- Autores: Japão
- Gosto: doce
- O tamanho: muito grande
- Peso: 80-90 gr
- Taxa de rendimento: Alto
- Produção: de 1,2 a 2 kg por arbusto
- Reparabilidade: Não
- Termos de amadurecimento: atrasado
- Descrição do arbusto: grande, densamente frondoso, espalhando-se
- Cor de baga: Vermelho escuro
Apesar do fato de que a variedade Chamora Turusi vem da Terra do Sol Nascente, ela se enraizou notavelmente em diferentes regiões da Rússia. Esta variedade de morangos tem muitas vantagens sobre outras variedades comuns.
Descrição da variedade
Uma das características especiais da variedade é que as folhas grandes e onduladas são pintadas de verde brilhante. Plantas vigorosas crescem rapidamente após o plantio. Os arbustos são volumosos e extensos, com vegetação exuberante. Eles crescem até 30-40 centímetros. Os pedúnculos, assim como os próprios brotos, são fortes e altos, de 0,6 a 0,8 centímetros de diâmetro. No primeiro ano de vida da planta, o arbusto forma apenas 1 pedúnculo e, a partir da safra seguinte, seu número aumenta para 10-15 peças.
As raízes são fortes e poderosas o suficiente para lidar com a densa massa verde e o grande tamanho da planta. Os bigodes são formados em pequenos números, mas com a ajuda deles você pode atualizar regularmente a plantação de frutas vermelhas.
Termos de amadurecimento
Os bagos amadurecem tardiamente e o período de frutificação começa no final de julho e vai até meados do último mês de verão. Os morangos só dão frutos uma vez por temporada.
Produção
A variedade japonesa irá deliciar você com seu alto rendimento. De uma planta, você pode obter de 1,2 a 2 quilos de frutos que podem facilmente tolerar um longo transporte.
Bagas e seu sabor
O formato da fruta pode ser diferente, existem tanto em favo arredondado como em formato cônico-arredondado. Bagas dobradas também são comuns. Uma grande baga que pode pesar de 80 a 90 gramas. As frutas maduras tornam-se bordô com um tom de terracota. As maiores bagas são colhidas no primeiro ano de frutificação.
Quando os morangos do jardim estão totalmente maduros, a polpa torna-se rosada e muito suculenta. Avaliação do sabor - 4,5 pontos e 5 no máximo. O sabor é doce, com um sabor agradável na boca. Além das altas qualidades gastronômicas, destaca-se o aroma de morango.
Recursos crescentes
Em um local, os arbustos podem ser cultivados por 6 anos. Existem bigodes, mas em pequenos números. Devido a sua robustez invernal, a variedade pode ser plantada em regiões frias. O grande tamanho das plantas obriga a escolher um espaço amplo para elas. Deixe pelo menos 50 centímetros de espaço entre os arbustos, 80 centímetros entre as linhas. Ao escolher o esquema de várias fileiras, é realizado um plantio de 35x60 centímetros. Morangos preferem intensidade de rega média.
É impossível aprofundar a saída central, isso afetará negativamente a saúde das plantas. As mudas jovens são irrigadas abundantemente e a terra ao redor é coberta com cobertura morta. Uma camada protetora adicional ajuda a manter o nível de umidade necessário e também mantém o solo solto por mais tempo após a escavação.
Para uso em cobertura morta:
Palha;
lascas de madeira;
folhagem seca;
serragem;
agulhas.
Além do mulch orgânico, é aconselhável o uso de materiais reutilizáveis especiais. Os tecidos não tecidos densos evitam que as ervas daninhas cresçam e que os frutos toquem no solo. O contato com o solo causa o desenvolvimento de muitas doenças.
Para que a colheita atenda a todas as expectativas, você precisa seguir as seguintes regras agrícolas:
o local deve estar sempre limpo, livre de ervas daninhas, resíduos vegetais de raízes e outros detritos;
em uma área frutífera, remova todos os bigodes para que não tirem a força da planta e não engrossem a plantação;
regar morangos 2-3 vezes por semana, a frequência de rega depende das condições meteorológicas, é necessário evitar que a camada superior da terra seque, e também é conveniente usar irrigação por gotejamento;
as safras de frutas precisam de alimentação regular.
