Tudo sobre o transplante de morangos e morangos
Os morangos podem parar de dar frutos por volta dos 4-5 anos, então você precisa se preocupar com a formação de novas plantações de morango com antecedência. No artigo, vamos falar sobre como fazer o transplante adequado dessa cultura de baga, em que período esses trabalhos são realizados e como cuidar das mudas.
A necessidade de um transplante
Os canteiros de morango precisam ser atualizados periodicamente: o fato é que as plantas envelhecidas em Victoria (isso também se aplica aos morangos do jardim) não dão frutos tão abundantes com o tempo e suportam o inverno pior. Se você deseja que morangos cresçam constantemente em sua casa de campo e se deleite com uma boa colheita, eles devem ser plantados com brotos novos em um novo lugar. Jardineiros experientes esperam ter plantações de diferentes idades em seu local - isso é uma garantia de que haverá frutas doces e aromáticas em cada estação. Morangos podem produzir uma safra em um local por no máximo 4 anos, e então é desejável transferir a cultura para outro local.
Os morangos podem continuar a dar frutos, mas darão menos bagas e os frutos não serão mais tão grandes. E a composição do solo vai mudar com esse tempo, ficar mais esgotada e infectada, o que certamente afetará negativamente os arbustos. Morangos reparadores, que dão frutos antes da geada, precisam ser replantados com ainda mais frequência, pois "sugam" os nutrientes do solo mais rapidamente.
Você pode fazer o plantio durante toda a estação de cultivo, mas as rosetas com flores criam raízes piores.
Cronometragem
É preferível transplantar os morangos antes da floração e após a última colheita, ou seja, 2-3 semanas antes do aparecimento do pedúnculo e 15-20 dias após a frutificação. O plantio na primavera é considerado o melhor quando o solo está bem umedecido. E uma boa perspectiva aguarda as mudas que virão: no verão elas ficarão mais fortes, desenvolverão raízes e lançarão as bases para brotarem na próxima estação. O final de abril, o início de maio é a época ideal para o transplante de morangos e morangos. Mas o solo está preparado para o plantio da primavera no outono. O local selecionado deve ser cavado profundamente, todas as ervas daninhas e suas raízes devem ser removidas, deve ser adicionado esterco (apenas esterco podre deve ser adicionado), húmus ou composição de composto pode ser usado.
Nos primeiros dias, é aconselhável regar as mudas para que não fiquem com falta de umidade, mas o excesso de umidade levará à formação de apodrecimento ou mofo, portanto, monitore as condições do solo. Você pode polvilhar os canteiros com cinzas - além de nutrição adicional, as mudas de morango receberão proteção contra doenças. Um transplante de morango no outono é feito do final de agosto ao início de setembro. Também há vantagens nesses termos: os moradores de verão têm mais tempo, o que significa que o trabalho será realizado de forma eficiente e poderá ser dada atenção suficiente aos novos canteiros, e as chuvas frequentes neste período substituirão a rega. Além disso, as plantas precisam de tempo para se adaptar e criar raízes antes do clima frio, portanto, tais termos são totalmente justificados para o plantio no início do outono. 2 semanas antes de decidir fazer o transplante, comece a preparar o solo.
Se você decidir transplantar morangos no outono, no verão você precisa olhar de perto os arbustos, que dão uma bela colheita. Plantas-mãe de dois anos que formaram uma baga doce e de alta qualidade (de preferência com alto rendimento) são adequadas. Acredita-se que o mais eficaz seja o plantio de morangos na primavera, mas o outono não é tão doloroso para as plantas, e a moradora de verão tem mais tempo para cuidar das mudas.
Aliás, em regiões quentes também é feito um transplante em outubro - tudo depende da variedade: existem variedades que dão uma safra 2 vezes por safra, portanto, em todo caso, essa safra deve ser transplantada após a colheita todas as frutas.
Regras fundamentais
A regra número um é não transplantar morangos e morangos em dias ensolarados, pois isso pode destruir os brotos. Escolha um dia nublado ou faça-o à noite, quando o sol está menos forte. É aconselhável seguir outras regras também.
- O material de plantio deve ter pelo menos 3 folhas e um comprimento de raiz não superior a 5 cm.
- No caso em que as raízes são mais compridas, devem ser cortadas sem arrependimento, caso contrário a planta jovem não conseguirá desenvolver-se normalmente.
- Você terá que trabalhar "na lama", pois é correto tirar os canteiros antes de plantar.
- É muito importante aprofundar adequadamente as mudas quando o "coração" (o ponto de crescimento da muda) está no nível do solo. O plantio muito profundo ou muito raso não permitirá o desenvolvimento normal do arbusto, o que afetará a produtividade.
Se você não usa suas próprias mudas, mas as comprou, tome medidas para descontaminá-las. Basta segurar as raízes das mudas por um quarto de hora em água morna (aquecida a 50 graus), depois abaixar o sistema radicular em água fria por pelo menos 10 minutos. Assim, você realizará 2 atividades para a planta ao mesmo tempo: desinfecção e endurecimento. Existe outra regra considerada polêmica: não transplante uma planta com flor. Mas, como dizem, se você realmente quiser, você pode.
