Tudo sobre morango e mudas de morango
No momento, em lojas especializadas e na internet, você encontra facilmente mais do que uma vasta gama de materiais de plantio. Graças a esta variedade, tornou-se moda cultivar morangos de jardim, inclusive a partir de sementes. A propagação de morangos por mudas é um processo bastante interessante. Refira-se que esta abordagem ao cultivo de frutos silvestres permite preservar todas as propriedades da variedade. Ao mesmo tempo, é importante ter certos conhecimentos e habilidades para cultivar mudas e cuidar com competência delas até que sejam transferidas para o solo.
O que é isso?
A maioria das espécies de morango é propagada vegetativamente. Na maioria das vezes, os jardineiros modernos optam pelo cultivo de frutas silvestres com bigode, mas com menos frequência recorrem ao método de divisão do arbusto. Mas, infelizmente, mais cedo ou mais tarde essas opções perdem quase completamente sua eficácia. A situação é semelhante devido ao fato de que os animais jovens inevitavelmente acumulam doenças durante a reprodução.
E a única saída racional hoje é comprar material de plantio de alta qualidade. Podem ser sementes e as próprias mudas de morango. No entanto, deve-se ter em mente que as mudas compradas nem sempre justificam plenamente as expectativas. É por isso que jardineiros experientes preferem cultivar mudas por conta própria de:
-
sementes;
-
bigode;
-
tomadas.
Na prática, a maneira mais fácil é arrancar o bigode.
O procedimento consiste em cortar os brotos mais fortes e colocá-los em pastilhas de turfa. Este último deve estar em uma panela com água e coberto com material transparente. O resultado é uma pequena estufa com microclima adequado.
Aplicar o método de soquete é um processo muito demorado e trabalhoso. Nesse caso, a principal vantagem será o desenvolvimento de uma planta jovem em seu ambiente natural. Isso, por sua vez, contribui para o desenvolvimento de imunidade persistente enquanto mantém todas as qualidades varietais. O cultivo de mudas a partir de sementes (adquiridas ou coletadas independentemente) também pode exigir algum esforço e tempo no estágio inicial.
Plantando morangos para mudas
Deve-se lembrar que a qualidade do futuro material de plantio depende da correta implementação de todas as medidas agrotécnicas. É por isso que para o cultivo de mudas de morangos remanescentes Victoria e quaisquer outras variedades durante a propagação por sementes, você deve seguir estritamente as recomendações básicas. Do contrário, dificilmente será possível obter mudas boas e fortes com garantia de manutenção das características varietais.
A princípio, todos os procedimentos podem ser realizados em casa, desde que haja o momento da semeadura e os devidos cuidados com as futuras mudas.
Cronometragem
Uma das principais tarefas do jardineiro é a implementação oportuna de todas as etapas. Por exemplo, o plantio no solo pode ser realizado no outono. Tais obras, não apenas no outono, mas também na primavera e no verão, têm suas próprias características. Se estamos falando de sementes para mudas, então jardineiros e jardineiros experientes acreditam que é melhor semear na primavera, a saber: de fevereiro a março. Nesse caso, o fator determinante serão as condições climáticas da região, bem como as peculiaridades do clima em um determinado momento.
Ao escolher a época de plantar, deve-se levar em consideração o início do calor sustentado, bem como o aumento da atividade solar. Então, por exemplo, nas regiões do sul, eles começam a semear no início de fevereiro. Para a Rússia central, a época ideal é o início do primeiro mês da primavera. Se estivermos falando sobre a Sibéria, os Urais e a região de Leningrado, as safras caem no final de março - início de abril. A propósito, jardineiros experientes são guiados pelo calendário lunar ao determinar o momento do trabalho agrotécnico.
Priming
Para o estoque jovem de morangos de jardim, a melhor opção é solo solto, o mais leve possível e, claro, nutritivo (é dada preferência a solo levemente ácido ou neutro). E também a lista de condições necessárias inclui boa permeabilidade à água e ventilação. Agora você pode comprar um substrato pronto para mudas, e muitas vezes há um solo especial à venda especificamente para morangos.