Seleção do local e preparação do solo
O morango de jardim Chamora Turusi se sente bem em áreas espaçosas e iluminadas. Canteiros com solo fértil e leve são ideais. A estagnação da umidade não deve ser permitida, portanto as planícies não são adequadas. Para o plantio de mudas, escolha uma das épocas adequadas: no outono (em agosto) ou na primavera (em abril).
O terreno deve ser preparado com antecedência, cerca de 2 a 3 semanas antes do início dos trabalhos. Além de limpar e cavar, a terra é alimentada. Os orgânicos se espalharam. De 7 a 8 quilos de composto ou húmus são usados por metro quadrado. Outro componente comum são as cinzas de madeira na proporção de 0,5 litros por metro quadrado.
Polinização
A variedade japonesa não necessita de polinização adicional devido às flores bissexuais.
Top curativo
O sabor e a aparência dos frutos silvestres dependem muito da regularidade da fertilização. Os nutrientes são necessários não só para a formação dos frutos, mas também para a densa vegetação verde. Na aplicação de fertilizantes, é importante observar a dosagem e escolher o momento certo para isso.
Os residentes de verão aderem ao seguinte esquema de fertilização:
na primavera, antes da floração;
após a formação dos ovários;
após a colheita, no verão;
no outono, para que as plantas fiquem mais fortes antes do inverno.
Pela primeira vez, os nutrientes são adicionados depois de soltar o solo e limpar os arbustos das folhas velhas. Neste momento, a planta precisa principalmente de nitrogênio, que é necessário para construir uma vegetação exuberante. Para a alimentação, pode-se preparar uma composição à base de esterco de galinha: 0,2 grama do produto é diluído em 10 litros de água. O fertilizante deve ser infundido por 24 horas, após o que pode ser combinado com rega.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação.A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e depois dela, a alimentação deve ser diferente.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Morangos da Terra do Sol Nascente são capazes de resistir a geadas de até 25 graus Celsius. Alguns jardineiros afirmam que, sob uma espessa camada de neve, os arbustos podem facilmente hibernar, mesmo a menos de 35 graus. Se houver invernos longos na área e as colunas do termômetro caírem abaixo de 25-30 graus, é aconselhável cobrir os arbustos com palha, ramos de abeto ou um pano não tecido reutilizável.
Doenças e pragas
A cultura do jardim é moderadamente resistente à podridão e várias doenças fúngicas. Os morangos são frequentemente atacados por manchas marrons e brancas. Eles atacam o sistema radicular, deixando a planta vulnerável. Os sintomas de doenças são manchas nas folhas e uma deterioração do aspecto dos frutos.
O tratamento preventivo é realizado na primavera, antes que a planta comece a florir. Residentes de verão usam drogas contra o fungo "Horus", "Oksikhom", "Ridomil". Esses compostos formam uma forte barreira protetora, evitando o desenvolvimento de doenças. Além disso, você pode regar o solo com solução de iodo. É fácil de preparar, basta adicionar 20 gotas a um balde de água.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
É comum a propagação da variedade Chamora Turusi com o auxílio de um bigode. Para preencher um terreno de cem metros quadrados, serão suficientes 10 arbustos. Com os devidos cuidados, uma planta-mãe forma de 5 a 7 a 8 a 10 rosetas. Rapidamente se enraízam e se enraízam em um novo lugar, já no primeiro ano de crescimento são capazes de dar uma rica colheita.
Para obter o número máximo de bigodes, os arbustos uterinos precisam ser regados regularmente e limpos dos pedúnculos. E também irrigação frequente é necessária para o enraizamento rápido do bigode. Nas regiões do sul, eles podem ser enraizados imediatamente em sua área de cultivo permanente.