- Autores: Itália, "Frutas Novas"
- Gosto: doce
- O tamanho: médio Grande
- Peso: 25-30 gr
- Taxa de rendimento: médio
- Produção: 1-1,2 kg por arbusto
- Reparabilidade: Não
- Termos de amadurecimento: cedo
- Compromisso: universal
- Descrição do arbusto: densamente frondoso, bastante poderoso, compacto
Alba é um maravilhoso imigrante de origem italiana, um dos mais brilhantes representantes das variedades de frutos grandes, muito valorizadas entre os jardineiros russos. Os chamados morangos são, na verdade, morangos de jardim, que se espalharam pela Europa, países vizinhos e se estabeleceram firmemente na Rússia.
História de criação da variedade
A variedade Alba foi patenteada pelos criadores da empresa italiana New Fruits em 2003. A tarefa atribuída - o desenvolvimento de uma forma com frutas grandes e saborosas - foi concluída com sucesso pelos cientistas, o que acabou levando à incrível popularidade da variedade. Além disso, Alba possui as mais altas qualidades comerciais e transportáveis. Em conjunto, tudo isso explica sua onipresença. Para obter o resultado final, os criadores utilizaram o Cal. 97,85-6 e Albion.
Descrição da variedade
Alba é caracterizada por um arbusto poderoso e vigoroso com uma bela folhagem verde brilhante. Planta com altura de até 35 cm, pedúnculos longos, alojando-se durante o amadurecimento dos frutos. O mato não é muito prolífico e não deixa crescer muito bigode para se prover autonomamente da junção do território vizinho. A folha é bastante grande, o que torna o processo de fotossíntese mais ativo.
Termos de amadurecimento
A planta pertence à maturação precoce: os períodos de floração e frutificação ocorrem no final de maio - início de junho. Nas prateleiras do varejo, Alba pode ser vista uma das primeiras, por exemplo, nas regiões sul, a colheita começa no final da segunda década de maio e termina nos últimos dias dela.
Regiões em crescimento
Alba se sente bem no clima continental das regiões do sul da Federação Russa, Bielo-Rússia, Ucrânia e países europeus. A variedade está incluída nos Cadastros Estaduais de Plantas cultivadas nos territórios indicados, onde é conhecida em código próprio:
na Rússia - NF 311;
na Bielo-Rússia - Alba;
na Ucrânia - NF 311.
A variedade é adequada para cultivo na região do Cáucaso do Norte, em Brest, Vitebsk, Gomel, etc. Adaptada às condições do clima continental e temperado continental.
Produção
A variedade pertence à classe média em termos de rendimento - sob condições ideais, 1–1,2 kg é colhido do mato, mas na prática, muito depende do tempo e das características climáticas de uma determinada área. Em climas temperados, não é possível obter mais de 700 g de bagas de um arbusto.
Bagas e seu sabor
Alba é um híbrido médio-grande com frutos notáveis, em termos de características técnicas e gustativas:
a cor das bagas é vermelho vivo;
forma - cônica;
tamanho da fruta - médio-grande;
Peso - 25-30 g, sabor adocicado, com acidez leve e agradável.
Honeycomb tem um aroma de baga médio-pronunciado com uma polpa densa e suculenta.
Recursos crescentes
Uma das qualidades positivas da variedade, os jardineiros chamam de resistência à seca. A qualidade é excelente, mas afeta a comercialização e o sabor. Com a falta de umidade, os bagos perdem turgor (elasticidade) e suculência. Para evitar que isso aconteça, é necessária rega adicional.
Seleção do local e preparação do solo
Morangos de jardim, em particular Alba, precisam de lugares ensolarados em solos férteis. As condições favoráveis são a proteção organizada das massas de ar frio. Além disso, a baga não tolera a proximidade com o lençol freático nas proximidades.
