Características de camas altas de morango
Muitos jardineiros usam novas técnicas e truques para fazer uma boa colheita. Canteiros altos de morango são apenas uma das novas tecnologias de plantio e cultivo. No artigo, vamos considerar as vantagens e desvantagens da técnica, observar os métodos de autoconstrução da estrutura, plantio, cuidados com o morango e aspectos agrotécnicos do cultivo.
Vantagens e desvantagens
Cada tecnologia tem suas próprias vantagens e desvantagens. O sistema finlandês de cultivo de morango não é exceção. Considere os principais aspectos positivos das camas altas:
- cultura em camas altas bem iluminado pelo sol, que contribui para o rápido amadurecimento dos frutos;
- a cobertura escura tem um efeito benéfico no crescimento dos arbustos, já que as ervas daninhas não conseguem penetrar (isso significa que todos os nutrientes irão para a formação dos morangos);
- antenas recém-formadas não germinam e podem ser removidos em tempo hábil;
- cobertura morta ajuda a reter a umidade por um longo tempo ao redor do arbusto, bem como diretamente sob a agrofibra (graças a isso o solo não fica coberto com uma crosta seca e não racha);
- as bagas não tocam o solo, portanto não será úmido e apodrecerá;
- em camas altas, há uma grande distância entre as fileiras, o que contribui para a praticidade no processamento dos arbustos e fácil colheita.
Entre as desvantagens de camas altas de morango estão:
- processo de trabalho intensivo: você precisa preparar todos os materiais e espaço necessários;
- camas altas de madeira duram em média 2 a 4 anos, depois disso, placas e outras partes não metálicas devem ser substituídas;
- vale a pena cortar a agrofibra corretamentede forma que os buracos correspondam à localização dos arbustos no jardim; furos desnecessários no material não devem ser permitidos;
- a cobertura precisa ser trocada várias vezes por temporada;
- é necessário verificar os canteiros para pragas: as formigas são freqüentemente encontradas em canteiros altos.
Como fazer isso sozinho?
Para construir canteiros altos de morango, você precisa preparar os seguintes materiais.
- Pranchas, material de cobertura ou plástico.
- Pregos ou parafusos. Os pregos são considerados os mais confiáveis e fortes para conectar duas partes. Mas os parafusos auto-roscantes são melhores no sentido de que o dispositivo pode ser desmontado duas vezes mais rápido e a substituição de qualquer peça não será difícil.
- Viga ou cantos de metal... A escolha dos elementos de conexão é baseada nas preferências individuais. As pastilhas de metal são robustas e duráveis. A árvore ficará molhada gradualmente.
- Roleta, ancinho.
O algoritmo de ações deve ser o seguinte.
- Primeiro, a área selecionada deve ser limpa... Remova o excesso de detritos, todas as ervas daninhas, pedras.
- Marcamos as dimensões exigidas do futuro jardim com pequenas estacas. Depois disso, você pode começar a montar a moldura de placas grossas. A largura do tabuleiro depende da altura selecionada. Normalmente são feitos a partir de 60 cm ou mais. O comprimento da cama é selecionado a seu critério, em média - 0,8-1 m. Madeira muito fina não funcionará, pois com o tempo ela começará a encharcar e quebrar sob a pressão do solo.
- Para o fundo do jardim toras, tábuas velhas, galhos grossos empilhados.
- A segunda camada é uma malha fina. É melhor selecionar o material sólido e espesso. Se a malha for macia e flexível, as toupeiras ou outros roedores morderão rapidamente as divisórias e poderão se banquetear com a cultura.
- Uma camada de matéria orgânica (galhos, copas, serragem) é colocada no topo da tela, que apodrecerá por muito tempo. A altura da capa deve ser de 15 a 20 cm, é uma espécie de sistema de drenagem, além de almofada para elevar a altura.
- Em seguida, uma camada de matéria orgânica é derramada (não mais do que 20 cm), que se decompõe rapidamente e se transforma em húmus na primavera. Você pode usar grama cortada, produtos de limpeza.
- A próxima camada deve ser de húmus ou composto.
