Tudo sobre propagação de morangos com bigode
Sem dúvida, todo residente de verão especializado no cultivo de morangos de jardim tem como objetivo principal a reprodução dos arbustos mais fortes e frutíferos. Como mostra a prática de longo prazo, esta é a maneira de maximizar o rendimento. Com base nisso, vale a pena estudar tudo relacionado à propagação do morango com bigode. Não é segredo que este método de criação da cultura descrita é um dos mais eficazes e, portanto, amplamente difundido.
Vantagens e desvantagens
Existem várias opções para o cultivo do morango: pela divisão do arbusto, pelas sementes e, claro, pela reprodução do bigode. Na prática, o último método é o mais frequentemente preferido. No entanto, deve-se notar que as variedades remanescentes costumam ter problemas com a liberação de brotos. Para eles, portanto, dividir os arbustos será o mais adequado.
Levando em consideração todas as características, o método descrito pode ser chamado de universal com segurança. Ele permite que os jardineiros resolvam vários problemas simultaneamente.
Em particular, é sobre o fato de que, sem a necessidade de comprar mudas, você pode criar uma nova ou atualizar completamente uma baga existente, bem como trazer uma nova variedade. Os principais benefícios da criação de bigodes incluem os seguintes pontos importantes:
-
não há necessidade de recipiente especial para mudas;
-
não há necessidade de semear e germinar;
-
os custos financeiros são reduzidos ao máximo, levando em consideração o fato de que o material de plantio não é comprado;
-
nenhuma estufa ou construção de estufa é necessária;
-
as mudas, na esmagadora maioria dos casos, criam raízes rapidamente;
-
as principais qualidades da variedade são preservadas;
-
o método é adequado até mesmo para a criação de híbridos, que muitas vezes são incapazes de transferir suas qualidades varietais para a prole quando reproduzem com sementes.
Uma das principais desvantagens do método considerado para propagar morangos é a capacidade das mudas resultantes de herdarem doenças da "fonte". No entanto, tais consequências podem ser niveladas no estágio de escolha dos arbustos-progenitores. Com uma abordagem competente, espécimes saudáveis serão selecionados e um crescimento de alta qualidade aparecerá.
Regras fundamentais
No processo de crescimento, os arbustos de morangos de jardim desenvolvem bigodes com pequenos arbustos, nos quais suas próprias raízes se formam à medida que se desenvolvem. São esses processos, chamados de rosetas, que são o material ideal para o plantio e propagação.
Na prática, muitos jardineiros, ao usar essa técnica, preferem confiar em suas preferências e conselhos de amigos, muitas vezes ignorando as regras básicas da tecnologia agrícola.
Para evitar erros graves, bem como para garantir uma boa colheita de morango na transferência e expansão do fruto, bem como no cultivo de novas variedades, é altamente recomendável focar nos pontos-chave.
-
Eles usam soquetes excepcionalmente saudáveis e mais desenvolvidos que não apresentam defeitos.
-
Arbustos com frutos não podem ser fonte de material de plantio.
-
Os espécimes maternos devem ser determinados com antecedência, eliminando-os das inflorescências e do crescimento excessivo.
-
Como mostra a prática, ao usar arbustos para colheita e mudas, sua fertilidade diminui em 30%. Ao mesmo tempo, as próprias bagas tornam-se menores e perdem o sabor.
O método de criação descrito é, em essência, um processo bastante simples.No entanto, existem várias nuances que merecem atenção especial. Os erros mais comuns incluem vários pontos.
-
Corte prematuro dos bigodes antes da formação de um sistema radicular completo.
-
Falta de controle sobre o crescimento do bigode. Se houver muitos pontos de venda, eles, como regra, serão pequenos, fracos e incapazes de se enraizar completa e rapidamente depois de assentados.
-
O replantio repetido, que danifica as raízes e enfraquece a planta.
