Como morangos e morangos se reproduzem?
Os morangos são uma das plantas de jardim mais populares que podem ser encontradas em qualquer casa de campo. O arbusto pode crescer em um e no mesmo lugar por 10-15 anos, mas apenas nos primeiros 3-4 anos a colheita de frutas silvestres será abundante. Então, o número de frutas começará a diminuir e a própria baga perderá suas características de sabor. As plantações estão envelhecendo, razão pela qual de vez em quando a plantação precisa ser atualizada e transplantada para um novo local.
Cronometragem
A época de reprodução dos morangos depende principalmente das características climáticas da região. No sul do país, essas obras são realizadas em março-abril, no centro da Rússia - na última década de abril - na primeira quinzena de maio. No território das regiões da Sibéria e Ural, as colheitas de frutas são reproduzidas no final de maio - início de junho.
Os morangos são transplantados em um momento em que a temperatura do ar sobe para 10-15 graus. Na primavera, é permitido o transplante de mudas ou a reprodução pela divisão do arbusto, já que o bigode naquela época ainda estava ausente.
A propagação do morango também pode ser realizada no outono. Setembro é considerado o período ideal para o transplante de frutas. Jardineiros experientes acreditam que o início do outono é ideal para o transplante de morangos de jardim nas regiões sul e centro do país. Vale ressaltar que durante este período, você pode usar não só a divisão do mato, mas também o bigode.
Mas na Sibéria, o transplante só pode ser feito na primavera ou no início do verão.
Independentemente da região, o melhoramento genético do morango pode ser feito durante os meses de verão. Normalmente, esse trabalho é feito em agosto, após a frutificação. Isso deve ser feito quando o calor do verão diminuir; se você transplantar em clima quente, as mudas não criarão raízes bem em um novo lugar.
É muito importante escolher os antecessores certos para a plantação de morango de jardim. Os melhores serão leguminosas, trevo e tremoço. A planta desenvolve-se bem em zonas onde anteriormente se cultivavam rabanetes, cenouras, rabanetes, alho, aipo, bem como verduras (endro, espinafre, salsa).
Mas plantar morangos depois de batata, tomate, pimentão, repolho e pepino não vale a pena, pois essas lavouras estão sujeitas a serem afetadas pelas mesmas infecções. Se não houver outras parcelas, então antes de plantar morangos na plantação, é necessário cultivar as primeiras safras (alface, espinafre ou rabanete) ou usar siderados.
Como propagar por semente?
Os criadores estão bem cientes de que os arbustos filhas nem sempre recebem o conjunto completo de características da planta-mãe. Portanto, a propagação de sementes é usada para desenvolver novas variedades de morango de alto rendimento. O material de plantio é obtido a partir de frutos maduros - para isso, a parte superior do fruto é cortada, esfregada em uma tela e bem seca. As sementes recolhidas devem ser enviadas para armazenamento, podendo ser utilizadas não antes de fevereiro.
Antes de plantar as mudas no solo, é necessário deixá-las de molho em água derretida por três dias, enquanto a água deve ser renovada duas vezes ao dia. A propagação da semente será a única forma disponível para renovar a plantação de morangos remanescentes, uma vez que esse tipo de planta não produz bigodes.
Além disso, a técnica é ideal para pessoas que vão cultivar uma nova variedade de frutas silvestres - para esses experimentos, é melhor comprar mudas prontas.
Deve-se ter em mente que é muito difícil cultivar um arbusto frutífero a partir de sementes. O fato é que a semente nem sempre brota. E se germinar, requer os cuidados mais cuidadosos.
O trabalho de propagação de morangos por meio de sementes se resume às seguintes etapas. Primeiro você precisa preparar o substrato. Para isso, estrume apodrecido e terra com grama são misturados em proporções iguais, peneirados e enviados para banho-maria por uma hora.
As mudas são imersas no solo preparado com um palito ou agulha de tricô, sempre uma de cada vez. Não os borrife com terra. Basta cobrir com filme plástico e manter a temperatura entre 20-23 graus. Após 14 dias, você pode ver os primeiros brotos.
Não se esqueça de irrigar o substrato diariamente com o método de gotejamento, para que se consiga um crescimento intensivo dos brotos. A estufa deve ser ventilada diariamente, para isso, o filme é retirado por 1-2 horas.
Após o aparecimento de 2 a 3 folhas, é feita uma colheita e as mudas são colocadas na mistura de solo, lá permanecerão até serem transplantadas para o campo aberto. A semeadura geralmente é feita em fevereiro ou março. Neste caso, em julho você poderá colher frutas suculentas e frutas vermelhas.
Importante! Se o objetivo da reprodução da semente era criar uma variedade nova, mais produtiva e resistente, mais tarde é melhor propagar o arbusto de morango por divisão. Isso irá acelerar o crescimento e o desenvolvimento de plantas saudáveis.
Como diluir dividindo o arbusto?
O método mais comum de cultivo de morangos é dividindo o arbusto. Essa prática pode ser usada quando há falta de plantas. Além disso, a técnica é exigida no replantio de espécimes especialmente valiosos e raros para um novo local - desta forma, a segurança máxima dos fragmentos separados pode ser garantida.
