- Autores: Holanda
- Gosto: doce, azedo
- O tamanho: ampla
- Tamanho, cm: diâmetro 12cm
- Peso: até 150 gr
- Produção: até 1 kg por arbusto
- Termos de amadurecimento: atrasado
- Vantagens: praticamente não apodrece
- Compromisso: universal
- Descrição do arbusto: grosso mas compacto
Os grandes morangos de Bogotá têm um gosto bom - doce, mas não açucarado. Cuidar dos arbustos não é difícil, eles praticamente não são suscetíveis a doenças e ataques de pragas. A variedade não renovada de maturação tardia é muito popular entre os agricultores. Vale ressaltar que os frutos são fáceis de transportar em longas distâncias.
Descrição da variedade
Morangos de sobremesa dão frutos regularmente. A variedade Bogotá pode ser cultivada em vários solos, terra preta, ácida, comum, arenosa. Isso permite que agricultores de diferentes regiões apreciem os morangos. As principais vantagens da variedade:
maturação tardia;
frutas grandes e saborosas;
resistência a ataques de pragas e doenças;
boa transportabilidade;
frutas praticamente não apodrecem.
Ao mesmo tempo, os morangos de Bogotá são bastante exigentes nas condições de cultivo. A robustez do inverno é baixa, então os arbustos precisarão ser bem preparados para a geada. E também, o solo não deve secar, os morangos precisam de rega de média intensidade. Os frutos são irregulares em forma e tamanho.
Termos de amadurecimento
Os morangos de Bogotá permitem saborear os frutos tardios. O período de maturação cai em julho. Às vezes, a fruta pode ser colhida ainda em agosto. Nesse caso, as mudas podem ser plantadas em abril-maio. No entanto, se você fizer o material de plantio em agosto-setembro, pode ter certeza do rendimento.
Produção
Com rega regular e em solo fértil, os morangos produzem muitos frutos. De um arbusto, você pode obter até 1 kg de frutas. A variedade é de alto rendimento. Além disso, o número e o tamanho dos bagos dependem da zona climática.
Bagas e seu sabor
Os morangos de Bogotá são frequentemente comidos frescos ou usados para fazer várias compotas e purês. Bagas grandes, com um diâmetro de cerca de 12 cm, podem pesar até 150 G. Tais indicadores são fáceis de obter com o cuidado adequado das plantas. Características da fruta:
a forma é geralmente em forma de leque, mas também pode ser cônica;
frutas vermelhas têm brilho na superfície;
sementes amarelas são levemente pressionadas na baga;
a polpa é densa e suculenta;
o sabor é doce, com acidez, a baga pertence à categoria de sobremesa;
a colheita é bem armazenada, é fácil transportá-la por longas distâncias, os bagos são pouco susceptíveis à apodrecimento.
Recursos crescentes
Mudas na forma de brotos rastejantes podem ser plantadas em abril-maio, quando o ar esquenta até + 10 ° C. Deixe 30 cm entre os arbustos, mas o espaçamento entre linhas deve ser 2 vezes maior. A cova de plantio com 10 cm de profundidade deve primeiro ser coberta com uma composição de cinzas e húmus. Depois de aprofundar o arbusto, o solo deve ser compactado, regado e coberto com cobertura morta.
Após o plantio e antes do enraizamento, regue os morangos todos os dias. É importante que o solo não seque até que novas folhas cresçam. Então, você pode simplesmente irrigar os arbustos uma vez por semana e em calor extremo - a cada 2-4 dias. Ao regar, deve-se contar com um balde d'água para cada metro quadrado. Quando os frutos amadurecem, a humidade é feita através dos sulcos dos corredores para que os bagos não se molhem.
Seleção do local e preparação do solo
O tamanho e o sabor dos frutos de Bogotá dependem diretamente das condições de cultivo. O solo deve ser terra preta, ácida, comum, arenosa. É importante preparar o solo com antecedência para que atenda aos parâmetros exigidos. A acidez do solo deve estar na faixa de pH 5,5-6,5.
Se você planeja plantar mudas rapidamente em setembro, na primavera você precisa semear o local com siderates. São utilizadas ervilhas, mostarda ou colza. As plantas vão soltar o solo, enriquecê-lo com substâncias úteis e serão capazes de resistir a várias pragas. Antes de plantar morangos, o solo deve ser desenterrado, limpo.
Solos argilosos pesados são soltos, turfa, areia e húmus são adicionados. O lugar em si deve ser leve. Se a água subterrânea correr perto da superfície, os leitos serão altos. Os morangos devem ser protegidos das correntes de ar.
Polinização
Pela natureza da polinização, as flores de morango de Bogotá são bissexuais. Você não precisa colocar um esforço extra no processo. Basta fornecer acesso a insetos ou abelhas que podem transportar pólen. Deve-se notar que as flores são bastante grandes.
Top curativo
Os morangos de Bogotá precisam de muito fertilizante. Se você usar o revestimento de cobertura corretamente, o solo sempre será enriquecido com nutrientes. Os fertilizantes são absorvidos pelo sistema radicular. O esquema de alimentação inclui três etapas.
Na primavera, durante o crescimento. A massa verde aumentará com o uso de tintura de verbasco ou solução de ureia. Este fertilizante orgânico contém muito nitrogênio.
Durante a estação de crescimento. Você precisará de formulações e produtos orgânicos complexos.
Para se preparar para o inverno. No outono, uma mistura com fósforo e potássio deve ser adicionada ao solo.
Todas as formulações devem ser utilizadas de acordo com as instruções. É importante não aumentar a dosagem. Com alimentação adequada, os arbustos não só frutificam melhor, mas também suportam o inverno com mais facilidade. Os morangos de Bogotá crescem mal na ausência de fertilizantes.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e depois dela, a alimentação deve ser diferente.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Morangos Bogotá não toleram geadas severas. O bigode deve ser retirado dos arbustos, todas as folhas danificadas devem ser cortadas. Uma camada de palha de feno ou serragem é colocada no topo. Em seguida, ramos de abeto são jogados, e o patamar é coberto com material protetor.Quanto mais fortes forem as geadas, mais camadas você precisa fazer para que os morangos não desapareçam.
Doenças e pragas
Os morangos de Bogotá têm boa imunidade natural. Possui alta resistência a doenças, sendo raros os danos causados pelo ácaro do morango. É necessário realizar tratamentos preventivos. No início da primavera, você precisa usar o Fitoverm duas vezes com um intervalo de 14 dias. Após a colheita, o processamento é realizado com "Fundazol", "Switch" ou "Bayleton".
Medidas preventivas simples podem ajudá-lo a evitar infecções. Durante a frutificação, você não deve usar química agressiva, é melhor fazer com métodos populares. Preparações especiais são necessárias para infecção em massa com ferrugem ou ácaros. Aqui estão as principais formas de proteger os morangos de Bogotá.
Conformidade com tecnologia agrícola. Regar, alimentar e fertilizar adequadamente aumentará a imunidade natural da planta. E também o plantio não deve ficar muito denso.
Controle mecânico de pragas. Ursos, caracóis e lesmas atraem pássaros, que destroem os frutos. Teremos que definir armadilhas manualmente, remover besouros.
Plantas inseticidas. Você pode colocar calêndulas ou malmequeres no canteiro do jardim. Isso protegerá os morangos de Bogotá de insetos e fusarium.
Substâncias biológicas e químicas. Eles são necessários não apenas para o tratamento, mas também para fins preventivos.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
O método mais simples é o vegetativo, usando bigode. Deve-se deixar 1-2 brotos no arbusto, aguardar o enraizamento e a formação de uma roseta com 3-5 folhas. Mais tarde, você pode separar o rebento da planta-mãe e transplantá-lo para um local permanente. Os morangos de Bogotá frutificam por 3-4 anos, portanto, é necessário se reproduzir regularmente.