Tudo sobre o plantio de morangos em agosto

Contente
  1. Quais variedades você deve escolher?
  2. O que você precisa considerar?
  3. Preparação do solo
  4. A escolha do material de plantio
  5. Como plantar corretamente?
  6. Cuidados de acompanhamento
  7. Dicas úteis

Apesar de a maioria dos jardineiros preferir plantar morangos na primavera, para algumas regiões é considerado muito mais correto fazê-lo no outono. O principal argumento é a possibilidade de uma cultura se enraizar antes de uma onda de frio, o inverno com calma e, por conseguinte, agradar com uma colheita antecipada.

O período de 15 de agosto a 15 de setembro marca o plantio no início do outono.

Quais variedades você deve escolher?

Para plantar morangos no final do mês, é recomendado selecionar não algumas variedades exóticas que são difíceis de cuidar, mas o jardim usual "Victoria". Essa variedade com folhas largas e grandes frutos doces tem boa imunidade e resistência geral e, portanto, não tem medo de ataques de insetos, ou picos de temperatura, ou cuidados insuficientes. Também adequado para plantio de agosto "Rainha Elizabeth II", "Criança intelectual" de criadores domésticos e um híbrido resistente à geada "Mara de Bois", criado na França. A variedade se mostra bem "Albion" - frutifica várias vezes e agrada ao jardineiro com bagas de sabor muito vivo. Variedades de maturação precoce também são preferidas. Kimberly e "Tentação".

A primeira ganhou popularidade devido à sua fruta incomum, que tem sabor a caramelo, mesmo formato e superfície brilhante. Os frutos da variedade "Tentação" nota-se um delicado sabor almiscarado, assim como a capacidade de frutificar em grandes quantidades em grandes quantidades. Finalmente, os morangos devem ser colocados nas camas. Mel. Esta variedade amadurece cedo e frutifica de forma estável.

O que você precisa considerar?

Para cultivar uma cultura com sucesso, mesmo durante o plantio, muitos fatores devem ser levados em consideração.

Clima

A transferência dos morangos de agosto para o terreno aberto deve ser nos dias em que o sol não é visível no céu, e ainda melhor - no dia seguinte após uma tempestade.

Aliás, durante a própria chuva, isso não deve ser feito - como no caso do calor.

Tempo

Se o pouso for realizado em um dia nublado normal, então é melhor iniciá-lo por volta da hora do almoço e, se no dia seguinte à chuva, ao anoitecer.

Um lugar

A área onde ficarão os arbustos de bagas deve receber iluminação suficiente durante a maior parte do dia e também ser protegida de correntes de ar. O sombreamento afetará negativamente a condição dos frutos - eles crescerão mais lentamente, perdendo tanto no tamanho quanto no sabor. A futura cama deve ser bem arrumada e alta, mas, em princípio, um leve viés não fará mal.

Se houver opção, ele deve estar localizado na parte sudoeste do local. Uma vez que a estagnação de líquidos afeta negativamente o estado dos morangos, não é necessário plantá-los em terras baixas, bem como em locais que são inundados durante o degelo da neve na primavera.

Também deve ser esclarecido que a localização elevada de água subterrânea contribuirá para o desenvolvimento de doenças fúngicas na cultura.

Preparação do solo

O melhor de tudo é que a baga sente-se por si mesma, desenvolvendo-se em um solo leve e nutritivo, sem estagnação de líquidos. O melhor será organizar uma cama em solos franco-arenosos ou franco. Se as características do local selecionado não atendem aos requisitos da cultura, você pode tentar normalizar a composição do terreno.Cada metro quadrado de solo argiloso pesado é enriquecido com 2,5 baldes de areia grossa de rio. O solo arenoso pode ser melhorado com a adição de 2,5 baldes de húmus.

Além disso, qualquer canteiro de jardim antes do plantio de morangos requer a introdução de fertilizantes. A única exceção a essa regra é o solo negro. Cada metro quadrado do local planejado deve receber uma mistura de um balde de húmus, uma colher de sopa de sulfato de potássio e um par de caixas de fósforo de superfosfato. O processamento é o seguinte: primeiro, a mistura de nutrientes é distribuída uniformemente pelo local e, depois, todo o leito é cavado a uma profundidade de 40 centímetros. O procedimento deve ser realizado com antecedência - algumas semanas antes do plantio de morangos.

A cultura requer uma mistura de solo ligeiramente ácida com um nível de pH que não vai além de 5,5-6. Para desoxidar o solo, será necessário realizar o procedimento de adição de calcário, de acordo com a quantidade, com foco no tipo de solo.

Normalmente, o solo pesado requer 600 gramas de cal por metro quadrado, enquanto o solo leve requer 200 gramas. É importante processar o local quase seis meses antes do plantio, caso contrário, danos irreparáveis ​​serão causados ​​às raízes das plantas.

O cultivo bem-sucedido de morangos estará sujeito às regras de rotação de culturas. As plantas podem ser colocadas em canteiros onde viviam cebolas e alhos, cenouras, ervas ou rabanetes. Adequado como antecessores e siderados, por exemplo: mostarda ou trigo sarraceno. Os morangos não podem ocupar os lugares que antes pertenciam ao repolho e ao pepino, à abobrinha, ao tomate ou à abóbora, ou seja, plantações que "devastam" completamente o solo com os nutrientes. Vizinhos ruins para bagas são chamados de framboesas com roseiras, uma vez que têm pragas semelhantes.