Para o plantio de mudas jovens, as parcelas são preparadas preliminarmente e são realizadas as seguintes atividades:
meio mês antes do plantio, o solo deve ser cavado, as raízes das ervas daninhas perenes devem ser removidas;
fertilizantes complexos e matéria orgânica são introduzidos no solo - 50 gramas de nitroammofoska e um balde de húmus, composto por sq. m.;
no final do período, as marcações são feitas - as linhas são marcadas com corredores de 0,6 m. A distância entre os arbustos é de 0,3 m.
Cada buraco deve ter uma profundidade de 0,2 m - um punhado de cinzas de madeira e matéria orgânica, bem como uma pitada de nitrophoska, são adicionadas ao buraco. Os fertilizantes são misturados com o solo, um monte baixo é feito e, em seguida, é adicionada água ao buraco. As delicadas raízes são esticadas com muito cuidado, colocam o arbusto em um monte e adormecem, compactando e derramando o solo. Em um lugar, a planta permanece até 2-3 anos
Polinização
A polinização ocorre naturalmente. O doce perfume atrai abelhas, abelhas, borboletas, mariposas e outros insetos.
Top curativo
Eles começam a alimentar as plantações com o solo aquecendo até 8-10 ° C. Os fertilizantes são aplicados após a rega. Os arbustos são tratados com um composto de iodo - cerca de 7 a 10 gotas por balde de 10 litros de água limpa. O evento é realizado com tempo calmo durante a noite ou no início da manhã. Este tratamento é repetido mais algumas vezes antes do início do período de frutificação. O procedimento evita o aparecimento de bolor cinzento. Uma semana depois, os arbustos são alimentados com uréia - 1 colher de sopa. eu. em um balde de água a uma taxa de 0,5 litros de solução sob um arbusto.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e após ela, a alimentação deve ser diferente.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Alba é uma variedade resistente ao inverno que pode suportar temperaturas de até -30º C sob uma boa cobertura de neve.
Doenças e pragas
A planta tem maior resistência aos ataques do oídio e resiste com sucesso às manchas marrom e branca, bem como à podridão negra. Mas o tratamento preventivo com fungicidas, inseticidas contra antracnose e nematóides é necessário.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar gravemente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
Alba se reproduz com sucesso de três maneiras, e tudo está à disposição dos jardineiros.
Reprodução por sementes. Não funcionará remover suas próprias sementes do híbrido, uma vez que os descendentes não retêm qualidades maternas. As sementes sempre podem ser encontradas comercialmente. Eles são estratificados e germinados em fevereiro-março. As sementes de variedades de frutos grandes, como a Alba, germinam muito lentamente, por isso são embebidas antes da semeadura.
Semear sementes no solo. Isso é possível depois de tomadas todas as medidas necessárias: preparação dos recipientes, desinfecção do solo, organização das condições de iluminação e temperatura. As sementes são pré-semeadas em um recipiente comum de 15 cm de altura e uma estufa é organizada. Após a germinação, uma picareta é necessária. Antes da semeadura, o solo é aquecido ou derramado com preparações especiais.
Dividindo o arbusto e separando os bigodes enraizados. Métodos que são populares devido à escassez de material de plantio e devido à sua simplicidade. Um arbusto saudável, em que 2-3 topos com rosetas são formados, são desenterrados e as rosetas são cuidadosamente separadas, protegendo cuidadosamente as raízes de danos. Cada saída é imediatamente plantada na cova preparada, não esquecendo a rega. Quanto ao bigode enraizado, a situação é ainda mais simples aqui. Uma roseta é formada no final de cada bigode. Se você deixá-lo no chão, depois de um tempo ele criará raízes. Resta apenas removê-lo cuidadosamente com um pedaço da terra, cortar do bigode e transplantá-lo para o buraco preparado.
Jardineiros inexperientes podem tentar todos os três métodos - para alguns, uma opção funcionará, outros gostarão de outra.
Visão geral da revisão
Uma análise de várias avaliações mostrou uma opinião positiva dos jardineiros sobre o híbrido. Muitas pessoas gostam de sua maturidade precoce. Quem cultiva morangos para venda fica satisfeito com as elevadas qualidades comerciais da Alba: a beleza e o brilho da baga, o seu sabor agradável, bem como a sua excelente transportabilidade.