Naturalmente, a composição de solo mais adequada pode ser preparada independentemente de acordo com várias receitas. Uma das opções populares prevê a presença de húmus, areia e turfa na proporção de 1: 1: 3. Uma alternativa seria um substrato de 2 partes de gramado, 1 parte de areia e um volume semelhante de turfa. E a seguinte mistura também é comum:
-
terra do gramado - 2 partes;
-
areia e turfa - 1 parte cada;
-
composto ou húmus - ½ parte;
-
cinza de madeira - ½ vidro para cada 5 litros de solo.
A propósito, mudas de morango se desenvolvem bem no solo para violetas e begônias de ambiente.
Capacidade
Você pode semear morangos em um recipiente comum e usando o método de cassete. A propósito, os copos comuns podem se tornar uma alternativa aos cassetes especiais. No primeiro caso, por exemplo, são utilizados com sucesso recipientes para alimentos, cuja altura ideal é de 7 a 10 cm.
Além de cassetes, comprimidos e potes de turfa também são amplamente usados. Como mostra a prática, ao escolher recipientes grandes o suficiente da lista de medidas agrotécnicas necessárias, será possível excluir uma pick. Não retire as contas e recipientes caseiros de recipientes de leite, caixas de ovos (gaiolas) e outros materiais de sucata.
Preparação
É importante levar em consideração que as sementes de morangos de jardim são classificadas como bastante semelhantes. Erros cometidos durante a aterrissagem podem levar ao fato de que, em geral, não eclodirão. Evitar tais situações permitirá uma preparação competente do material de plantio para o cultivo de morangos. Naturalmente, ao realizar todos os trabalhos previstos pela tecnologia, a desinfecção do instrumento será obrigatória.
Um dos pontos-chave da fase preparatória é a estratificação preliminar. Trata-se de manter o material em condições de baixa temperatura e umidade por um mês. O algoritmo de ações neste caso é o seguinte.
-
Coloque um algodão em um pequeno recipiente e umedeça-o.
-
Transfira as sementes com cuidado para o disco.
-
Cubra o material com uma segunda almofada de algodão umedecida.
-
Coloque o recipiente no saco, deixando ar suficiente.
-
Transfira o pacote para uma sala com temperatura de 1 a 4 graus Celsius. A melhor opção é uma geladeira comum.
-
Abra a bolsa todas as semanas para garantir o acesso ao ar.
Especialistas e jardineiros experientes recomendam submeter as sementes a processamento adicional após a estratificação. Isso significa que imediatamente antes de transferir o material para o solo, ele deve ser colocado em uma solução que estimule o crescimento e a germinação.
Métodos de semeadura
Depois de esperar o momento ideal, depois de ter preparado as sementes, os recipientes e a mistura de solo de acordo com todas as regras, pode proceder diretamente ao plantio. A tecnologia, neste caso, prevê a implementação de ações simples.
-
Faça furos no recipiente, se necessário, e coloque uma camada de drenagem.
-
Encha o recipiente com terra, deixando cerca de 2-3 cm até a borda.
-
Irrigue o solo com um borrifador.
-
Semeie as sementes em intervalos de 2 cm, usando um palito de dente comum ou uma pinça pequena. É importante lembrar que devido ao tamanho das sementes, somente a semeadura rasa é permitida.
-
Regue o solo.
-
Cubra o (s) recipiente (s) com papel alumínio ou vidro.
-
Assine futuras mudas.
-
Coloque os recipientes em um local quente e bem iluminado.
Além do método clássico descrito, muitos jardineiros também usam com sucesso os seguintes métodos de plantio de sementes, que garantem a capacidade de cultivar mudas de alta qualidade.
-
Em tabletes de turfa prensada e não tecido de alta qualidade. Como já foi observado, a escolha de recipientes volumosos permitirá que você faça isso sem sentar.
