- Autores: Itália, seleção CIV (Consórcio de viveiros italianos)
- Gosto: doce
- O tamanho: ampla
- Peso: 30-40
- Taxa de rendimento: Alto
- Produção: 2,2 t / ha
- Termos de amadurecimento: médio
- Compromisso: consumo in natura, processamento (suco, geleia, geleia, etc.), ultracongelamento
- Descrição do arbusto: compacto
- Cor de baga: vermelho alaranjado
Os morangos Arosa são perfeitos para preparar bebidas, compotas e compotas. Também são consumidos frescos ou usados em sobremesas diversas. Esta variedade foi muito apreciada pelos residentes de verão russos. A planta pode ser cultivada em qualquer zona climática.
História de criação da variedade
As safras de frutas chegaram até nós da Itália. Para obtê-lo, os especialistas cruzaram duas variedades populares - Chandler e Marmolada. Os trabalhos de criação foram realizados no âmbito do programa CIV.
Descrição da variedade
A altura máxima dos arbustos é de 30 centímetros. As folhas são limpas, pequenas e eretas. Apesar da folhagem espalhada, a planta é compacta. Esta é uma cultura de jardim vigorosa. As folhas são verdes claras e têm um ligeiro brilho brilhante. Pequenas rugas são visíveis na superfície. Durante a estação de crescimento, o arbusto forma um pequeno número de bigodes.
Termos de amadurecimento
Esta variedade apresenta um período médio de maturação dos frutos. O período de maturação cai em meados de junho. O momento exato depende das características do clima de uma determinada região. O processo de amadurecimento é lento, razão pela qual as bagas são colhidas cerca de uma vez por semana.
Produção
O morango de jardim Arosa apresenta um alto rendimento. Até 2,2 toneladas de safras são colhidas de um hectare de plantações. A comercialização das frutas é alta. Bagas maduras mantêm seu sabor e aparência atraente durante o transporte de longo prazo.
Bagas e seu sabor
Os frutos silvestres chamam a atenção pela sua invulgar cor laranja avermelhada. Os frutos são grandes, o peso varia de 30 a 40 gramas. Os bagos têm uma forma cónica regular. Com os devidos cuidados com a colheita dos frutos, o morango acaba por ficar uniforme e macio. As primeiras bagas podem ser penteadas e ligeiramente achatadas. Mesmo os frutos maduros têm um topo claro. Dentro, há pequenas sementes que não são sentidas ao comer morangos frescos. A polpa suculenta é de cor vermelha clara. Sua densidade é média.
Os provadores profissionais atribuíram a esta variedade 4,5 pontos em 5 possíveis. Os bagos doces com uma acidez agradável têm um aroma delicado a morango. Depois de comer, há um ligeiro sabor a vinho. O delicioso e delicado aroma deve ser notado separadamente.
Recursos crescentes
Esta variedade pode ser cultivada tanto ao ar livre como em casa de vegetação. Esta é uma cultura vigorosa, então você precisa monitorar cuidadosamente a condição dos brotos e remover periodicamente as folhas secas e danificadas. O trabalho de plantio é realizado preferencialmente no início de maio. É importante organizar uma distância de 30 centímetros entre os arbustos e 40 centímetros entre as linhas.
Os morangos preferem solo franco-arenoso e solo argiloso com uma acidez neutra. A planta pode dar frutos mesmo em solos desgastados e pobres, mas, neste caso, você precisará usar cobertura. A frequência de irrigação deve ser média.
Outra característica da variedade é a sua resistência ao tempo seco, porém a falta de água afetará negativamente o tamanho e o sabor dos bagos. Eles são menos aromáticos e suculentos. A rega regular é especialmente necessária nas latitudes meridionais.
Seleção do local e preparação do solo
O local escolhido para o cultivo de morangos de jardim deve ser bem iluminado pelo sol. Além disso, não deve haver rascunhos nele. O escurecimento severo afeta negativamente a qualidade da colheita. Se houver água subterrânea no local, ela deve fluir a uma profundidade de pelo menos um metro. Em um lugar, os arbustos podem dar frutos de forma estável por 3-5 anos. O principal é fertilizá-los periodicamente e fazer um tratamento preventivo de infecções.
Antes do plantio, a camada superior do solo é afrouxada. A quantidade de fertilizante aplicada depende da composição do solo. Recomenda-se o uso de formulações orgânicas. Jardineiros experientes aconselham o plantio de arbustos no outono ou na primavera. Tudo depende das características da zona climática. Para o plantio na primavera, as flores formadas em uma determinada estação devem ser removidas. Isso é necessário para que a planta desenvolva um sistema de raízes massivo.
Nota: se a acidez do solo é aumentada, farinha de dolomita ou cal é adicionada ao solo. Alho, cenoura, bem como cereais e leguminosas são considerados antecessores maravilhosos dos morangos.
Polinização
Um arbusto pode ter 10 pedúnculos. A variedade possui flores masculinas e femininas, pelo que a planta é autopolinizada. As inflorescências são grandes, com formato uniforme de corola. Eles são ligeiramente elevados acima da massa verde principal. As pétalas são brancas. Cada flor contém muito pólen. Isso indica altas taxas de amarração.
Top curativo
Morangos de jardim Arosa são fertilizados de acordo com o esquema padrão:
- com a chegada da primavera, compostos orgânicos e minerais são usados, substâncias à base de nitrogênio também são adequadas;
- no verão e no outono, eles mudam para fertilizantes de fósforo e potássio: eles são necessários para frutas de alta qualidade;
- matéria orgânica e cinzas são usadas durante a estação de crescimento.
Os fertilizantes são aplicados 3 a 5 vezes. Se você seguir o esquema acima, os arbustos irão deliciá-lo com uma colheita estável.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e depois dela, a alimentação deve ser diferente.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A variedade tem uma resistência inata à geada, no entanto, em algumas regiões da Rússia, os arbustos podem congelar ligeiramente. Estas são áreas com um clima severo e severo. Lá, os arbustos são recomendados para serem protegidos com um abrigo. A maioria dos jardineiros usa tecido não tecido. Você também pode escolher palha ou agrotex preto especial.
Doenças e pragas
Apesar da resistência do morango Arosa a infecções, algumas pragas e doenças podem afetá-lo. Para a profilaxia, o tratamento é realizado com uma mistura bordalesa ou é utilizada uma solução de "Fitosporina". Este é um medicamento comum e fácil de encontrar. Se forem encontrados vestígios de pragas na folhagem ou nos frutos, são usados inseticidas ou fungicidas.
As composições químicas podem ser usadas apenas antes da floração e após o ovário do fruto. Caso contrário, substâncias perigosas entrarão nas bagas. Os frutos desta variedade absorvem rapidamente os componentes tóxicos. Os remédios populares também apresentam bons resultados. Eles são usados se a doença ou infecção se espalhou para toda a plantação ou se o uso de produtos químicos for impossível.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
Existem várias maneiras de propagar uma planta. A primeira opção é dividir o mato. Nesse caso, apenas plantas saudáveis e grandes devem ser selecionadas. Ao dividir de uma cópia, vários arbustos de morango são obtidos.
A segunda maneira é usar antenas. Esta variedade produz uma quantidade moderada de bigodes que podem ser usados para fazer crescer a plantação. Este é um método conveniente e simples, mas esta opção de cultivo é muito desgastante para a planta.
Além disso, morangos de jardim Arosa podem ser propagados usando sementes. Muitos jardineiros consideram este procedimento bastante aceitável, apesar de ser um processo longo e trabalhoso. Ao escolher este método, você precisa seguir exatamente as técnicas agrícolas.