Nós propagamos morangos e morangos dividindo o arbusto

Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Cronometragem
  3. Seleção de arbustos
  4. Como dividir morangos?
  5. Como plantar para crescer?
  6. Pouso em lugar permanente
  7. Cuidados de acompanhamento
  8. Possíveis problemas

De acordo com as recomendações de residentes de verão experientes, um transplante de morango deve ser realizado a cada 4 anos. Caso contrário, a baga fica menor, o rendimento diminui. Se a variedade morango não se reproduz com bigode, a principal forma de atualizar o jardim é dividir os arbustos. Portanto, vale a pena considerar o que tal procedimento é preferível e como realizá-lo corretamente.

Vantagens e desvantagens

As vantagens de propagar morangos dividindo o arbusto são:

  • preservação das características varietais das bagas de jardim;
  • a velocidade de enraizamento das mudas;
  • sua boa proteção contra congelamento no inverno;
  • a capacidade de dar uma colheita completa no próximo ano.

As desvantagens incluem um pré-requisito para que os arbustos usados ​​na divisão sejam fortes e saudáveis. Se a cama for afetada por alguma doença ou praga de inseto, ela terá que ser atualizada de outra forma. Além disso, as mudas jovens precisam de condições confortáveis ​​antes de serem plantadas no solo. Para fazer isso, eles precisam ser colocados em uma estufa ou uma estufa especialmente criada.

Cronometragem

De acordo com os especialistas, é melhor propagar morangos em julho ou agosto. A essa altura, os arbustos velhos acabam de dar frutos e os jovens terão tempo de criar raízes antes do inverno.

Ao planejar o plantio de morangos no outono, vale considerar que o prazo para o procedimento é o final de setembro. Se a separação for feita em outubro e depois, os novos arbustos não terão tempo de enraizar bem e não conseguirão sobreviver ao inverno.

Como resultado, você pode perder completamente os canteiros de morango ou ficar sem uma safra na próxima temporada.

Na primavera, esses procedimentos não são realizados, pois nesse período as plantas estão se preparando para a floração e a frutificação. E a tentativa de multiplicá-los acabará com a perda da safra.

Seleção de arbustos

Para a reprodução, os arbustos são escolhidos com a idade de 2 a 4 anos, que não sofrem doenças e não são afetados por pragas. Os arbustos de morango velhos podem ser identificados por:

  • raízes castanhas resistentes;
  • tonalidade verde-escura das folhas;
  • um grande número de pequenos estabelecimentos.

Nos morangos mais jovens, a cor dos brotos é mais clara e o número de saídas raramente ultrapassa 2. Para obter uma colheita abundante para a próxima temporada, você precisa marcar os arbustos que trouxeram mais frutas. Eles farão uma prole forte e saudável.

Como dividir morangos?

Você pode propagar arbustos de bagas da seguinte maneira.

  1. O arbusto selecionado é cuidadosamente desenterrado. Para excluir danos à planta durante o transplante, é importante manter um torrão de terra nas raízes.
  2. Da parte aérea pedúnculos e folhagens secos são removidos.
  3. Em seguida, o arbusto que se planeja plantar é enviado para um balde d'água, onde se dilui um pouco de permanganato de potássio. Isso irá garantir a desinfecção. Em uma hora, o solo nas raízes terá tempo de se molhar e se acomodar no fundo do balde.
  4. Separe os soquetes com as mãos ou com uma faca desinfetada.... É melhor desembaraçar cuidadosamente o entrelaçamento, excluindo danos à saída devido à tensão excessiva nas raízes.
  5. Seque os morangos por cerca de uma hora antes de plantar. Isso tornará mais fácil avaliar a condição das raízes. Para a saúde da planta, será necessário remover as áreas secas e escurecidas do sistema radicular, bem como cortar os locais onde surgiram mofo ou podridão. Os locais de corte requerem um pó triturado feito de carvão ativado, giz, cinza de madeira e canela.

Após a colocação no solo, recomenda-se encurtar as folhas pela metade para acelerar o crescimento.Para os mesmos fins, estimulantes especiais são freqüentemente usados.

Como plantar para crescer?

Os chifres divididos podem ser plantados diretamente no solo.

No entanto, a prática mostra que nem sempre é fácil para o crescimento jovem criar raízes no canteiro, o que atrasa o momento da colheita.

Portanto, jardineiros experientes mantêm os arbustos crescendo até que uma saída adulta seja formada. Isso é feito de acordo com o seguinte esquema.

  1. Um recipiente é tomado com 8-10 cm de diâmetro.
  2. Um solo é preparado, consistindo de uma mistura de solo e turfa na proporção de 1: 1. 2/3 do pote é preenchido com ele.
  3. O chifre é colocado na parte central.
  4. As raízes são cobertas com terra para que a roseta fique na superfície.
  5. Depois de muita rega, você precisará transferir os vasos para a estufa, onde ficarão por um mês e meio.