Chamamos a atenção para o fato de que a divisão do arbusto só é permitida se a idade da planta for de 3 anos ou mais. Para uma cultura com um ano de idade, tal procedimento é inaceitável, pois o número de pontos de crescimento que possuem ainda é pequeno. Ao dividir, você também pode plantar variedades de morangos mofados. Como regra, 10 a 20 mudas podem ser selecionadas em um arbusto adulto.
A reprodução é realizada na seguinte seqüência. O arbusto é retirado do solo e baixado para uma bacia com 6 a 8 cm de água, o que permitirá separar as raízes molhadas sem recorrer ao uso de faca. Cada muda deve ter sistema radicular desenvolvido e parte aérea formada. Se você encontrar raízes podres, deve cortá-las, o mesmo se aplica às folhas amarelas.
A maioria das folhas é cortada, restando a quantidade mínima necessária. Isso permitirá que o sistema radicular ganhe força. O material de plantio resultante é colocado em uma estufa por um período de 3 semanas a 1,5 meses.
Ao plantar, os arbustos de morango devem ter raízes bem espalhadas. Eles são cuidadosamente endireitados e colocados em uma cova de plantio, então polvilhados com terra e levemente socados. Nesse caso, o colo da raiz deve permanecer na superfície do solo.
Importante! O plantio de arbustos jovens só deve ser realizado em solo pré-umedecido.
Além disso, durante todo o período de crescimento do arbusto, é necessário manter a umidade do solo, evitando que o coma de terra seque. Se possível, forneça sombra clara aos arbustos recém-transplantados.
Reprodução por antenas
Você pode plantar morangos usando antenas, esta é a forma vegetativa mais simples de propagação da cultura do jardim. Para fazer isso, use os brotos que surgiram no primeiro ano de vida da planta. Eles são considerados os mais fortes e fornecem mudas fortes e saudáveis. Apesar de uma planta de um ano ter poucos bigodes, esse método continua sendo a maneira mais rápida e eficaz de propagar morangos.
Seleção de material
Para dividir morangos de jardim com a ajuda de um bigode, devem ser selecionados apenas os arbustos mais produtivos com frutos saudáveis e grandes. A planta deve ter 2-3 anos. Em cada arbusto, você não precisa deixar mais do que 4-5 antenas com 2-3 raízes.Aqueles que aparecerão antes da frutificação devem ser removidos. O bigode é tirado em julho, imediatamente após a frutificação dos morangos.
As primeiras rosetas e bigodes são adequados para transplante. Eles são muito mais fortes do que todos os brotos subsequentes, o que significa que começarão a dar frutos mais rápido. Se a situação for tal que você use morangos anuais para reprodução, você não deve permitir que dê frutos. Remova todas as flores para dar às plantas a força máxima para o crescimento subsequente. Deles, você não pode tirar mais do que 2-3 bigodes com três encaixes saudáveis.
Aterrissagem
As antenas são adicionadas na seguinte seqüência. Quando as raízes aparecem nas antenas, polvilhe-as com um substrato, sem separar do arbusto-mãe. Não deixe mais do que três camadas, corte cuidadosamente o resto.
Polvilhe-os com água à temperatura ambiente duas vezes por semana. Após 10-14 dias, as raízes se fortalecerão e as rosetas podem ser arrancadas do arbusto-mãe sem danificar a planta. Nessa altura, devem ter 4-5 folhas, o comprimento das raízes deve ser de pelo menos 7 cm.
A planta deve ser cavada e plantada junto com um pedaço de terra. Isso preservará as raízes jovens.
Alguns jardineiros enraízam as antenas em copos plásticos cheios de substrato de turfa. Neste caso, o recipiente é aprofundado ao lado da cama, oposto ao bigode e o bigode é pousado neles com um prendedor de roupa ou arame.
O local de contato com o solo deve ser irrigado constantemente.
Cuidado
Os morangos jovens criarão raízes rapidamente se você seguir as regras básicas de cuidado.
- Plante os arbustos apenas em locais bem iluminados pelo sol.
- A terra deve ser fertilizada e bem drenada.
- Os arbustos são plantados com 8-10 cm de profundidade a uma distância de 30-40 cm um do outro.
- Se você estiver replantando mudas de copos, é necessário lançar bem o solo e revirá-lo. Somente neste caso você pode obter a planta sem danificar as raízes e transplantá-las para um novo local.
- Durante vários meses, as mudas jovens precisam ser regadas regularmente e abundantemente até que finalmente criem raízes.
- Durante a rega, é necessário garantir que a água não caia sobre os frutos, a melhor solução será regar o espaçamento entre linhas e não os próprios canteiros.
- Para reter a umidade natural, a cama deve ser coberta com grama seca ou aparas de madeira. Esta medida evitará que o solo seque e, ao mesmo tempo, permitirá que você se livre das ervas daninhas.
- Para a prevenção de doenças fúngicas, são tratados com uma solução de sulfato de cobre ou líquido bordalês. A pulverização é realizada em tempo nublado e seco, de preferência à noite.
- Para melhorar a qualidade e a quantidade dos frutos na alta temporada, pode-se alimentar os morangos com 0,3% de uréia.
A propagação vegetativa do morango permite rejuvenescer a plantação de forma rápida e fácil, aumentar a produtividade e melhorar o sabor dos frutos.
Para isso, basta seguir as regras de propagação da cultura e cuidar das mudas. Certifique-se - os morangos com certeza agradecerão com seus frutos suculentos, aromáticos e doces.
O comentário foi enviado com sucesso.