- Autores: Itália, gatil Coviro
- Sinônimos de nomes: Argentera
- O tamanho: médio e grande
- Peso: 25-40 gr
- Taxa de rendimento: Alto
- Termos de amadurecimento: meio-tarde
- Compromisso: congelamento profundo
- Descrição do arbusto: poderoso, densamente frondoso
- Cor de baga: laranja-rosa
- Resistência de inverno: inverno resistente
A Itália tem uma vasta experiência na criação de frutas e bagas e é considerada um dos principais "players" neste mercado. Os jardineiros de muitos países gostam de usar variedades italianas de morango, adaptando-as às suas condições, por exemplo, a variedade Argentera.
História de criação da variedade
Os morangos são cultivados na Itália para o mercado interno e para exportação durante todo o ano. O território do país possui várias zonas climáticas, por isso a colheita é feita ainda em janeiro (nas regiões do sul). O clima varia do subtropical ao temperado continental mais frio, para o qual se destina a variedade Argentera. Este recente desenvolvimento do canil italiano Coviro apresenta excelentes características de qualidade.
Descrição da variedade
Argentera é uma variedade de alta produtividade, resistente ao inverno, de frutificação tardia média com grandes bagos de uma tonalidade incomum laranja-escarlate. A fruta é doce, rica em açúcar. A variedade é pouco exigente para a qualidade do solo, tem boa adaptabilidade, mas é muito dependente da rega em tempo seco.
Termos de amadurecimento
Para criar um "transportador de frutos silvestres" sem fim, muitos jardineiros cultivam morangos em diferentes épocas de maturação. Argentera é uma variedade intermediária que rende cerca de 10 dias antes dos populares morangos Malvina de maturação tardia. As frutas vermelhas prontas para comer podem ser colhidas de julho a agosto.
Produção
Devido ao seu alto rendimento, Argentera se posiciona como uma variedade lucrativa para o cultivo comercial em campo aberto. As bagas praticamente não são rasas na última colheita. Avaliações de viveiros e jardineiros particulares falam de rendimentos impressionantes. A variedade distingue-se pela boa transportabilidade, os bagos densos não se enrugam, não escorrem durante o armazenamento e transporte. As bagas são óptimas para congelar durante o inverno - após a descongelação, mantêm a sua forma e o sabor excelente.
Bagas e seu sabor
Os arbustos poderosos e extensos da Argentina têm folhagem densa e pedúnculos longos que se dobram com o peso dos frutos. Os bagos de formato cónico regular têm dimensões praticamente uniformes em toda a frutificação: apenas grandes e médios, pesando 25-40 g, têm a superfície dos bagos brilhante e a polpa é densa e suculenta.
O teor de açúcar está acima da média: na escala Brix, o valor é 7,7. Os bagos são aromáticos, doces, com ligeiro azedume. Há evidências de que as bagas não absorvem açúcar e ficam mais soltas durante um verão frio e chuvoso.
Uma característica distintiva pode ser chamada de cor rosa-laranja, que se torna mais escarlate nos frutos muito maduros. Por ter uma cor tão clara, Argentera tem uma apresentação pouco atrativa e incomum para muitos, o que assusta alguns compradores.
Recursos crescentes
Como muitas variedades de alto rendimento, Argentera precisa de muita rega, especialmente durante os verões secos (água quente sob a raiz a cada 3 dias) e alimentação sazonal. Para o crescimento do arbusto e da folhagem, é necessário aplicar fertilizantes nitrogenados nos primeiros meses da primavera. Na época da floração, as plantas precisam de microelementos: a alimentação complexa será a melhor escolha. Após a colheita, é utilizada matéria orgânica - cinza de madeira ou fertilizante especial "Outono".
Seleção do local e preparação do solo
A plantação de morango deve estar localizada em local bem iluminado e ao abrigo dos ventos. Uma característica do Argenthera são arbustos poderosos com folhagem amplamente espalhada, portanto, no plantio, pelo menos 60 cm devem ser deixados entre as linhas e cerca de 35 cm entre as mudas.
A variedade é despretensiosa para a fertilidade e qualidade do solo, cresce bem mesmo em solos "pobres". Tal como acontece com muitas variedades, prefere-se a argila com pH neutro. O local é escavado cuidadosamente em 2-3 semanas. Cal ou uma mistura deve ser adicionada ao solo ácido: cinzas, esterco, farinha de dolomita.
Polinização
Argentera não exige nenhuma medida de polinização forçada do criador - a variedade é autopolinizada.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e depois dela, a alimentação deve ser diferente.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Derivado do clima continental, o Argentera tolera surpreendentemente os invernos não só na Europa Ocidental, mas também na Ucrânia e na Rússia. Mas se os meses de inverno são caracterizados por grandes diferenças de temperatura do degelo ao frio severo e uma pequena quantidade de neve, então as plantas devem ser cobertas com uma camada de cobertura morta e agrofibra.
Doenças e pragas
Os produtores italianos criaram uma variedade muito resistente que resiste com sucesso às principais doenças e pragas. Pode ser ligeiramente afetado pela requeima e murcha. Para fins de prevenção, é possível tratar os arbustos com líquido bordalês antes do início do inverno ou início da primavera.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar gravemente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
Argentera forma um número médio de bigodes, com os quais se recomenda propagá-lo. Os pedúnculos são retirados dos arbustos selecionados para reprodução para que toda a força da planta vá para a formação das rosetas. Rosetas com raízes emergentes são enraizadas em copos com solo nutritivo diretamente no bigode ou cortadas e enraizadas separadamente. No final de julho - início de agosto, os soquetes podem ser plantados.