Transplante de morangos para um novo local no outono
Muitos jardineiros estão cultivando morangos. Todo mundo quer uma boa colheita, mas para isso é preciso cuidar bem da planta. Os morangos não precisam apenas de água, poda e alimentação, mas também de replantio periódico dos arbustos. Você deve escolher o local e a hora certos, além de seguir as orientações dos profissionais. Neste artigo, falaremos com mais detalhes como os morangos são transplantados para um novo lugar no outono.
A necessidade de um procedimento
O transplante de morangos para um novo local no outono é uma obrigação, porque ajuda as plantas a rejuvenescer e melhorar sua produção. Muitas vezes, durante o transplante de outono, eles usam o método de dividir os arbustos ou usar antenas. Não há necessidade de transplantar um morangueiro adulto para outro local, o número de frutos não aumentará, já que são as plantas jovens que se caracterizam pela alta produtividade.
Os profissionais costumam recorrer ao transplante de morangos no outono nos seguintes casos:
- depois de alguns anos, os morangos dão frutos com bagas pequenas e não suculentas, e às vezes param de dar frutos completamente;
- o solo em 2-3 anos perde microelementos, que são muito necessários para o desenvolvimento ativo das plantas;
- com o tempo, fungos e bactérias aparecem no solo - se você transplantar morangos a tempo, pode evitar várias doenças e a morte completa da flor;
- arranjo alto de antenas no caule, pois no inverno elas congelam, o que acelera o processo de envelhecimento;
- a presença de várzeas e o acúmulo de água subterrânea.
É melhor replantar na primavera ou no outono?
Morangos ou morangos podem ser transplantados na primavera e no outono. Existem vários fatores a serem considerados ao escolher o momento.
- Para realizar o plantio no início da primavera, é necessário realizar o trabalho preparatório no outono. Se a decisão de transplante for tomada no outono, apenas duas semanas serão suficientes para a preparação. Se no ano passado não houve ações de preparação do terreno para o plantio, então é melhor transplantar mais tarde, por exemplo, no verão ou no outono. A escolha depende da região.
- Se na primavera as mudas enfraquecem após um inverno rigoroso, é melhor transplantar no outono. Normalmente, a essa altura, eles fornecem um material bastante forte para o plantio. Como resultado, as plantas são caracterizadas por altos rendimentos.
- Se você transplantar na primavera, as primeiras bagas serão apenas na próxima primavera. Plantar no outono proporciona uma rica colheita na próxima primavera.
O transplante na primavera é feito em horários diferentes, dependendo da região. O regime de temperatura afeta a época de plantio: de abril a junho. Este período termina assim que os botões aparecem na planta. Com o seu aparecimento, o processo de plantio é interrompido. Só é possível retomar o transplante de morangos após o término da frutificação.
Você pode começar a replantar morangos na primavera somente depois que o solo aquecer até uma profundidade de 0,1 m, caso contrário, as plantas simplesmente morrerão. Se as geadas continuarem na primavera, o transplante será adiado para mais tarde. Nesse caso, é melhor usar o transplante de outono.
A melhor época é quando a terra está aquecida e ainda falta mais de um mês para a geada.
Cronometragem
É muito importante levar em consideração as características climáticas ao escolher o momento para um transplante, a saber:
- quando ocorre a primeira geada;
- quanto tempo dura a estação quente;
- quantas vezes a precipitação cai.
Importante! Normalmente, os morangos são transplantados para terreno aberto o mais tardar 1 mês antes da primeira geada. Então, os arbustos jovens têm tempo para criar raízes e ficar mais fortes, e então deliciá-los com uma colheita luxuosa.
Na região de Moscou, é comum o transplante de meados de agosto até o final de setembro. Você pode plantar em solo aberto ou usar fibra agrícola. No segundo caso, o morango colhe mais cedo. Os tempos de plantio podem variar dependendo da temperatura. O último plantio pode ser feito até 30 dias antes da primeira geada.
Nos Urais, o período de plantio deve ser respeitado de meados de agosto à segunda quinzena de setembro. Você pode plantar em solo aberto e sob agrofibra. Se você plantar no outono sob uma película preta, a colheita será cerca de 2 semanas mais cedo do que deveria em termos de tempo. Se os morangos forem plantados em terreno aberto, mas ocorrer precipitação frequente, é melhor cobri-los com uma película.