-
Plantar rebanhos jovens em caso de calor ou umidade excessiva. No primeiro caso, queremos dizer o risco de enfraquecimento do sistema imunológico e, no segundo, a ocorrência de fungos e outras infecções.
E também vale citar o solo despreparado. É importante lembrar que uma das regras para o cultivo de morangos é o pH neutro.
Cronometragem
Acredita-se que a época mais apropriada, quando os morangos fornecem o material de reprodução da mais alta qualidade, é o início do verão. Naturalmente, o fator determinante neste caso serão as características climáticas da região. Jardineiros experientes, quando plantam bagas e, em particular, quando plantam, preferem orientar-se não pelo calendário, mas pelo estado das mudas preparadas.
Sabe-se que as primeiras raízes surgem em junho. Ao mesmo tempo, eles são separados do arbusto-mãe o mais tardar após 8 semanas.
Se estamos falando sobre a Rússia central, então os espécimes jovens são enraizados pelo menos até o final do segundo mês de verão, mas não depois dos últimos dias de agosto. Acontece que o material é plantado em meados do verão. É importante lembrar que mudas de qualidade devem atender a certos requisitos.
-
A roseta tem pelo menos 4 folhas fortes e é bem desenvolvida.
-
O arbusto conseguiu adquirir um sistema radicular (existem raízes bastante poderosas, a partir dos 7 cm).
Os jovens plantados no verão terão tempo para se adaptar totalmente e ficar o mais forte possível antes do início do frio. Já no próximo verão, este morango vai dar a sua primeira colheita. Entre outras coisas, vale a pena considerar que o transplante é melhor feito de manhã, à noite ou com tempo nublado.
Escolhendo um arbusto-mãe
É importante notar que os arbustos de morango do jardim crescem nas parcelas durante 3 anos. A prática tem demonstrado que seu uso posterior é impraticável do ponto de vista da colheita, uma vez que as plantas enfraquecem significativamente com a idade, começam a ter um fraco desempenho e perdem suas qualidades reprodutivas.
Com base nisso, é necessário determinar em tempo hábil os arbustos com o melhor pool genético. São eles que se tornarão maternos no futuro.
Regras básicas para a seleção de células rainha boas.
-
No primeiro ano de vida, os brotos são cortados em todos os arbustos, o que obriga as plantas a concentrarem suas forças na colheita. Neste momento, as atenções estão voltadas para o desenvolvimento dos arbustos, sua floração e fertilidade. E também o tamanho e o sabor das bagas serão o fator determinante.
-
Como maternos, são selecionados espécimes que mostraram seu melhor lado durante a frutificação.
-
É importante atentar para a resistência das plantas às doenças.
-
Recomenda-se marcar os arbustos selecionados de qualquer maneira conveniente para o jardineiro. Como regra, fitas ou pinos comuns são usados.
Além de tudo isso, deve-se observar que, no segundo ano de vida, os brotos e as inflorescências devem ser removidos dos espécimes maternos. Isso permitirá que o arbusto canalize o máximo de energia para a formação e desenvolvimento de saídas fortes e saudáveis.
Encaixe de bigode
Em primeiro lugar, é importante considerar que para obter mudas fortes de um bigode que proporcionem uma boa colheita, é recomendável esperar um ano. Os arbustos muito jovens, via de regra, não são capazes de fornecer um número suficiente de galhos fortes.
Nos bigodes que aparecem após o início da estação de crescimento, é retirado o material da chamada primeira linha. Essas rosetas estão a uma distância mínima da planta-mãe e têm um forte sistema radicular próprio, bem como uma parte externa impressionante. Todos os outros processos são removidos, o que economiza a força do licor-mãe.
Freqüentemente, os jardineiros experientes preferem deixar apenas um, o maior, crescimento. Elementos da "segunda linha" são relevantes no caso de uma escassez aguda de mudas.