Deve ser adicionado que Recentemente, um número crescente de jardineiros está mudando para a agrofibra preta, que é ideal para o cultivo de morangos. O material é colocado em cima de solo cavado, capinado e fertilizado, após o que é fixado com elementos de arame. É bastante conveniente usar variedades com orifícios cortados em forma de círculo ou cruz, embora sejam fáceis de fazer você mesmo. O plantio das mudas é feito diretamente nesses buracos.

A escolha do material de plantio

O bigode de morango é o melhor para o plantio de agosto.... O material de plantio é cortado de arbustos fortes, com menos de dois anos e que já têm rendimento comprovado. Para que as crianças sejam fortes, é costume cortar todos os caules das flores das plantas-mãe na primavera. Além disso, recomenda-se dar preferência às rosetas que crescem perto da mata-mãe e, portanto, com raízes mais desenvolvidas. O material de plantio selecionado é imediatamente enterrado na mata-mãe ou mergulhado nos vasos.

Também é permitida a compra de mudas em viveiro especializado. Ao selecionar mudas, é importante garantir que as amostras não causem danos às folhas e raízes. As lâminas das folhas devem ter uma cor verde suculenta e um brilho saudável. É importante que o comprimento das raízes não exceda 5-7 centímetros e a espessura do chifre seja de pelo menos 7 milímetros. Se a muda for vendida em um vaso de turfa, as raízes devem atravessar suas paredes e ser visíveis a olho nu. No caso de uma xícara, as raízes, via de regra, emaranham todo o seu volume.

Como plantar corretamente?

Cerca de uma semana antes do plantio dos morangos, os canteiros podem ser cavados novamente, capinados e nivelados com um ancinho. Se desejado, ao mesmo tempo, a matéria orgânica é introduzida na quantidade de um balde e meio para cada metro quadrado. Em um dia adequado, as raízes de cada muda são mergulhadas por 5 minutos em uma solução preparada a partir de 5 litros de água, 1,5 colheres de sopa. colheres de sopa de sal e 0,5 colher de chá de sulfato de cobre. Processos muito longos são encurtados com um instrumento usinado. Para cada planta, é cavado seu próprio buraco, que é imediatamente preenchido com água.De acordo com as normas, sua profundidade deve estar diretamente relacionada às dimensões do sistema radicular - deve caber confortavelmente. Em média, esse número é de 15 centímetros.

Você pode começar a plantar uma safra antes mesmo de toda a água do buraco ser absorvida. Posicione a planta de forma que o ponto de crescimento, conhecido como coração, fique no nível do solo. Se você aprofundar a muda, ela não conseguirá florescer, e a que está muito alta sofrerá durante o inverno. As raízes dos arbustos são primeiro endireitadas na água e, depois de absorver a umidade, são cobertas com terra úmida, que é batida suavemente com as mãos. A distância entre as amostras individuais deve ser mantida dentro de 25-40 centímetros.

Costuma-se deixar cerca de 50 centímetros entre as fileiras, o que imediatamente faz sentido fazer uma cobertura morta com folhagem seca ou palha. Em cada cama, costuma-se organizar cerca de 3-4 filas.

Cuidados de acompanhamento

Você terá que cuidar dos morangos imediatamente após o plantio. Por exemplo, as mudas que estão se acostumando com o terreno aberto precisarão de uma rega especialmente organizada. A água utilizada deve ser sempre decantada e aquecida naturalmente. Na primeira semana é necessário irrigar a planta todos os dias em uma pequena quantidade, direcionando a umidade do regador estritamente para a raiz e sem tocar nas folhas. Nos 14 dias seguintes, a quantidade de fluido usada aumenta, mas o procedimento é realizado uma vez a cada dois dias.

No final do período acima, a irrigação da cultura é realizada conforme necessário. Vale ressaltar que este sistema é opcional se o mês de agosto for chuvoso - neste caso, será o suficiente para evitar que o solo seque. Além disso, imediatamente após o plantio, as mudas podem precisar de um pouco de sombreamento. Se o solo foi previamente preparado para o aparecimento de frutos silvestres, então não adianta alimentar mais. Caso contrário, as plantas terão que ser fertilizadas três semanas após o plantio com uréia, utilizada na quantidade de 30 gramas por cada 10 litros de água.

Antes do inverno, os morangos receberão rega abundante, e então - a criação de um abrigo. Para este último, em princípio, os mesmos materiais são adequados para cobertura morta: palha, copas, folhas caídas ou ramos de abeto. Eles serão retirados apenas na primavera, quando as temperaturas acima de zero forem estabelecidas.

Dicas úteis

Para que as bagas cresçam grandes e açucaradas, as camas são melhor colocadas indo de leste para oeste. Se o terreno do jardim for organizado em uma encosta, o habitat da cultura deve ser localizado transversalmente. Uma vantagem será pré-tratar a área com 3 colheres de sopa de amônia diluída em um balde de água - essa solução eliminará lagartas, lesmas e pragas semelhantes. No mesmo canteiro podem coexistir mudas de diferentes variedades, mas é mais correto criar uma "partição" de cebolas ou alho entre elas. Em todo caso, o principal é evitar confusão com o bigode.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário