- Autores: Universidade Nacional Agrária, Rússia, incluída no Registro do Estado em 2012
- Gosto: doce e azedo
- O tamanho: ampla
- Peso: 30-40 gr
- Taxa de rendimento: Alto
- Produção: 15 t / ha, até 1,2 kg por arbusto
- Reparabilidade: Não
- Termos de amadurecimento: atrasado
- Compromisso: processamento (suco, geleia, geleia, etc.), ultracongelamento
- Descrição do arbusto: médio, semi-espalhando, densamente frondoso
A variedade doméstica Bereginya é conhecida por muitos jardineiros. As frutas são consumidas na sua forma natural, utilizadas para o preparo de diversas iguarias: sucos, drinks, geléias e conservas. Além disso, as bagas toleram perfeitamente o congelamento, razão pela qual podem ser armazenadas por muito tempo.
História de criação da variedade
O morango de jardim Bereginya foi obtido pelo cruzamento das variedades Gonzago e American Concord. Ao desenvolver uma nova variedade, os especialistas conseguiram combinar as melhores características das plantas-mãe, como uma colheita rica e resistência a doenças.
Descrição da variedade
Os morangos da Bereginya podem ser identificados por sua folhagem verde-clara de tamanho médio. A superfície das folhas é coberta por uma película brilhante com um leve brilho. Os tamanhos são médios. A forma é côncava. Pequenas rugas são visíveis.
Os arbustos são médios, semi-espalhados. A massa verde é espessa e exuberante. Via de regra, o arbusto consiste em 7 a 8 folhas caídas, colocadas sobre pernas curtas. O volume da folhagem depende dos cuidados com a planta e do uso de fertilizantes.
Durante o período de floração, grandes inflorescências são formadas no arbusto, consistindo em um grande número de botões perfeitos. Pedúnculos são abaixados e curtos. As pétalas são brancas. Uma característica distintiva da variedade é a cor rosada dos bigodes, que se formam em grande quantidade.
Termos de amadurecimento
Este tipo de morango pertence às variedades de maturação tardia. Cai em julho. A capacidade de voltar a frutificar em uma estação de cultivo (capacidade de remontagem) está ausente.
Produção
O rendimento da variedade Bereginya é alto. Com os devidos cuidados, até 1,2 kg de frutas vermelhas (15 t / ha) podem ser obtidos de um arbusto. Os morangos são colhidos em várias ondas. Os frutos maduros são altamente transportáveis, pelo que a colheita mantém por muito tempo as suas qualidades comerciáveis. Durante o período de frutificação, os bagos permanecem do mesmo tamanho.
Jardineiros experientes notam que no segundo ano ela coleta cerca de 600 gramas de um arbusto.
Bagas e seu sabor
As frutas maduras adquirem uma tonalidade laranja-avermelhada brilhante. A forma é cônica-cônica correta. O pescoço está faltando. Bagas grandes pesam de 30 a 40 gramas. A polpa vermelha suculenta é densa, mas não fica estaladiça quando ingerida. Os provadores profissionais atribuíram à variedade 4,5 de 5 pontos máximos. O sabor é doce, com uma acidez delicada. Conteúdo de açúcar - 5,7%, ácido - 0,8%, vitamina C - 79 mg%. Os frutos silvestres têm um aroma delicioso.
Recursos crescentes
Não é difícil cuidar de morangos de jardim, devido à qual a variedade é ótima para jardineiros sem experiência. Bereginya tolera facilmente o calor e a geada. Os arbustos podem ser cultivados em um local por 5 anos.
É aconselhável irrigar as plantações pela manhã, regando pela raiz para que a folhagem fique seca. Use água morna e estabilizada. É importante evitar o encharcamento do solo, portanto, a rega é realizada somente quando o solo seca, cerca de uma vez por semana. Durante a frutificação, a rega é aumentada. Se os morangos forem cultivados em grandes áreas, recomenda-se a irrigação por gotejamento. Com este sistema, o solo será umedecido uniformemente.A irrigação pode ser totalmente automatizada.
Após a rega, é aconselhável afrouxar as camadas superiores do solo - assim o sistema radicular receberá a quantidade necessária de oxigênio. Durante o cultivo do solo, as ervas daninhas são removidas, levando os nutrientes do solo.
Conforme os bigodes crescem, eles são removidos periodicamente. O trabalho é realizado no outono, após a colheita dos frutos, ou na primavera, antes da floração. Não é recomendável pular este ponto da tecnologia agrícola, caso contrário, o rendimento diminuirá. Se você pretende expandir a plantação com bigode, não deixe mais do que 1-2 brotos para formar a primeira linha.
Seleção do local e preparação do solo
Para desfrutar de uma colheita suculenta e saborosa, é necessário escolher o local certo para o plantio de frutos silvestres. Uma área aberta e ensolarada sem sombra é ótima. A localização ideal é sudoeste ou sul. Morango Bereginya se sente bem em solo argiloso ou argiloso. A acidez é neutra.
Antes do plantio, o solo deve ser pré-preparado. Para fazer isso, use meios diferentes: húmus ou composto (10 kg por M. quadrado), superfosfato (100 g) ou sulfato de potássio (200 g). Deve-se deixar uma distância de 20 cm entre os arbustos e pelo menos 30-40 cm entre as fileiras.
As raízes das mudas devem ser examinadas com cuidado, removendo as que estão compridas e podres. Os arbustos são enterrados ao nível do botão de crescimento central. As mudas são colocadas em posição estritamente vertical.
Ao transplantar plantas jovens em um sistema radicular fechado, o caroço de terra permanece intacto. Após o plantio, os arbustos são regados abundantemente para que se enraízem rapidamente em um novo local. O solo é coberto com cobertura morta. Use serragem, turfa ou palha.
Polinização
As flores da variedade Bereginya são bissexuais. Portanto, os arbustos podem ser polinizados por conta própria. Os botões são de tamanho médio, com várias pétalas.
Top curativo
Fertilize os morangos 3 vezes por temporada.
- Na primeira vez, as mudas são alimentadas imediatamente após o transplante para o campo aberto, para que criem raízes com facilidade e rapidez. Escolha preparações complexas com nitrogênio na composição.
- O potássio e o fósforo são usados no início da floração.
- A matéria orgânica demonstra alta eficiência. É trazido antes do inverno.
Morangos de jardim toleram perfeitamente húmus e, em vez de compostos químicos, cinzas ou composto podem ser usados.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e depois dela, a alimentação deve ser diferente.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Apesar da resistência ao gelo, é aconselhável preparar os arbustos para o inverno. No outono - após a colheita e fim da frutificação - o bigode e as folhas são retirados. É impossível cortar completamente a massa verde, caso contrário, o ponto de crescimento pode ser prejudicado. Mantenha uma altura de 10 cm.
O local é tratado com equipamentos de proteção e solto. Isso ajudará a se livrar das larvas de insetos nocivos que podem estar no solo. Os morangos são cobertos com terra e uma camada de cobertura morta (agulhas de pinheiro, serragem ou turfa) é colocada no topo.
Doenças e pragas
Bereginya aumentou a resistência a doenças e pragas de morangos (maior do que a de outras variedades).
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
Existem duas maneiras de aumentar a plantação de morango: dividindo o arbusto ou usando bigode. A primeira opção é mais simples, mas a segunda é mais difundida.
A criação de bigodes é escolhida pelas seguintes razões:
- eles criam raízes fácil e rapidamente;
- a variedade forma muito bigode;
- os arbustos jovens obtidos com a ajuda deles crescem rapidamente e formam um sistema radicular.