Na Sibéria, o plantio é realizado no início do outono, é melhor iniciar este processo a partir do final de julho e depois de meados de agosto. Mas se os prazos já passaram, então você pode transplantar morangos, mas apenas em uma estufa ou sob uma película preta.
Se considerarmos a faixa do meio, por exemplo, a região de Leningrado, então é melhor fazer o trabalho de transplante da segunda quinzena de agosto até a segunda quinzena de setembro, apenas um mês. Na região de Rostov ou na região de Krasnodar, você pode plantar morangos mais tarde - mesmo em outubro. O principal é que a temperatura do ar seja adequada. No sul, o clima é quente por muito tempo..
Muitos jardineiros experientes recomendam levar em consideração o número de plantio, enquanto você deve prestar atenção ao calendário lunar.
Dentre os dias favoráveis de abril, vale destacar os seguintes dias: 15-17, 24-26, 29 e 30. Se for decidido plantar em setembro, recomenda-se aderir às seguintes datas: 1-5 , 7-10 e 17-24.
Como transplantar corretamente?
Para transplantar corretamente os morangos no outono, é aconselhável seguir o seguinte algoritmo de ações:
- Inicialmente, você precisa remover todas as plantas que estão congeladas, apodrecidas ou murchas.
- Todos os arbustos saudáveis devem ser cavados junto com um pedaço de solo.
- Cave o solo, onde o morango do jardim crescerá no futuro, e faça buracos, enquanto a distância entre as raízes deve ser 0,3–0,4 m, portanto, os buracos devem estar na mesma distância, borrife areia no fundo do buraco.
- Ao plantar, você precisa seguir uma regra simples - o arbusto deve ser plantado não muito fundo e não muito alto, enquanto todas as raízes devem ser cuidadosamente borrifadas com terra.
- Quando todos os arbustos estiverem plantados, é necessário compactar mais uma vez a terra no círculo das plantas e, em seguida, afrouxar um pouco a camada superior.
- Após cerca de 14 dias, você pode fertilizar com fertilizantes complexos.
É aconselhável seguir as seguintes regras para que após o transplante os arbustos enraízem bem, cresçam rapidamente e dêem muitos frutos:
- é melhor escolher solo ligeiramente ácido para transplante;
- o terreno deve ser solto e leve;
- se o plantio for feito em argila, primeiro é necessário usar um balde de areia para 1 metro quadrado;
- turfa é usada para melhorar a condição do solo franco-arenoso, mas para solo fortemente acidificado, outros 400 gramas de calcita, farinha de dolomita ou cal apagada serão necessários por 1 metro quadrado.
Importante! Muitas variedades de morango, incluindo a popular variedade Victoria, crescem bem depois da vegetação, várias leguminosas, beterrabas, rabanetes ou cenouras. Mas depois das batatas, pepinos, tomates ou repolho, os morangos não dão uma boa colheita.
É melhor escolher uma área protegida do vento. Uma excelente opção seria uma área com declive de 5 graus, pois neste caso não haverá acumulação de água nas fossas durante as fortes chuvas e, de fato, a umidade interfere na obtenção de uma boa colheita.
Bigode
Para rejuvenescimento ou propagação de morangos, você pode usar bigodes ou brotos vegetativos. A planta deve ter pelo menos 15 peças, então ela é adequada para trabalhos posteriores. Normalmente, esse método é usado na segunda metade do verão. 3-4 brotos mais fortes são tirados de um arbusto adulto, então todo o resto é cortado para que a planta não desperdice energia com eles. É necessário preparar copos plásticos, fazer orifícios para drenagem neles. As antenas são enraizadas nesses recipientes - a roseta é reforçada com arame, polvilhada com solo e deixada perto do arbusto-mãe por 1–1,5 meses.
Depois é necessário aguardar o enraizamento das antenas e o aparecimento de 3-5 folhas, após o que podem ser separadas da planta-mãe e já plantadas separadamente. Inicialmente, prepare os furos a uma distância de 0,3 m entre si e 0,6 m entre as linhas, devendo-se regá-los abundantemente com água. A profundidade deve ser de 0,2 a 0,25 m. A muda é colocada na cova junto com um pedaço de terra, coberta com terra e regada com solução de Fitosporina. Você pode regar o solo e a muda, suas folhas e sob a raiz. Além disso, as camas devem ser cobertas com cobertura morta.
Mudas
As plantas de dois anos são caracterizadas por uma excelente taxa de sobrevivência e alta produtividade. Normalmente, a criança de um ano ainda está fraca para o transplante e a de três anos já tem produtividade menor.