-
Em linhas - uma opção muito semelhante à padrão. A uma distância de 2-3 cm entre si, é necessário fazer carreiras com depressão não superior a 5 mm. Depois disso, as sementes são colocadas em incrementos de 1,5-2 cm e levemente pressionadas no solo.
-
Na neve. O tamanho mínimo do material de plantio muitas vezes não permite que ele seja distribuído uniformemente no solo. Porém, em uma superfície branca, as sementes são bem visíveis. Outra vantagem desse método é que, à medida que a neve derrete, as sementes são puxadas para o solo até a profundidade necessária.
Cuidados de acompanhamento
É inegável que as mudas devem ser devidamente cuidadas, criando condições favoráveis para o crescimento e desenvolvimento ativo das futuras mudas de morango. E estamos falando de todas as etapas: tanto antes do aparecimento das primeiras mudas de sementes, quanto depois. Ao mesmo tempo, é importante levar em consideração todas as necessidades dessa cultura um tanto caprichosa, incluindo a necessidade de fertilização com uréia e a introdução de nutrição mineral. Caso contrário, você não deve contar com uma baga de alta qualidade e, portanto, uma rica colheita.
Analisando as regras básicas para o cuidado de mudas em diferentes estágios, é necessário destacar alguns pontos-chave.
-
Até o surgimento dos brotos, é necessário retirar o material de cobertura da miniestufa por 15-20 minutos todos os dias, retirando cuidadosamente a condensação. Depois que os primeiros tiros aparecem, a tampa (filme, vidro) é removida. É importante fazer isso apenas gradualmente para evitar estresse nas plantas jovens.
-
Após o plantio, a temperatura ótima para germinar as sementes será de + 23 ... 25 graus. No futuro, este indicador deve ser mantido em torno de +20 graus. Essa redução da temperatura impede que as mudas se desprendam.
-
Mudas requerem boa iluminação em todos os estágios.
-
A rega deve ser feita com moderação para evitar infecções fúngicas, incluindo a extremamente perigosa perna preta. No entanto, secar o solo também será prejudicial para as plantas futuras.
-
Se forem encontrados focos de mofo, eles são removidos com cuidado e o solo é derramado com uma solução fungicida.
-
Muitas vezes, após o surgimento das mudas na superfície, algumas delas acabam se tornando excessivamente alongadas. Em tais situações, é recomendado adicionar solo ao redor dos brotos de caule longo.
-
Depois de regar, será útil soltar o solo com o máximo cuidado. Para isso, é conveniente usar o mesmo palito. E também os jardineiros experientes usam com sucesso "Kornevin" e outros meios semelhantes, agem estritamente de acordo com as instruções do fabricante.
É importante considerar que as primeiras sementes eclodem dentro de 2 semanas após a semeadura. Porém, o ritmo, assim como a cordialidade desse processo, é diretamente determinado pela correção do atendimento.
Picking
Este procedimento é realizado após a emergência de 3 folhas verdadeiras nas mudas. Também é importante ter recipientes individuais com um volume de pelo menos 200 ml, que pode ser:
-
potes de turfa;
-
xícaras;
-
cassete.
Furos de drenagem devem estar presentes em recipientes de mudas novos. A escolha em si é um processo bastante simples que inclui várias etapas.
-
O solo com as futuras mudas germinadas é umedecido, o que contribui para o seu amolecimento, elimina a probabilidade de eventuais dificuldades durante o plantio. Isso deve ser feito várias horas antes do início do evento agrotécnico considerado.
-
Novos recipientes são preenchidos com solo pré-preparado, um pouco aquém das bordas.
-
Eles fazem buracos no meio.
-
As plantas são cuidadosamente arrancadas com um pedaço de terra para evitar danos ao sistema radicular formado. Você pode usar varas de madeira ou espátulas para isso, bem como garfos comuns e qualquer outra ferramenta conveniente e adequada.
Ao colher, as raízes muito longas podem ser beliscadas suavemente. É preciso lembrar que o chamado coração, que é o ponto de crescimento, não precisa ser aprofundado durante o processo de transplante. Isso minimiza o risco de morte da muda.