Nesse caso, você só precisa desenterrar as raízes com um grande torrão de terra e, se o sistema radicular for resistente ao estresse, há uma boa chance de fazer uma colheita em um novo lugar. Outro ponto importante: muitas vezes acontece que não há espaço adicional no local e simplesmente não há onde transplantar morangos. Nesse caso, é permitido plantar novas mudas no antigo local, mas sujeito a uma série de medidas para restaurar o solo: alimentação, desinfecção e assim por diante.
As antenas podem ser enraizadas em vasos, e durante esse tempo (2 semanas), o solo pode ser colocado em ordem, preparando-o para posterior aproveitamento. Mas isso deve ser mais uma exceção à regra do que um padrão.
Os caminhos
A propagação de plantas da família do morango com sementes não é uma experiência agradável. Em primeiro lugar, o processo é trabalhoso e as mudas jovens nem sempre herdam as características varietais da fonte original (planta do útero).
Portanto, os mais populares são 2 outros métodos:
- enraizado com um bigode;
- são divididos por arbustos maduros.
Vamos considerar cada método com mais detalhes.
Enraizando um bigode
As gavinhas de morangos e morangos são rapidamente adotadas, formando a mesma planta jovem. Um arbusto é capaz de produzir de 10 a 15 "bebês". Veja como transplantá-los corretamente.
- É melhor escolher brotos que já tenham botões de raiz.
- Eles são pressionados no solo a uma distância de cerca de 25-30 cm do "pai", ou enraizados em vasos especiais com bom solo.
- Depois de 60-75 dias, as mudas são transplantadas (é melhor fazer isso com um torrão de terra - assim elas vão assumir mais rápido).
Se o solo no vaso estava cheio de nutrientes, não é necessário fertilizar abundantemente o novo local de plantio. Em outro caso, é aconselhável aplicar fertilizantes na cova, para isso a cinza de madeira é adequada.
Dividindo o mato
Desta forma, arbustos são propagados que dão pouco ou nenhum bigode. Mas é melhor não dividir as plantas muito velhas, as mudas delas são de má qualidade e não dá para esperar a frutificação. Basta pegar um arbusto adulto e dividi-lo em chifres. De um arbusto grande, você pode obter até 8-10 mudas, plantas pequenas também são adequadas para separação, só que neste caso você terá menos mudas.
Para o transplante de morangos, optou-se por um tempo mais nublado. Você precisa cortar as folhas secas, preparar o solo e as ferramentas necessárias. Siga essas orientações.
- É melhor escolher arbustos que não dêem frutos há mais de 3 anos.
- Escolha uma área bem iluminada e protegida dos ventos.
- A preparação do solo começa um mês antes do transplante: eles desenterram e aplicam fertilizantes. Você pode espalhar húmus a uma taxa de 10 metros quadrados de 1 kg de húmus. A cal vai ajudar a reduzir a acidez do solo, é aplicada nas seguintes proporções: 350-500 g por 1 metro quadrado - tudo depende do índice de acidez.
- Antes de plantar plantas em um novo local, os canteiros são regados.
- Cave a mata-mãe com cuidado para não danificar o sistema radicular, é aconselhável enxaguar as raízes com água corrente. Isso também deve ser feito com cautela.
- Em seguida, os rizomas são separados cuidadosamente (para isso, eles levam uma tesoura de jardim, uma faca afiada, ou simplesmente separam-nos manualmente).
- Pequenas elevações são feitas nos furos a uma profundidade de 30 cm.
- Endireite as raízes no buraco com uma mão e segure as mudas com a outra. Polvilhe um novo arbusto com terra e pressione levemente.
- As próprias plantas são plantadas a uma distância de pelo menos 30 cm umas das outras e o espaçamento entre linhas é de meio metro a 70 cm.
No final do trabalho, os rebentos são regados, pode-se aplicar uma cobertura morta com uma composição de turfa.
Cuidados de acompanhamento
Após o plantio, é importante cuidar das mudas. Para evitar que murche, primeiro é preciso regá-la com frequência (dia sim, dia não, claro, e em caso de seca e todos os dias). E para manter a umidade do solo, é necessário cobrir os arbustos. Para isso, feno, grama recém-cortada e estrume podre são adequados. Você pode pegar serragem e filme preto para isso.
Se, afinal, ainda estamos falando sobre alimentação adicional, então é melhor usar matéria orgânica como cobertura morta. Embora, de acordo com alguns jardineiros, no primeiro ano, as plantas jovens não precisem de nutrição adicional com elementos úteis. Mas a questão é polêmica: alguém pensa que isso não é supérfluo. Guie-se pela composição do solo da área onde você plantou morangos. Se a terra estiver esgotada, a recarga adicional definitivamente não será supérflua. A propósito, os próprios morangos esgotam muito o solo, por isso não os mantêm no mesmo lugar.
Após 3-4 anos, é desejável transplantar as plantações de morango para um local mais saturado e, em vez de uma cultura de baga, são plantadas hortaliças, após fertilizar e desinfetar o solo. Eu preciso me soltar? Se não houver nenhuma camada de cobertura morta no topo, depois de cada rega, após a água ter sido absorvida e uma leve crosta se formar, afrouxe cuidadosamente o solo entre as saídas.
Se o solo não foi tratado com fertilizantes antes do plantio, depois de 14-15 dias, certifique-se de alimentar as mudas com minerais.
O comentário foi enviado com sucesso.