Recomenda-se plantar imediatamente mudas jovens em um novo canteiro, enquanto as raízes ainda não secaram. Anteriormente, as raízes deveriam ser examinadas para apodrecimento, presença de pragas e doenças. Todos os danos devem ser removidos com uma faca afiada.
Os locais de corte são tratados com carvão, para que as plantas fiquem protegidas contra infecções.
Ao dividir o arbusto
As plantas podem ser transplantadas dividindo o arbusto. Ogeralmente são retirados arbustos, que têm apenas 2 a 4 anos de idade. Os leitos que serão utilizados para o transplante devem, inicialmente, ser bem irrigados. Cada arbusto é cuidadosamente cavado, arrancado e retirado, o resto da terra é sacudido. Em seguida, o sistema radicular é lavado em grande quantidade de água e dividido em várias partes. Uma muda forte deve ter dois caules e raízes saudáveis. Todas as raízes, brotos, folhas e pedúnculos afetados são removidos com um instrumento afiado.
Em seguida, você precisa preparar uma solução especial, incluindo 3 colheres de sopa de sal grosso e 1 colher de chá de sulfato de cobre por 1 litro de água. Nessa solução, é necessário embeber a raiz das mudas por uma hora. Um copo de húmus podre e cinzas de madeira é derramado nos buracos para o plantio. As mudas são colocadas em buracos e borrifadas com terra, um pouco calçadas, regadas e cobertas com cobertura morta.
Importante! Recomenda-se o transplante, independentemente do método, exclusivamente ao entardecer ou com tempo nublado.
Cuidados de acompanhamento
Depois de transplantar morangos para um novo local, eles precisam de cuidados de acompanhamento:
- rega regular;
- soltar o solo ao redor dos arbustos;
- controle de pragas;
- remoção de ervas daninhas.
Durante a rega, deve-se ter cuidado para manter a água longe das folhas.... Nos primeiros 10 dias após o plantio, recomenda-se regar todos os dias, no futuro pode ser encurtado e realizado várias vezes por semana. Se você derramar morangos em abundância, ele desaparecerá, portanto, guie-se pelo nível de umidade. Se a área de plantio for muito grande, a irrigação por gotejamento será a melhor escolha.
Recomenda-se aplicar fertilizantes somente se a fertilização não foi feita antes do plantio das mudas. Você não terá que alimentá-lo adicionalmente.
É muito importante cuidar dos morangos, mesmo no tempo frio.... O sistema radicular de uma planta adulta só pode suportar temperaturas do solo de até -7 graus, mas as plantas jovens são bastante fracas a baixas temperaturas.Jardineiros experientes recomendam cobertura morta, então ela cria raízes melhor. Pode ser usado para agulhas de abrigo, palha, pus podre, turfa, serragem e assim por diante.
Apenas as raízes são cobertas com cobertura morta, não a planta inteira. A cobertura de neve protege perfeitamente a parte superior da planta da geada. Se não houver neve, é melhor proteger os arbustos com fibras de agrofibra ou ramos de pinheiro. Já na primavera, todos os abrigos adicionais devem ser removidos, todas as folhas mortas ou velhas são cortadas para renovar as plantas e dar-lhes força.
Aconselhamento profissional
Para transplantar morangos de maneira correta e eficaz em um novo local no outono, é recomendável levar em consideração os seguintes conselhos de especialistas:
- para que os morangos fiquem mais fortes à geada, recomenda-se plantá-los um mês antes de uma forte onda de frio;
- é melhor realizar todo o trabalho em horários nublados ou à noite, pois os raios do sol podem causar danos às plantas;
- não há necessidade de transplante durante ou imediatamente após a chuva, é melhor esperar algumas horas;
- a propagação de morangos com bigode deve ser feita no início do outono;
- a colheita depende do local corretamente selecionado, do solo e das próprias mudas;
- os pontos de venda adultos que deram uma boa colheita não serão adequados para o transplante, pois no futuro serão improdutivos;
- é aconselhável plantar variedades diversas, e com épocas diferentes para o aparecimento de bagas, pois durante todo o verão haverá frutas frescas e saborosas;
- você pode fertilizar as plantas durante o plantio e depois dele;
- se aparecerem pragas ou manifestações de uma doença, não é necessário esperar que se espalhem e processar imediatamente os arbustos afetados.
O comentário foi enviado com sucesso.