Como coletar morango e sementes de morango?
As bagas de morangos de jardim ou morangos silvestres trazidos do mercado são tão cativantes com seu sabor que há o desejo de cultivar sua iguaria favorita no jardim. No entanto, nem sempre é possível descobrir o nome da variedade, por isso a maioria dos jardineiros desiste e desiste mesmo sem começar.
Existe uma solução - plantar sementes coletadas de morangos ou morangos. Vale a pena considerar com mais detalhes as características desse método e métodos de obtenção de sementes de qualquer variedade remanescente.
Regras fundamentais
Você pode obter sementes apenas de uma certa variedade de morangos. Antes de continuar, vale a pena levar em consideração várias regras e recomendações.
- Você pode usar sementes de frutas compradas ou frutas cultivadas em casa no valor de 6-8 peças para o plantio. Deve-se dar preferência a frutos grandes e maduros ao máximo.
- Se os morangos são tirados de uma horta, vale a pena olhar os arbustos. É melhor colher de arbustos robustos para aumentar a vitalidade das sementes e melhorar o rendimento da nova muda no futuro.
- A semente para semeadura fica geralmente localizada na superfície e pode ser vista a olho nu.
- Recomenda-se separar aproximadamente 1/3 da baga para obter sementes. Isso se explica pelo fato de que morangos e morangos amadurecem a partir do caule, que carrega os nutrientes e os transfere para a fruta. Portanto, quanto mais longe as sementes estão do local onde o fruto está preso ao caule, menor é a probabilidade de germinarem.
Além das frutas vermelhas, você precisará de ferramentas com as quais possa separar as sementes da polpa da fruta. As vantagens deste método de cultivo de morangos e morangos:
- facilidade de obtenção de material de plantio;
- confiança nas características varietais;
- cultivar uma variedade sem bigode;
- economia na compra de mudas e sementes;
- a possibilidade de crescer mudas, mesmo a partir de grandes frutos comprados.
E também o plantio com sementes exclui a transmissão de infecções características da variedade ou doenças às quais a planta-mãe era suscetível.
Após a extração, as sementes podem ser armazenadas por 3 anos, desde que fornecidas as condições necessárias. O material de plantio deve ser colocado em sacos plásticos e assinado. O ar e a umidade não devem entrar. Condições adicionais de armazenamento:
- sombra;
- legal;
- baixa umidade;
- falta de extremos de temperatura e umidade.
Você não pode armazenar sementes na geladeira ou na cozinha. Uma despensa ou uma varanda isolada são mais adequadas para isso. Se o armazenamento ocorrer em uma casa particular, você pode usar uma adega seca.
Obtendo sementes com um palito
Um dos métodos mais meticulosos que envolve a extração um por um.
A vantagem é que não há necessidade de secar e separar as sementes.
Deve-se notar desde já que não apenas um palito é adequado para completar a tarefa. Pode ser usado:
- um fósforo afiado;
- alfinete;
- uma agulha.
É melhor trabalhar em um guardanapo ou em uma folha grossa de papel para recolher imediatamente a "colheita" em uma pilha. A desvantagem é que quanto maior for a fruta e houver sementes nela, mais demorado será o procedimento para extraí-las. Portanto, esta opção é adequada para pessoas pacientes.
O princípio é simples. Com a ponta afiada de um palito, é necessário retirar as sementes e transferi-las para uma superfície previamente preparada ou para um recipiente. A vantagem é a quantidade mínima de polpa, o que evitará o processo de secagem e possibilitará o início imediato do uso do material.
Colher usando um liquidificador
Um método para quem não tem tempo de arrancar as sementes com as próprias mãos. A desvantagem do método é em possíveis danos aos grãos, de forma que o percentual de germinação do material extraído será de 60%. Para obter as sementes, você precisa realizar uma série de ações.
- Coloque um punhado de morangos maduros lavados em um recipiente do liquidificador.
- Adicione um copo de água e cubra o dispositivo.
- Moa os frutos na velocidade mínima até ficarem homogêneos.
- Deixe o mingau resultante por 20 minutos para que esfrie e as sementes assentem no fundo.
- Escorra a polpa para coletar as sementes.
- Espalhe o material no papel para secar adequadamente.
Você também pode fazer o enxágue após a trituração.
Para fazer isso, despeje a massa líquida de morango em uma jarra, acrescente um pouco mais de água, misture bem a solução e escorra.
Repita o procedimento várias vezes até que o líquido fique claro.
Ramifique com uma faca
Para realizar o procedimento, você precisará de uma ferramenta com lâmina afiada.
- Primeiro, a casca é cortada da baga. Quanto mais fina a camada, mais rápido será possível colher as sementes para a semeadura.
- A seguir, as sobras resultantes são dispostas em papel, guardanapo ou gaze, transferidas para sala ventilada, protegida da luz solar direta, para a secagem.
- O terceiro estágio envolve espera. As estacas vão demorar 2 dias a secar. Assim será possível separar facilmente os grãos.
- Ao final, as sementes são retiradas dos restos da casca e colocadas sobre uma superfície de papel. Para retirar a polpa restante, recomenda-se esfregar as sementes com os dedos.
- Em seguida, as sementes são secas por 1-2 dias, deixando um guardanapo, papel ou gaze em local aquecido e com sombra.
Quando a secagem terminar, a polpa sairá facilmente das sementes sob a pressão de seus dedos. As sementes limpas são enviadas para armazenamento, previamente transferidas para um saco ou outro contentor.
As sementes coletadas podem ser utilizadas para o plantio. Antes de plantar futuros pés de morango, vale a pena estudar com antecedência as informações sobre as regras e características de seu cultivo.
O comentário foi enviado com sucesso.