Características do plantio de morangos e morangos no outono
Morangos e morangos são frutas deliciosas. São culturas perenes, mas, no entanto, novas plantações surgem a cada 3-4 anos, pois nessa época os arbustos enfraquecem e dão um rendimento mínimo.
Normalmente, essas bagas são plantadas no outono. Neste artigo, vamos considerar com mais detalhes as características e regras do plantio de morangos e morangos no outono, as vantagens e desvantagens, os principais métodos, erros comuns e dicas.
Vantagens e desvantagens
É comum plantar morangos e morangos duas vezes por ano: na primavera e no outono. Muitos jardineiros experientes realizam o procedimento no outono. Muitas vezes, nas regiões frias (do Norte), as geadas precoces não permitem que os arbustos se enraízem, eles congelam, o que deve ser levado em consideração na hora de escolher um intervalo de tempo.
No entanto, plantar morangos e morangos no outono tem os seguintes benefícios:
- um longo período de tempo pode ser alocado para a colocação de mudas - geralmente no início de setembro as principais obras no local já estão concluídas, você pode dedicar tempo suficiente para preparar os canteiros, plantar morangos ou morangos, bem como seus posteriores cuidados ;
- grande quantidade de material de plantio - durante o verão, muitos pontos de venda são formados no local, entre os quais você pode escolher facilmente outros grandes e saudáveis para posterior reprodução;
- condições meteorológicas adequadas - no final do verão prevalece geralmente o tempo quente e há precipitação regular, nessas condições os morangos e morangos enraízam-se bem;
- depois do plantio de outono, a primeira colheita aparecerá na primavera, mas após o transplante de primavera será necessário esperar um ano inteiro para que os frutos se formem;
- geralmente no outono, uma grande variedade de mudas de morango e morango está à venda, você pode encontrar até as variedades mais raras, além disso, na primavera há uma grande probabilidade de comprar mudas velhas;
- o custo das mudas de outono é geralmente mais barato do que as da primavera;
- o clima de outono promove o transporte favorável de mudas de morango e morango silvestre.
Além das vantagens acima, o plantio de morangos ou morangos no outono também tem desvantagens. Há uma boa chance de que as mudas não criem raízes, pois o clima é instável em muitas regiões.
Muito cedo, a temperatura do ar pode cair para temperaturas abaixo de zero. É desejável que as geadas cheguem não antes de um mês após o plantio das plantas no solo.
Cronometragem
Morangos e morangos não são plantas caprichosas, pois mesmo com o mínimo cuidado eles produzem uma safra. Para obter frutos grandes, é necessário recriar condições favoráveis, então o número de frutos irá surpreender agradavelmente. Inicialmente, você deve basear-se no tempo e no clima local. Em média, os seguintes períodos de plantio são diferenciados:
- cedo - começa no verão e termina no final de setembro;
- médio - vai do final de setembro ao final de outubro;
- tarde - pode ser realizado 1 mês antes da geada.
Jardineiros experientes geralmente preferem morangos ou morangos no início ou no meio do plantio. É melhor não demorar até o último, porque os arbustos podem não ter tempo de criar raízes até a geada. Normalmente, após a influência da geada, o rendimento diminui significativamente.
Recomenda-se plantar morangos e morangos nas seguintes condições:
- temperatura do ar de +10 graus;
- Hoje o dia está desagradável;
- depois do almoço.
Importante! No calor, é estritamente proibido plantar morangos, pois as chances de enraizamento são mínimas.
Para escolher a época certa para o plantio das frutas, jardineiros experientes prestam atenção à época de crescimento da safra. Normalmente os bigodes aparecem em junho, nos próximos dois meses enraízam-se e só no outono se formam os botões dos frutos. Levando em consideração as peculiaridades do clima e as características vegetativas, será possível escolher a época ideal de plantio para o morango. Listamos as datas de chegada de acordo com as regiões:
- nos subúrbios e na região de Moscou, é melhor trabalhar no último mês do verão ou no primeiro outono;
- na região de Leningrado, a época vai de meados de agosto ao início do outono;
- na Rússia central, o tempo muda ligeiramente: final de agosto - primeira metade de setembro;
- nos Urais, você pode começar a pousar muito mais cedo: final de julho - primeira quinzena de agosto;
- na Sibéria, por exemplo em Omsk, os trabalhos podem ser realizados até ao final de agosto;
- nas regiões de Rostov e Krasnodar, Crimeia, recomenda-se focar no mês de setembro ou outubro.
Alguns jardineiros plantam de acordo com o calendário lunar. Esta opção também tem direito de existir, pois com a sua ajuda os morangos de jardim criarão melhor raízes e darão uma boa colheita no próximo ano. Você deve prestar atenção às seguintes datas de desembarque de acordo com o calendário lunar:
- Agosto: dias proibidos - 3, 19, favorável - 1–2, 5–7, 11–12, 15–16, 22–25, 28–29;
- Setembro: dias proibidos - 2,17, favorável - 3, 6-8, 11-13, 20-25, 29-30;
- Outubro: proibido - 2,15, 16, 31, favorável - 1, 2, 3, 4, 5, 10, 11, 29.
Seleção de mudas
Os jardineiros recomendam comprar morangos e morangos exclusivamente de fabricantes confiáveis, é melhor prestar atenção aos viveiros. É altamente recomendável não entrar em contato com proprietários privados, pois é impossível rastrear qual planta é oferecida, pois pode estar fraca ou infectada.
A escolha ideal são mudas de arbustos-mãe, pois apresentam boa imunidade, além de se caracterizarem por alto rendimento. Para escolher as mudas certas para o plantio, é preciso prestar atenção aos seguintes sinais:
- chifres saudáveis e densos, com espessura de 7 mm;
- placa de folha densa verde brilhante;
- o número de folhas excede 5;
- raízes ramificadas e vivas, enquanto seu comprimento deve ser de 8 cm;
- aparência saudável, sem danos ou sinais de infecção.
Seleção de assento
O solo é de grande importância, principalmente sua composição. O solo fértil é a melhor solução para o plantio das safras em questão. Vale a pena prestar atenção a indicadores como: acidez - 5–5,6 unidades, nível do lençol freático - não mais do que 60 cm. Antes do plantio, a terra deve ser desenterrada, enquanto atenção especial deve ser dada à presença de larvas de insetos nocivos, por exemplo: besouro da batata do Colorado ou wireworm. Se estiverem presentes, o solo precisa de processamento adicional. Alternativamente, você pode usar nitrato de amônio ou uma solução da droga "Marshal", "Confidor" ou "Bazudin".
Solo com baixa acidez pode ser usado, mas o preparo deve ser iniciado com 1 ano de antecedência. Ao cavar, cerca de 6 kg de cal são adicionados ao solo por 1 metro quadrado. A profundidade de escavação deve corresponder ao comprimento da baioneta da escavadeira. Além disso, ainda são necessários 10 kg de húmus ou esterco podre, 15 gramas de cloreto de potássio e 30 gramas de superfosfato por 1 metro quadrado.
Importante! Antes de plantar, você precisa afrouxar o solo a uma profundidade de 10-15 cm.
Métodos
Após o preparo das mudas e do local, é necessário proceder à escolha do método de plantio. Normalmente, a seleção do layout é influenciada pela disponibilidade de vagas gratuitas no local, bem como pelos objetivos com base nos quais será feito o cultivo de morangos e morangos. Existem várias maneiras de plantar mudas.
- Tapete... Essa opção implica o plantio de mudas em forma de tapete maciço. Normalmente, uma distância de 25 cm é mantida entre as plantas.
- Gnezdovoy... Esse tipo de plantio é o arranjo de seis arbustos ao redor de um arbusto principal, mantendo uma distância de 30 cm. Os ninhos devem estar localizados a uma distância de pelo menos 45 cm. Este método é escolhido por muitos jardineiros que planejam propagar morangos ou morangos no futuro.
- Privado... Esta opção implica na presença de leitos. Normalmente é utilizado para grandes plantações, pois é ideal para o plantio em agrofibras. A distância entre as linhas deve ser de 40 a 70 cm, entre as mudas - de 20 cm. Esses indicadores podem variar - é preciso começar pelo crescimento da variedade.
Preparação do solo e material de plantio
Alguns jardineiros cultivam morangos ou morangos na estufa, embora neste caso haja uma grande probabilidade de obter um fruto aguado devido à falta de fertilizantes orgânicos. É melhor plantar em terreno aberto, enquanto deve primeiro ser fertilizado. Se preparar bem o terreno, uma boa colheita de frutos silvestres irá surpreendê-lo agradavelmente.
Para preparar o jardim para o plantio, recomenda-se levar em consideração as seguintes recomendações:
- cerca de 1 mês antes do plantio das mudas, é necessário desenterrar o canteiro, aderindo a uma profundidade de 30 cm;
- é imprescindível fertilizar o solo com uma das várias opções: 10 kg de húmus e 2 copos de cinzas; 2 colheres de sopa de nitrofosfato ou 1 colher de sopa de sal de potássio, 50 gramas de uréia, 50 gramas de superfosfato e 1 balde de composto;
- se forem encontradas várias pragas no solo, o solo deve ser tratado - desinfetado com a ajuda de "Marshal" ou "Confidor";
- inicialmente é necessário fazer uma cama elevada (25 cm), e então - após a fertilização - pode ser nivelada com um ancinho.
O material de plantio também é preparado de uma determinada maneira:
- a preparação deve ser iniciada cerca de uma semana antes do plantio;
- as mudas devem ser cortadas das raízes de modo que seu comprimento não ultrapasse 10 cm;
- para prevenir a propagação da infecção fúngica, é necessário tratar as raízes com antifúngicos;
- as mudas devem ser deixadas em local fresco e escuro, mas antes polvilhe com terra para que não grudem;
- cerca de uma hora antes do plantio, as plantas são umedecidas;
- folhas extras devem ser removidas, normalmente cerca de 4-5 folhas devem permanecer.
Importante! Se as bagas forem aguadas e sem gosto, isso significa que os morangos ou morangos são alimentados com fertilizantes minerais. Recomenda-se adicionar matéria orgânica.
Como plantar corretamente?
Os jardineiros recomendam o plantio de morangos ou morangos em tempo nublado ou à noite. Primeiramente, deve-se fazer as camas com enxada, depois de puxar o cordão de maneira uniforme. Além disso, os sulcos devem ser bem umedecidos com água. Vale a pena manter uma distância de 60–80 cm entre eles, entre os arbustos deve ser cerca de 15–20 cm. Se todas as regras acima forem seguidas, os morangos hibernarão bem e renderão uma rica colheita no futuro. O sistema radicular deve ser tratado com uma massa de argila, que protege perfeitamente contra o ressecamento e promove um enraizamento rápido. Em seguida, as raízes são mergulhadas no solo e fechadas, enquanto os corações permanecem do lado de fora. O solo deve ser pressionado para maior confiabilidade e turfa ou húmus adicionado.
Você pode plantar as safras de frutas vermelhas em questão no país no outono com um bigode em campo aberto. Você pode preparar suas próprias mudas. Muitas pessoas preferem a variedade Victoria. Serão necessários arbustos que já têm 2 anos, mas este ano produziram uma pequena quantidade de frutos silvestres. Você deve cavar 2–4 antenas em taças, esperar pelo enraizamento e arrancá-las. Antes do plantio, as mudas já têm raízes bastante fortes. Em seguida, o pouso é realizado da maneira descrita acima. Alguns jardineiros preferem plantar morangos ou morangos em fibras agrícolas. Esta opção permite aumentar o rendimento e reduzir os custos de mão de obra para cuidar da planta. O material de cobertura preta (fibra agrícola) ajuda a proteger os morangos de ervas daninhas, neve, chuva, seca e assim por diante. Este material é ecologicamente correto, com excelente permeabilidade ao ar e é caracterizado pela permeabilidade à água.
