- Gosto: doce e azedo
- O tamanho: médio Grande
- Peso: 30-40 g
- Taxa de rendimento: Alto
- Produção: mais de 600 g por arbusto
- Termos de amadurecimento: médio
- Compromisso: universal
- Descrição do arbusto: compacto
- Cor de baga: vermelho profundo com brilho
- Resistência de inverno: Alto
Amuleto de morango é uma das poucas variedades adequadas para iniciantes. Ela cresce e dá frutos bem com manutenção mínima, e também pode ser cultivada em climas frios.
Descrição da variedade
O amuleto pertence ao grupo das variedades semi-renovadas de tamanho médio. Seus arbustos são compactos, não ocuparão muito espaço no local. A planta dá um pequeno bigode, mas isso é tanto um ponto positivo quanto negativo. A vantagem é que sair é muito mais fácil, já que não é necessário cortar constantemente um bigode que cresce ativamente. Por outro lado, a reprodução por este método será problemática.
A folhagem do Amuleto é muito brilhante, de um verde suculento. Os pratos são bastante grandes, as nervuras são pronunciadas. Os morangos florescem abundantemente, há muitas flores.
Termos de amadurecimento
Em termos de maturação, o Amuleto de morango é mediano. Pode começar a dar frutos tanto em julho como em agosto, aqui é preciso atentar para as condições climáticas da região. Por ser uma variedade meio remanescente, a segunda frutificação pode ocorrer no outono. É verdade que não será assim em todas as estações.
Regiões em crescimento
O Amuleto de Morango resiste perfeitamente à geada e à seca. Foi originalmente criado para o clima frio e rigoroso. Portanto, a prioridade aqui serão os Urais e a Sibéria. No entanto, a variedade descrita, se desejada, pode ser cultivada em qualquer outro território.
Produção
O amuleto dá boas colheitas. Pelo menos 600 gramas de bagas são colhidas de um arbusto. E com o aprimoramento da tecnologia agrícola, os indicadores só aumentarão.
Bagas e seu sabor
Os morangos têm uma forma regular e ligeiramente alongada, o que é clássico para a maioria das variedades. Os bagos são de um vermelho intenso, brilham com eficácia ao sol e depois da chuva. A superfície é coberta por um grande número de pequenas sementes amarelas. Bagas de tamanhos diferentes geralmente crescem no mesmo arbusto. Existem espécimes médios e também existem espécimes maiores. O peso da fruta é de 30-40 gramas, mas os primeiros frutos maduros podem pesar 60 gramas.
A polpa densa tem uma cor vermelha apetitosa e também é muito suculenta. Frutas doces e ácidas emitem um aroma pronunciado de morango que pode ser ouvido até mesmo no jardim. Apesar do sabor amargo, a variedade Amuleto pertence à subespécie morango para sobremesa. Os frutos colhidos são bem transportados. Não estão sujeitos a trituração, não escoam durante o transporte. Se falamos de uso doméstico, compota, limonada de morango, compota são feitas das frutas. As frutas silvestres são freqüentemente congeladas para serem servidas durante todo o inverno.
Recursos crescentes
O Amuleto de Morango pode ser plantado na primavera ou no verão. Se for primavera, opta-se pelo plantio no final de abril e, se for verão, no final de agosto. O plantio pode ser bastante denso, já que os arbustos não precisam de muito espaço. A distância entre os furos é de 30 cm, para o espaçamento das filas é necessário deixar 50 cm, as filas devem ser posicionadas de norte a sul. Os arbustos plantados devem ser cobertos com grama.
A irrigação será o principal ponto de crescimento do Amuleto. Deve ser feito com freqüência, assim que o solo estiver seco. Os arbustos são regados por aspersão. Após a irrigação, o substrato deve ser afrouxado. Deve-se notar que as ervas daninhas sempre crescem em abundância perto dos morangos. Eles devem ser limpos regularmente.
Seleção do local e preparação do solo
O amuleto precisa de muito sol para que as bagas ganhem a doçura necessária. A planta é plantada em solo plano, contra-indicações em morros ou encostas. É melhor usar solo franco-argiloso médio ou arenoso. O meio deve ser ligeiramente ácido, quase neutro.
O preparo do solo é feito antes mesmo do plantio, no outono. O terreno está arado e nivelado. A qualidade do substrato é aumentada com húmus ou composto. Durante o plantio, o solo é fertilizado com superfosfato e sal de potássio.
Polinização
Os morangos, que são cultivados ao ar livre, são polinizados pelo vento e pelas abelhas. Algumas colmeias podem ser colocadas em grandes áreas. Se a cultura cresce em uma estufa, ela deve ser polinizada independentemente - com a ajuda de um ventilador ou uma escova macia.
Top curativo
A fertilização da safra começa em abril. Na primavera, ela precisa de muito nitrogênio, por isso é recomendável adicionar matéria orgânica ao solo. No período de maio, as plantas são fertilizadas com compostos à base de fósforo e potássio. Além disso, os morangos desta variedade respondem bem à alimentação com fermento, produtos lácteos fermentados e cinzas.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e depois dela, a alimentação deve ser diferente.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Se a temperatura do ar no inverno não cair abaixo de -25, então os arbustos do Amuleto não podem ser cobertos, basta apenas cobri-los com cobertura morta. Em caso de invernos rigorosos, são colocados arcos nas plantações, que são então cobertos com material de cobertura.
Doenças e pragas
O amuleto tem uma imunidade muito forte. Com bom cuidado e sem espessamento, os arbustos não adoecem e não são afetados por pragas, incluindo os ácaros do morango.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
A maneira mais rápida de propagar morangos é com bigode. No entanto, o amuleto tem poucos deles, então você não pode esperar uma abundância de novos arbustos. Na maioria das vezes, as plantas dessa variedade são propagadas pela divisão do arbusto. Para isso, leve arbustos de 2 a 4 anos, somente os saudáveis. No rebento correto haverá uma roseta, bem como raízes fortes. O procedimento de divisão é realizado em agosto. Às vezes, o Amuleto é propagado por sementes, mas o processo é longo e trabalhoso.