A principal condição para o cultivo de morangos é manter alta umidade do solo, porque em solo seco, o crescimento de raízes frágeis diminuirá. Para isso, pratica-se a rega regular, bem como a cobertura do solo com serradura, turfa ou palha picada. Para preservar a umidade, eles tentam colocar os morangos em sombra parcial. A suplementação de potássio é freqüentemente usada para estimular o crescimento do sistema radicular.

Pouso em lugar permanente

A formação de folhas fortes e carnudas na parte aérea do morango é um sinal de que a planta pode ser plantada em terreno aberto. Isto se faz do seguinte modo.

  1. O solo é escavado cerca de uma semana antes do transplante. Um local com iluminação suficiente, protegido de correntes de ar, é escolhido para a colheita de frutos silvestres. Durante o processo de preparação, você precisará remover as ervas daninhas e fertilizar o solo com composto.
  2. Furos de 40x40 cm são cavados no solo. A distância entre eles é determinada dependendo da variedade. Se forem esperados arbustos de morango altos e extensos, um mínimo de 50 cm deve separá-los.Para variedades de baixo crescimento, uma lacuna de 20 cm é suficiente. A distância entre as fileiras é determinada com base na conveniência de cuidar das camas.
  3. Os poços estão cheios de húmus misturado com fertilizantes... É permitido adicionar dois copos de cinzas de madeira e 30 gramas de superfosfato a um balde de matéria orgânica.
  4. Em buracos preparados são transferidos arbustos de morango, que são polvilhados com terra.

É importante lembrar que o solo não deve cair na saída, caso contrário o arbusto pode morrer. Algumas pessoas recomendam colocar várias mudas em um buraco.

No entanto, isso é feito se as plantas estiverem fracas e houver a possibilidade de que nem todos sobrevivam ao inverno.

Depois de crescer, os morangos ficam mais robustos e saudáveis. Portanto, é apropriado plantá-lo na proporção de 1 arbusto por cova.

Cuidados de acompanhamento

A condição dos jovens arbustos de morango depende muito dos esforços do residente de verão nas próximas semanas. Em primeiro lugar, a luz solar direta será um fator desfavorável para os animais jovens nos primeiros 14 dias. Portanto, eles precisarão de proteção.

Em segundo lugar, raízes crescendo vai precisar de rega abundante. A cobertura morta é necessária para reter a umidade no solo.

O material de cobertura também inibirá o crescimento de ervas daninhas, o que poupará tempo e esforço na remoção de ervas daninhas.

A primeira alimentação será necessária em um mês.... É permitido usar sulfato de potássio ou uma mistura complexa para frutas vermelhas. Um estímulo adicional para o crescimento da raiz será o amontoamento. E os ramos de abeto, usados ​​para cobrir as camas antes das fortes geadas ou das primeiras neves, ajudarão os jovens a sobreviver ao inverno.

Possíveis problemas

Alguns residentes de verão notam que os morangos plantados crescem lentamente. Freqüentemente, a causa é um pedaço de terra selecionado incorretamente e excreções de raízes deixadas no solo por culturas que estavam lá antes.

Então, rabanetes, couves-flores ou nabos são precursores ideais dos morangos. É altamente indesejável plantar frutas silvestres após a erva-moura (batata, tomate ou pimentão). As secreções de suas raízes agirão de forma deprimente, o que inibirá o crescimento dos arbustos de morango.

Portanto, o calendário de rotação de culturas pressupõe o plantio de frutas silvestres no lugar de batatas ou tomates somente após 2 safras.... Além disso, durante o ano nesses canteiros, a cultura favorável do morango deve crescer. Em alguns casos, não é possível seguir o calendário. Então você deve estar preparado para que na primeira safra a safra seja muito escassa.

Outro precursor indesejável dos morangos é a família da abóbora, pois depois deles o solo é pobre em nitrogênio. Essa deficiência pode ser compensada por um aumento da dose de fertilizantes orgânicos.

Para resumir: atualizar canteiros de morango a cada 4 anos é um pré-requisito para uma grande baga e uma rica colheita. Se a variedade não implica propagação do bigode, o método de divisão do arbusto é usado. O trabalho geralmente é realizado considerando que o período de frutificação acabou e que há tempo para se preparar para o inverno.

Para que os novos arbustos se desenvolvam totalmente, é importante que esteja quente. Um fator importante é a ausência de luz solar direta, irrigação abundante, solo fértil e fertilização oportuna. E o plantio em um lugar permanente deve ocorrer onde as safras favoráveis ​​para as bagas anteriormente cresceram.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário