistema radicular.
A melhor época para o desembarque é o outono. Nas regiões Sul e Médio, pode-se plantar na primavera, mas a primeira colheita só aparecerá em julho.
No entanto, antes de começar a plantar arbustos, você precisa verificar o nível de pH. Deve ser neutro ou ligeiramente ácido.
Prepare covas, a distância entre as quais é de 50 cm, mudas 30 cm Antes do plantio, cada cova é regada abundantemente, as raízes são esticadas e cuidadosamente colocadas na cova. É importante plantar o arbusto corretamente. O botão apical não deve ser coberto com terra. Se você aprofundar muito, pode apodrecer, e muito vai levar à morte da planta.
Em torno do arbusto, a terra é cuidadosamente compactada e regada. Certifique-se de cobrir o solo. Nas próximas 3-4 semanas, as mudas são regadas abundantemente, tentando não molhar as folhas. Se as folhas forem danificadas durante o plantio, devem ser removidas. Os morangos restauram rapidamente a massa verde.