Possíveis problemas
Infelizmente, às vezes, apesar de todos os esforços dos jardineiros, as mudas de morango morrem. Para prevenir efetivamente tais problemas, e não ficar sem um valioso material de plantio, é necessário conhecer as causas dos problemas. Nesse contexto, vale destacar alguns pontos importantes.
-
Utilizar para semear em solos de composição e qualidade inadequadas ou não desinfetados.
-
Remoção abrupta do material de cobertura de uma miniestufa com mudas futuras e apenas eclodidas. Freqüentemente, brotos ainda imaturos morrem devido ao estresse.
-
Devido à baixa temperatura e alta umidade, as mudas jovens desenvolvem uma doença tão perigosa e incurável como a perna preta. Nesse caso, o caule rapidamente fica preto e fica muito mais fino, após o que a planta jovem simplesmente cai.
-
A violação das principais regras de atendimento pode provocar o desenvolvimento de toda uma lista de doenças. Neste caso, estamos falando de flutuações bruscas de temperatura, bem como de secagem ou, inversamente, superumedecimento.
-
O ar excessivamente seco, bem como a irrigação insuficiente, podem fazer com que as mudas sequem.
Além de tudo isso, as mudas podem simplesmente parar de crescer após a colheita. E também muitas vezes é observado alongamento dos caules com o seu desbaste. Isso geralmente é causado por semeadura precoce, falta de luz e temperatura muito alta.
Como escolher as mudas certas?
Hoje, você pode comprar mudas prontas de morangos de jardim em lojas especializadas ou viveiros, além de encomendá-las em plataformas online. Ao mesmo tempo, é altamente recomendável focar em certos pontos.
-
Condições climáticas da região. É melhor comprar mudas depois que o tempo quente já se estabeleceu e o risco de retorno de geadas está excluído.
-
Fabricante. Isso é mais relevante ao fazer pedidos on-line e, em situações como essa, é importante estudar o máximo possível das informações relevantes, incluindo análises de clientes sobre o fornecedor.
-
Seleção das variedades de morango mais adequadas ao clima de uma determinada área.
-
Características da variedade, que será um dos critérios de seleção definidores.
Mudas com sistema de raiz aberto e fechado já estão à venda. A primeira opção permite avaliar visualmente a condição das raízes. Neste caso, os sinais de material de plantio de alta qualidade serão:
-
roseta exuberante com raízes de 7 cm de comprimento;
-
o diâmetro do colar da raiz é de pelo menos 6 mm;
-
as raízes não são secas em excesso.
Depois de comprar essas mudas, é importante evitar o ressecamento. Para isso, basta colocar as mudas em um recipiente e cobrir com um pano úmido. Naturalmente, você não pode deixar tudo ao sol.
Mudas com raízes fechadas são vendidas em copos (cassetes). É importante notar que esta opção tem algumas vantagens em relação à anterior.
-
Pelo fato de o sistema radicular estar enterrado, evita-se que resseque e sofra danos.
-
Esses pontos de venda são muito mais convenientes e seguros de transportar.
-
Você pode comprar esse material de plantio durante toda a temporada, pois não há necessidade de pressa para transferir para o terreno aberto.
-
A taxa de sobrevivência das mudas é significativamente maior.
Se falarmos sobre as desvantagens das mudas com raízes fechadas, então o fator mais significativo será o custo relativamente alto. Você pode verificar a qualidade do material puxando-o cuidadosamente para fora do vidro e examinando as raízes com um pedaço de terra. Um bom sinal será que este último não se desintegre e se enrede em raízes.
Independentemente do tipo de mudas adquiridas, a condição dos pontos de venda será um fator importante. Na hora de escolher o material para o plantio, é preciso ter certeza de que as folhas estão completamente saudáveis e sem danos. Deve haver 2 a 5 folhas jovens e um ponto de crescimento de pelo menos 7 mm.
O comentário foi enviado com sucesso.