Se você decidir plantar morangos em fibra agrícola, você precisa aderir ao seguinte algoritmo:
- decida a largura do material de cobertura, pois suas dimensões afetarão a localização dos canteiros: aconselha-se a utilização de um elemento sólido, mas se for necessário conectar duas partes, então é feito um overlay para evitar o possível aparecimento de fendas ;
- o solo deve ser desenterrado e fertilizado, se necessário pode ser desoxidado;
- os canteiros são cobertos com fibra de agrofibra e para a fixação são utilizados pinos, barras, grampos de cabelo, etc.
- levando em consideração o esquema de plantio de arbustos, é necessário fazer uma marca de giz no material, futuramente será necessário fazer cortes em forma de cruz para plantar.
Cuidados de acompanhamento
Plantar morangos ou morangos corretamente é apenas metade da batalha. É muito importante providenciar um acompanhamento adequado para que as plantas criem raízes. Requer-se: rega adequada, cultivo do solo tanto entre filas como sob arbustos, bem como proteção do frio, já que se aproxima o inverno.
Recomenda-se regar os morangos com frequência apenas na primeira semana, irrigando a cada 2-3 dias. É melhor fazer isso pela manhã para proteger as folhas de queimaduras, que são possíveis com a rega diurna. A irrigação por gotejamento é recomendada porque é medida. Dentro de uma semana após o plantio, os arbustos criam raízes e não precisam de muita água. Se o solo foi fertilizado adequadamente antes do plantio, os morangos não precisam de fertilização adicional por vários anos. No futuro, as plantas precisarão de matéria orgânica. Pode-se usar esterco de galinha, que é diluído em água na proporção de 1: 15. A solução preparada deve ser infundida por dois dias, e então derramada entre os arbustos ao longo das ranhuras.
Além disso, morangos e morangos precisam de medidas de proteção contra microorganismos prejudiciais. Para o processamento, é adequada uma solução de "Karbofos", com a qual os arbustos são regados em redor, tendo previamente soltado o solo com 8 cm de profundidade. Para preparar a solução, recomenda-se levar água aquecida a +30 graus. Após a rega, as camas são cobertas com papel alumínio por várias horas.
Os remédios populares também são bastante eficazes, por exemplo: infusões de ervas e tabaco, sabão em pó.
Erros comuns
Os erros a seguir são freqüentemente cometidos por jardineiros.
- Mudas ruins. A qualidade das mudas afeta a taxa de sobrevivência, desenvolvimento e posterior colheita. As raízes devem ser fortes, úmidos, pecíolos grossos, 3-5 folhas devem estar presentes.
- Sistema de raiz solto. É necessário espalhar corretamente as raízes no momento do plantio, então a taxa de sobrevivência será maior, e seu posterior desenvolvimento. As raízes longas podem ser aparadas até 7 cm para facilitar o manuseio. Ao criar um buraco, você precisa fazer uma parede simples. As raízes são pressionadas contra a parede e colocadas livremente.
Dicas úteis
Se você escolher o momento certo para plantar morangos e morangos, então na primavera haverá uma colheita bastante precoce e abundante de frutas silvestres. Na hora de escolher essas datas, é recomendável levar em consideração a região e o clima. Se tudo for escolhido corretamente, os morangos resistem aos ataques de insetos nocivos com mais firmeza.
Os morangos são caracterizados pela despretensão, mas o solo selecionado de forma inadequada afetará negativamente o seu desenvolvimento: vai começar a doer com frequência, os frutos serão pequenos e às vezes as plantas até morrem. Um mês antes do plantio, já vale a pena iniciar o preparo do solo.
Terrenos argilosos, turfosos, arenosos e podzólicos encharcados devem ser evitados. E nos pântanos, as plantas nem mesmo criam raízes.
O comentário foi enviado com sucesso.