Após a seleção dos segmentos adequados para propagação, é necessário evitar o aparecimento de rosetas das seguintes ordens (linhas). E também na hora de escolher um bigode, é importante lembrar que os arbustos mais adequados não terão mais de 2 anos. Como mostra a prática, as plantas mais velhas dão uma prole fraca.
Mudas em crescimento
O sinal para preparar a muda para a separação da chamada base será o aparecimento de suas raízes. Depois disso, as rosetas são fixadas ao solo com uma pequena depressão. Em seguida, as mudas precisam de manutenção, realizada de acordo com o esquema padrão. É importante considerar que algumas semanas antes de plantar os outlets em um local permanente, eles devem ser cortados do arbusto-mãe. É melhor cortar o corte mais próximo da própria saída, para que, no futuro, nenhuma energia seja desperdiçada em processos desnecessários.
Em situações em que as tomadas estão em canteiros com cobertura morta ou cobertas, elas devem ser separadas enquanto não estiverem enraizadas.
Ao mesmo tempo, eles são imersos em misturas bioestimulantes por um dia. Também é possível usar potes de turfa, nos quais os alvéolos para a formação do sistema radicular são colocados sem separação do licor-mãe. Para acelerar o processo de enraizamento, são usados estimulantes de crescimento.
Existe outra forma de preparar mudas com a opção de melhoramento descrita. A sua peculiaridade reside no facto de o bigode ser cortado antes mesmo de as raízes se formarem nos jovens. O procedimento neste caso envolve várias etapas.
-
Rosetas cortadas são colocadas em turfa pré-umedecida. É conveniente usar pastilhas de turfa especiais.
-
As mudas são colocadas em uma bandeja com água.
-
A palete é coberta por uma tampa transparente.
-
Devido ao microclima ideal, o enraizamento ocorre muito rapidamente, o que é importante nos casos em que é impossível plantar as bagas a tempo.
Independentemente de as mudas serem cultivadas em campo aberto ou nas mini-estufas descritas, é importante monitorar constantemente o nível de umidade. Refere-se à rega das mudas ou à constante adição de água no referido recipiente com potes. A seca ou o alagamento devem ser evitados. Se as mudas já foram colocadas no solo, é necessário regar a cada 2-3 dias. Paralelamente, é necessária a fertilização com fertilizantes nitrogenados. Se arbustos jovens crescem próximos às plantas-mãe, então ao redor dos primeiros é necessário soltar o solo com cuidado.
Aterrissagem
Se você abordar corretamente a propagação de morangos dessa forma, o jardineiro não será apenas capaz de atualizar e expandir, se necessário, sua baga. Isso também permitirá que ele faça uma boa colheita. O principal é plantar corretamente um bigode, o que por si só vai determinar o rendimento dos arbustos futuros.
Muitas vezes surge a questão de exatamente onde plantar. É importante considerar que as áreas de plantio devem ser bem iluminadas e aquecidas. Se os morangos estiverem à sombra, os frutos não serão apenas pequenos, mas também sem sabor.
Como mostra a prática, a opção ideal é a presença de proteção para os canteiros do lado norte em forma de arbustos ou prédios.
Um ponto igualmente importante é a ordem de plantio. Portanto, não é recomendável escolher locais para as mudas nas quais elas cresceram anteriormente:
-
tomates;
-
pepinos;
-
batata;
-
abóbora;
-
Pimenta;
-
berinjela e abobrinha;
-
framboesas;
-
lírios e rosas.
Os precursores adequados incluem cebolas e alho, bem como raízes vegetais (rabanetes, beterrabas e cenouras). Paralelamente, é importante notar que a baga descrita é exigente na umidade do solo. No entanto, a localização das águas subterrâneas perto da superfície pode ser um fator negativo.
Preparação
Esse processo deve começar alguns dias antes do desembarque.
Uma atenção especial é dada ao estado do solo, que deve ser macio e solto.
É necessário criar condições ótimas para as mudas.