- A altura restante até a borda do tabuleiro deve ser preenchida com solo fértil e macio. Em seguida, a camada elevada de terra é nivelada com um ancinho ao longo da altura da lateral e tudo é abundantemente derramado com água.
Plantando morangos
Plantar morangos usando o método finlandês significa se manter aquecido pelo maior tempo possível. Portanto, neste método, o material de cobertura é popular. Existem dois representantes proeminentes.
- Filme preto mulch, que é popular devido ao seu baixo custo. Boa proteção contra ervas daninhas.
- Agrofibra escura... Sua vantagem é que o material respira, retém o calor perfeitamente, pode ser usado por várias temporadas.
Antes de plantar morangos, você deve dedicar um pouco mais de tempo ao local escolhido. O local deve ser bem iluminado pelo sol durante o dia. Não deve haver nada alto nas proximidades que possa lançar uma sombra. Isso é importante para as frutas ficarem vermelhas e doces. O solo não deve ser muito ácido, é melhor escolher neutro ou ligeiramente ácido. Os morangos crescem bem onde antes havia leguminosas ou colheitas.
Todos os preparativos devem ser feitos no outono.... Durante o período de inverno, o terreno poderá descansar e ficar saturado com todos os fertilizantes aplicados. Imediatamente antes do plantio da cultura, o solo dos canteiros preparados é coberto com agrofibra. A fibra é fixada nas laterais para que não seja levada pelo vento. Em seguida, são delineadas as futuras punções com diâmetro não superior a 10 cm. A distância entre os arbustos deve ser de 25-30 cm, e entre as fileiras - 30 cm... Muitos jardineiros aconselham o plantio de mudas em um padrão quadriculado. Isso ajudará a economizar espaço e essa disposição dos arbustos tornará mais fácil cuidar deles. Assim que os buracos estiverem preparados, você pode plantar os morangos. É necessário cavar um buraco raso. Retire com cuidado o arbusto do recipiente sem danificar as raízes e abaixe a muda. Gradualmente, o buraco é preenchido com terra e compactado para que a haste não se incline até o solo.
O tempo exato para o plantio de morangos em campo aberto depende da região de cultivo.
Cuidado
O cuidado com os morangos em canteiros altos não difere do clássico. Existem vários pontos agronômicos que devem ser seguidos para se obter um bom resultado.
Rega
Graças à agrofibra escura e à cobertura morta, não há necessidade de regar abundantemente os arbustos de morango. Pelo contrário, pode causar a formação de lesmas sob o filme. Portanto, em dias muito quentes, os morangos são regados diariamente, em horários moderados - uma vez a cada 3-5 dias, em dias chuvosos - uma vez por semana.
Top curativo
Uma atenção especial é dada aos fertilizantes e curativos, uma vez que são diferentes para cada período. Assim que as primeiras folhas fortes começam a se formar na saída, o arbusto é fertilizado com produtos que contêm potássio. O nitrogênio também pode ser usado.
A próxima alimentação ocorre durante o período em que o ovário aparece. Cálcio e fósforo são adicionados aos fertilizantes anteriores. Alguns jardineiros aconselham o uso de nitrofosfato. Durante o verão, use cobertura de monofosfato de potássio. No outono, de setembro a outubro, os morangos são fertilizados com fósforo, potássio e sódio.
Neste momento, você não deve usar elementos que contenham nitrogênio, uma vez que o nitrogênio se destina ao crescimento ativo.
Removendo antenas
As antenas são removidas conforme necessário durante o verão. Se for necessário propagar uma cultura, então as antenas mais fortes e mais fortes são escolhidas. O resto é simplesmente removido, pois apenas retira os nutrientes.
Wintering
Morangos hibernam em canteiros altos da mesma maneira que em canteiros comuns. Mas antes de comprar morangos, vale a pena perguntar a que tipo de cultura pertence a cultura. Se for termofílico, no inverno, os arbustos devem ser cobertos com agulhas ou folhagens.
Isso é verdade para regiões com clima rigoroso.
O comentário foi enviado com sucesso.