- Autores: Itália
- Gosto: doce e azedo
- Peso: 30 - 35 g
- Taxa de rendimento: Alto
- Produção: 1-1,5 kg por arbusto
- Reparabilidade: Não
- Termos de amadurecimento: cedo
- Vantagens: resistência dos arbustos às geadas primaveris, bagas fortes, em local frio pode ser de até 5 dias,
- Compromisso: consumo in natura, processamento (suco, geleia, geleia, etc.), ultracongelamento
- Cor de baga: brilhante, vermelho-alaranjado
Brilla, uma cultivar italiana, tem atraído a atenção da maioria dos jardineiros por seus frutos versáteis. Eles são usados para preparar bebidas de dar água na boca, iguarias (compotas e compotas), e também são consumidos frescos.
Descrição da variedade
Os morangos de jardim de Brill podem ser identificados por sua massa verde exuberante. Os arbustos são de altura média. A planta forma bigodes grandes e poderosos em pequenos números. Os caules das flores inclinam-se para o chão sob o peso das bagas. A cor das folhas é verde intenso. Existem bordas irregulares ao longo das bordas.
Termos de amadurecimento
O morango de Brill pertence a culturas com um período de maturação precoce. Os arbustos frutificam apenas uma vez durante toda a estação de crescimento (não há remontabilidade). O período de frutificação é meados de maio.
Produção
O morango de jardim de Brill apresenta um alto rendimento. De um arbusto, colete de um a um quilo e meio de bagas. Os frutos possuem alta qualidade comercial, que são preservados mesmo durante o transporte de longo prazo. Na colheita, o morango é facilmente destacado do caule.
Pode-se notar com segurança que os criadores conseguiram cultivar uma variedade produtiva e resistente. Devido a essas características, a nova variedade compete com sucesso com outras variedades comerciais de morangos de jardim.
Bagas e seu sabor
Os frutos maduros tornam-se vermelhos e apresentam uma tonalidade laranja brilhante. Sua superfície é lustrosa, brilhante. O peso de um morango é de 30-35 gramas. Os frutos têm formato cônico regular e ponta pontiaguda.
O sabor da fruta é descrito como doce e azedo e harmonioso, com muito mais doçura do que azedo. O aroma é intenso, pronunciado.
Dica: frutas Brilla são ótimas para a colheita de inverno.
Recursos crescentes
Os morangos têm uma sensação óptima em climas quentes devido à sua elevada resistência à seca. Os arbustos podem ser cultivados não apenas ao ar livre, mas também em estufas e estufas. A variedade é despretensiosa para a composição do solo. Para uma colheita antecipada, as plantas são cultivadas no verão, por volta de julho. Os arbustos têm tempo para desenvolver o sistema radicular e estabelecer fortes hastes de flores para o próximo ano, mesmo antes do início do inverno. Se todas as condições forem atendidas, a colheita será rica.
Para cuidar bem da plantação, recomenda-se plantar morangos em duas fileiras. A distância mínima entre as plantas é de 30 centímetros, em linhas - de 30 a 40 centímetros. No momento do plantio, 500 ml de água são despejados em cada poço. A mesma quantidade é usada por arbusto. O solo deve ser cuidadosamente socado.
Ao cultivar uma cultura hortícola, é necessário observar todo o complexo de tecnologia agrícola desenvolvida para morangos não reparados. A terra precisa ser irrigada à medida que o solo seca e as ervas daninhas são removidas. A prevenção de doenças e insetos nocivos também é realizada.
Seleção do local e preparação do solo
Os morangos preferem solos respiráveis e férteis. É necessário escolher um espaço amplo e bem iluminado. Uma rica colheita pode ser alcançada em solo argiloso. O nível de acidez ideal é de 5,5 a 6. Sensores experientes introduzem compostos orgânicos no solo.
O canteiro é escavado com cuidado, removendo ervas daninhas e raízes de plantas perenes. O território é preparado com antecedência: cerca de duas semanas antes do plantio dos arbustos. Este tempo é o suficiente para a onda encolher a Terra. O solo esgotado é alimentado com a seguinte composição: um copo de cinzas, 0,5 quilos de húmus e 30 gramas de superfosfato por metro quadrado da parcela.
Importante: é indesejável o uso de esterco fresco, pois aumenta a acidez do solo. Ele também contém patógenos e sementes de ervas daninhas.
Polinização
Esta variedade possui flores bissexuais. A variedade é capaz de polinizar de forma independente, sem a ajuda de outras frutas. As pétalas são brancas.
Top curativo
Se o plantio de arbustos foi realizado no final do verão e em um local fertilizado com compostos orgânicos, então a primeira fertilização pode ser aplicada em um ano. A variedade é de alto rendimento, por isso retira rapidamente os nutrientes do solo. Após a coleta dos frutos, composições minerais complexas são introduzidas no solo. Morangos de jardim adoram fertilizantes de fósforo. A cinza de madeira demonstra resultados eficazes. É um material acessível que muitos jardineiros usam.
Para repor o suprimento de nutrientes do solo, a matéria orgânica é introduzida no início da primavera. Cavalo podre ou esterco de vaca bastam. Um balde de fertilizante é usado por metro quadrado. O produto é misturado com cinzas (0,5 xícaras). Antes da aplicação, deve-se diluir com água o verbasco ou estrume de ave. Para um verbasco, o cálculo será de 1:10, para uma galinha - 1:20. A fertilização é geralmente combinada com irrigação.
Assim que começa o período de frutificação, recomenda-se o uso de formulações de nitrogênio-potássio. 20 gramas de nitrato de potássio são usados por metro quadrado do local. Depois de colher os frutos, fertilizantes complexos são adicionados ao solo.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica.Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e depois dela, a alimentação deve ser diferente.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Antes da chegada da geada, os arbustos devem ser devidamente preparados. A plantação é examinada cuidadosamente, as raízes nuas são borrifadas com terra, as folhas secas são removidas. A massa verde não é cortada. No inverno, a folhagem fornece proteção adicional para as raízes.
Esta variedade é altamente resistente a baixas temperaturas, portanto, nas regiões do sul, as plantas sobrevivem ao inverno sem abrigo. Em outras regiões, as plantações são cobertas por uma espessa camada de cobertura morta. Palha, turfa ou serragem servem. Muitas pessoas usam fibras agrícolas densas.
Doenças e pragas
O morango de jardim de Brilla tem uma alta imunidade inata à maioria das doenças. Devido a essa característica, o morango pode ser cultivado sem o uso de composições químicas. Proteja as plantas com remédios populares seguros para as plantações. Uma opção é a mostarda seca em pó, que fica espalhada entre as fileiras.
A pulverização com uma solução à base deste componente também é realizada. Para o seu preparo, 100 gramas de mostarda são diluídos em 10 litros de água. A composição deve ser infundida por 24 horas. Para torná-lo mais eficaz, é adicionado sabão em pó ou de alcatrão à solução. A solução protegerá os morangos dos fungos. A mostarda também nutre a folhagem.
A maioria dos jardineiros aconselha o uso do produto biológico Fitosporin. Ele fornece proteção confiável contra muitas infecções e doenças.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
Aumente a plantação com bigode. Para isso, são escolhidos os arbustos uterinos, dos quais são retirados os pedúnculos. Os soquetes devem ser enraizados em recipientes de plástico. Por volta do final de julho, as mudas jovens são transferidas para um terreno aberto para um local de cultivo permanente. Frutos de novos arbustos podem ser colhidos no próximo ano.
A segunda forma de reprodução é a divisão. São utilizadas plantas grandes e maduras sem sinais de doença. Divida os arbustos com uma faca limpa e afiada. Cada parte separada deve ter pelo menos duas folhas crescidas, bem como raízes desenvolvidas.