- Autores: S. Aitzhanova
- Gosto: doce e azedo
- O tamanho: ampla
- Peso: 30-40 gr
- Taxa de rendimento: Alto
- Produção: 13 c / ha
- Reparabilidade: Não
- Termos de amadurecimento: médio
- Compromisso: consumo fresco
- Descrição do arbusto: compacto
O morango Tsaritsa, destinado ao consumo in natura e processamento, faz parte da lista das plantas de bagas de cultivo nacional. É recomendado para o plantio em zonas climáticas com horário reduzido de luz do dia, elogiado por seus grandes bagos, bem como por sua capacidade de resistir ao ataque de pragas e ao contato com patógenos de doenças fúngicas.
História de criação da variedade
Criada em uma estação de teste de variedades na região de Bryansk por um grupo de criadores domésticos sob a liderança do Professor S. Aitzhanova, a variedade foi obtida com base nos morangos Venta e Red Gauntlet. O casal reprodutor é de origem báltica e escocesa, o que permitiu obter plantas com a resistência necessária às difíceis condições climáticas. A czarina foi enviada para provas de Estado em 2002, a inscrição no registo foi concluída com sucesso 7 anos depois. A variedade está incluída na base de dados como época média, pertence ao grupo dos morangos de jardim de uso universal.
Descrição da variedade
A rainha é um morango que dá arbustos compactos de não mais de 20 cm de altura com folhas verdes. Os bigodes púberes vermelhos são formados nas plantas. As primeiras colheitas são as mais abundantes, os frutos são grandes. Posteriormente, eles se tornam menores. Em um lugar, a variedade não é cultivada por mais de 4-5 anos.
A rainha pertence às variedades de morangos de frutos grandes. O morango de jardim desta espécie tolera bem as curtas horas do dia. Refere-se a universal, adequado para consumo fresco, processamento, congelamento.
Os pedúnculos desta variedade estão escondidos sob as folhas. Seu número depende da intensidade da formação dos botões de outono, do sucesso do inverno. As flores são grandes, com pétalas brancas.
Termos de amadurecimento
A variedade amadurece em média para morangos. A floração ocorre em maio, os frutos são colhidos em junho e até o final de julho. A frutificação é única, abundante. A maturação técnica é atingida na segunda década de junho.
Regiões em crescimento
Por recomendação dos criadores, a Rainha é mais adequada para o cultivo na região Central da Federação Russa. As condições climáticas da Polônia e Bielo-Rússia podem ser consideradas ótimas para este morango. Na Rússia, é cultivado com sucesso na Sibéria, região de Moscou, Kaluga, regiões de Smolensk, Bryansk, Orel, Vladimir, Suzdal e Ryazan.
Produção
Com o cultivo industrial, são coletados até 13 centners por hectare. A variedade é de alto rendimento, os frutos colhidos são bem adaptados para o transporte. De um arbusto, você pode obter até 350-1000 g de frutas por temporada.
Bagas e seu sabor
No mato, em forma de cone, alargado na base os bagos com uma rica casca vermelha amadurecem. A polpa é firme, com sabor agridoce. O aroma praticamente não é expresso. O peso médio da baga chega a 30-40 g e, de acordo com a avaliação da degustação, as frutas chegam a 4,8 pontos.
Recursos crescentes
A Rainha é plantada a uma distância de cerca de 20 cm uma da outra. A formação de bigodes na variedade não é muito intensa, por isso não pode ter medo de que as colheitas cresçam com novas rosetas. Com uma plantação de outono, a primeira colheita pode ser obtida já no próximo verão. A variedade se desenvolve melhor em argila moderadamente densa, com cobertura obrigatória da superfície do solo ou cobertura dos canteiros com agrotex preto.A rega nos períodos de frutificação, na seca, é feita de manhã para não queimar as folhas.
Seleção do local e preparação do solo
As principais recomendações para a escolha de um local se resumem a encontrar uma área ensolarada e bem iluminada. É importante que a crista não esteja a menos de 1,5 metros da área de água subterrânea. Você não pode cultivar a variedade após as safras de beladona. Vale a pena dar preferência a áreas com solo leve e solto. Na preparação para o plantio de morangos, é aromatizado com uréia, areia, húmus e cinza de madeira.
É melhor plantar brotos em campo aberto no início da primavera, início de abril e também em setembro. O plantio no outono proporciona um rendimento mais rápido na colheita. Ao mesmo tempo, o sistema raiz tem tempo para criar raízes o suficiente. O pouso é feito de uma ou duas linhas. Nos corredores, restam 60-80 cm de área livre.
Polinização
Esta variedade requer polinização cruzada. Plantar várias outras plantas do mesmo grupo ajuda a aumentar a formação dos frutos. Nos próprios arbustos, flores bissexuais são formadas, a autopolinização é possível.
Top curativo
A variedade precisa da aplicação periódica de fertilizantes, tanto complexos minerais quanto matéria orgânica. Costuma-se fazer pelo menos um balde de húmus por 1 m2 de solo, complementando-o com a mesma quantidade de mistura de turfa e serragem. A variedade não gosta de nitrogênio em excesso. A cobertura com a sua utilização só é possível antes da floração, de forma a evitar o aumento da massa verde durante a frutificação em detrimento do número de frutos.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e depois dela, a alimentação deve ser diferente.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A rainha está na lista dos morangos criados para cultivo em regiões frias. Ela tolera facilmente geadas de até -40 graus. Ele passa o inverno bem embaixo da neve, sem abrigo adicional. Com uma quantidade baixa de precipitação, é melhor protegê-lo adicionalmente de influências externas.
Doenças e pragas
Com uma resistência relativamente alta a doenças fúngicas, a Rainha ainda sofre de infestações de pragas. O pré-tratamento do território com "Karbofos" ajudará a proteger a cultura dos ataques dos ácaros transparentes do morango. Contra as larvas do verme, o besouro de maio, é usado um derramamento de solo com amônia. Além disso, para a prevenção, você pode usar a semeadura de tremoço alcalóide.
A rega preventiva da folha com o líquido bordalês é usada contra o apodrecimento. No final da frutificação, as rosetas das folhas são cortadas. Apenas o núcleo permanece no canteiro do jardim.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
As plantas jovens são obtidas em residências privadas, principalmente às custas dos estabelecimentos filhas. Nesse caso, os brotos estabelecidos podem ser transplantados após o enraizamento. Apenas o número necessário de bigodes é deixado nos arbustos.
Visão geral da revisão
Os jardineiros que já conseguiram cultivar mais de uma safra de morangos Queen's em seu sítio notam o grande tamanho dos frutos, seu brilho característico e lustroso. A variedade é muito elogiada pela suculência dos frutos silvestres, frutificação abundante nos primeiros 2-3 anos e capacidade de dispensar a higienização preventiva durante o crescimento e o amadurecimento. A robustez invernal da czarina também corresponde à declarada pelos criadores. Os residentes de verão dispensam abrigos desnecessários na estação fria, somente em épocas totalmente sem neve, eles precisam usar palha ou outro material adicional para proteger os arbustos.
As desvantagens incluem um sabor azedo perceptível. No entanto, alguns residentes de verão consideram isso uma vantagem. Além disso, para o plantio, é preciso construir cumes bastante altos, escolhendo um lugar ao sol. À sombra de cercas e edifícios, as bagas amadurecem ainda mais. Durante os períodos de seca, com falta de rega, a massa dos bagos não ultrapassa os 12 g, diminuindo 4-5 vezes em relação à média.