-
Desenterre a área de pouso até a profundidade da baioneta.
-
Remova completamente todas as ervas daninhas (sempre com rizomas), bem como detritos e pedras, inclusive as pequenas.
-
Adicione cinzas de madeira a uma taxa de cerca de 300 g por 1 metro quadrado, bem como serragem e turfa (balde por metro quadrado).
-
Usando um forcado, desenterre os aditivos adicionados.
É permitido introduzir não apenas matéria orgânica no solo, mas também substâncias minerais. Pode ser superfosfato (40 g de substância por 1 m2) ou fertilizantes complexos.
Desembarque
Inicialmente, é importante observar que a transferência das mudas é melhor realizada à tarde ou pela manhã. Neste caso, podem ser colocados separadamente, bem como em filas ou em forma de ninhos.
O esquema do tapete prevê a aterrissagem de maneira caótica.
Na prática, os jardineiros geralmente optam por duas opções de plantio em linha.
-
Linha única com espaçamento de 25 cm entre as mudas e espaçamento de 60-80 cm.
-
Duas linhas, em que o espaçamento entre os arbustos e o espaçamento entre linhas será o mesmo, e a distância entre as linhas é de 30 a 40 cm.
Por si só, o procedimento para plantar mudas de morango no solo é o seguinte.
-
Corte a saída a 10 cm do arbusto. É importante que ela tenha um bigode de cerca de 20 centímetros.
-
Faça uma desinfecção completa do estoque novo que está sendo plantado. Para fazer isso, as raízes das mudas são colocadas por 10 minutos em uma solução especial (sal de cozinha - 3 colheres de sopa. L., Vitríolo - 1 colher de chá. Por 5 litros de água).
-
Prepare os poços de acordo com o esquema selecionado e despeje-os na proporção de 500-700 ml de água morna para cada um.
-
Coloque a muda no buraco de forma que o “rabo” fique no topo e o “pé” fique imerso no substrato. Neste caso, o núcleo deve estar ao nível da superfície. Se for imerso no solo ou deixado alto, ele apodrecerá ou secará de acordo.
-
Regue as mudas abundantemente, o que iniciará o processo de enraizamento quase imediatamente.
-
Verifique o ajuste correto. Você pode selecionar qualquer buraco e, com um pouco de esforço, arrancar a muda, que não terá que ser arrancada do chão.
Novas linhas podem ser criadas simplesmente guiando o bigode para onde as rosetas precisarão ser enraizadas e protegendo-as. Ou seja, não é necessário transplantá-los.
Cuidados de acompanhamento
Atenção especial deve ser dada aos pontos de venda que foram plantados em agosto, ou seja, no final do verão, pois devem ser monitorados de perto, até as primeiras ondas de frio. O cuidado adequado envolve certas ações.
-
Os canteiros de mudas devem ser recobertos com um material transparente que proporcione proteção contra chuva e luz solar.
-
Os morangos requerem rega regular, tendo em conta que se consome 1 litro por cada arbusto.
-
Após a rega, o corredor deve ser afrouxado com a colheita de ervas daninhas que acompanha.
-
Para evitar a evaporação excessiva, as áreas entre as fileiras são cobertas com cobertura morta.
-
Um mês após o plantio dos filhotes, a alimentação é obrigatória. Depois de adicionar sulfato de potássio ou aditivos complexos para frutas silvestres ao solo, é necessário bater os arbustos com cuidado.
-
As camas são isoladas para o inverno. Uma das melhores opções seria usar agulhas de pinheiro, que protegem bem as plantas da geada e ao mesmo tempo não interferem na penetração do ar.
Outro ponto importante é levar em consideração as condições climáticas em cada etapa do cultivo do morango.
Assim, se o desembarque ocorreu próximo ao início do outono, e o abrigo acima da mata jovem já foi retirado, os canteiros terão que ser regados com menos frequência devido às chuvas.
O comentário foi enviado com sucesso.