- Autores: França
- Gosto: doce
- Peso: 13-15 gr
- Taxa de rendimento: médio
- Reparabilidade: Não
- Termos de amadurecimento: médio
- Compromisso: universal
- Descrição do arbusto: vertical, alto, compacto
- Cor de baga: vermelho brilhante
- Resistência de inverno: inverno resistente
Os morangos são uma cultura muito apreciada pelos jardineiros. É dada especial atenção às variedades com bom sabor a frutos silvestres, que podem ser consumidos frescos e processados para o inverno. Uma dessas variedades é a variedade Belrubi.
História de criação da variedade
A variedade de morango Belrubi foi cultivada na década de 70 do século XX. Criadores da França tornaram-se os autores da variedade. Para o melhoramento, foram escolhidas as variedades Pocahontas e Red Cote. Os morangos foram trazidos para o nosso país em 1988.
Descrição da variedade
Belrubi pertence às variedades versáteis de morango de maturação média. A variedade é autofértil. Os arbustos são vigorosos, eretos, altos e compactos. Muitos bigodes são liberados. As inflorescências com múltiplas flores estão localizadas em pedúnculos altos ao nível das folhas. As folhas verdes grandes são trifolioladas, ligeiramente pubescentes no interior. As bordas das folhas são serrilhadas.
Termos de amadurecimento
Os bagos começam a amadurecer no final de junho, após 3 semanas do aparecimento das primeiras flores, e continuam a amadurecer até o final de julho. Com boa luz solar, os frutos amadurecem quase simultaneamente.
Regiões em crescimento
Os morangos Belrubi são cultivados em todas as regiões, pois toleram perfeitamente o frio e a seca. Rosreestr recomenda o cultivo da variedade nas regiões do norte do Cáucaso. Mas outras regiões também se dedicam ao cultivo de Belrubi, já que a variedade é despretensiosa às condições de cultivo.
Produção
O rendimento da variedade é médio. Cada arbusto traz até 700 gramas de frutas silvestres. Na colheita, os bagos são facilmente separados do caule sem danificar a polpa.
Bagas e seu sabor
Os bagos são de forma cónica com pescoço pronunciado e largo. O peso de uma baga chega a 13-15 g Durante o amadurecimento, os frutos adquirem uma tonalidade vermelha brilhante, a casca torna-se brilhante. Existem muitas sementes nos frutos, elas estão ligeiramente afundadas na polpa. O morango tem um aroma rico a morango. O sabor é intenso, o sabor dos frutos silvestres é doce. A carne é firme e brilhante.
Recursos crescentes
O atendimento agrotécnico para Belrubi é simples. Depois que a neve derrete, é necessário ver todos os arbustos e retirar as folhas podres. É muito importante remover flores secas também. O terreno da área com morangos deve ser afrouxado periodicamente, fertilizando antes disso. Fertilizantes com conteúdo de nitrogênio são adequados para isso. Uma vez a cada 2 semanas, você precisa spud os arbustos, isso terá um bom efeito na frutificação. A principal condição é deixar o caroço do arbusto na superfície do solo, caso contrário os arbustos começarão a apodrecer. É bom plantar morangos em uma área onde anteriormente cresciam lentilhas, trigo, alho e centeio. Sob nenhuma circunstância você deve plantar em uma área onde batatas ou tomates foram cultivados.
Seleção do local e preparação do solo
Para o plantio, escolha uma área com boa exposição solar. Este local deve ser protegido de ventos e correntes de ar. Outra condição muito importante na escolha de um local é que a água subterrânea deve estar a uma profundidade de pelo menos 70 cm. Um solo levemente ácido é necessário para o plantio. É bom plantar em solos argilosos e arenosos, pois contêm muitos nutrientes. Antes do plantio, o solo é desenterrado, todas as ervas daninhas são removidas. O solo é fertilizado com fertilizantes orgânicos. Húmus e composto são ótimos. Em seguida, são feitos furos, a distância entre os quais deve ser de pelo menos 20 cm, a distância entre as linhas é de pelo menos 30 cm.
Polinização
Muito boa qualidade da variedade Belrubi - autofertilidade. Lindas flores brancas coletadas em inflorescências atraem muitos insetos que ajudam a polinização da cultura.
Top curativo
No início da primavera, é realizada a primeira alimentação. Uma infusão de 1 kg de verbasco e 10 litros de água é perfeita para isso. Os excrementos das aves também são adequados, a solução é feita com 20 litros de água e 1 kg de material. Um arbusto conta 500 ml de solução. Os fertilizantes à base de potássio são usados durante o período de floração. Uma colher de sopa da substância é consumida em um balde d'água. Tudo é mexido e cada arbusto é regado com 500 ml de solução.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e após ela, a alimentação deve ser diferente.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A variedade é bastante resistente ao inverno. Onde há muita neve, nenhum abrigo é necessário. Nas regiões do sul, onde a cobertura de neve é insuficiente, cubra com uma fina camada de composto.
Doenças e pragas
A resistência a doenças e pragas é alta, mas requer pulverização preventiva. O procedimento deve ser realizado na primavera, enquanto os botões das flores ainda não se formaram. Para isso, utiliza-se uma solução a 1% de Bordeaux líquido. Para proteção contra insetos, calêndulas são plantadas na área com morangos, flores assustam com seu aroma e ramos de absinto também são usados.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição.Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
A variedade se reproduz de várias maneiras. A mais simples delas é a criação de bigodes. Para isso, sobra um bigode com rosetas bem formadas e sob elas é colocado um pequeno recipiente com misturas de nutrientes, o restante do bigode é retirado. Após o enraizamento, o bigode é cortado da planta jovem.
A segunda opção é dividir o mato. Este também é um método de criação descomplicado. Grandes arbustos são desenterrados e divididos em vários pequenos arbustos, o principal é que haja sistema radicular suficiente para o desenvolvimento de uma nova planta.
A terceira opção é a reprodução de sementes. A reprodução desta forma é um processo muito longo, por isso quase nunca é usado.