Plantando morangos em material de capa preta

Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Cronometragem
  3. Seleção de material
  4. Preparação do site
  5. Tecnologia
  6. Cuidados de acompanhamento

Aqueles que decidiram seriamente começar a cultivar morangos devem considerar diferentes opções para o cultivo de frutas vermelhas. Existem muitas variedades desse processo, e uma delas é o plantio de morangos em cobertura preta.

Vantagens e desvantagens

Plantar morangos em um material de cobertura preto, de acordo com muitos jardineiros, é a opção mais segura de todas. Isso é realmente conveniente por vários motivos. Mas esse método, como muitos outros, tem seus apoiadores e oponentes, já que essa opção também tem seus prós e contras. E eles devem ser considerados com mais detalhes.

Vale a pena começar com os profissionais.

  • O material de cobertura permite que você se livre quase completamente das ervas daninhas. Praticamente não crescem com este tipo de revestimento. E se espécimes individuais aparecem, eles germinam diretamente no buraco ao lado dos morangos. Com cuidado oportuno, são muito fáceis de remover.
  • As plantas são menos suscetíveis a várias doenças e infestações de insetos. Em casos extremos, eles podem ser detectados mais rapidamente, o que significa que você pode começar a combatê-los.
  • A umidade após a irrigação no solo sob a cobertura dura muito mais, o que significa que o número de irrigações pode ser reduzido significativamente.
  • No inverno, essa cobertura protege parcialmente as raízes do frio, que em algumas áreas não requer abrigo adicional para o inverno.
  • Quando maduros, os morangos não entram em contato com o solo, permanecem secos e limpos. É muito mais fácil montá-lo.
  • Os bigodes não se espalham aleatoriamente em grandes números. A propagação de morangos é fácil de controlar, destruindo brotos desnecessários com o tempo ou, inversamente, enraizando-os no lugar certo.
  • Um terreno com esse revestimento sempre parece bem cuidado e limpo. Se encaixa perfeitamente em qualquer design.

As desvantagens não são tão significativas, mas também precisam ser levadas em consideração. Regar tais plantações da maneira usual com uma mangueira não é muito conveniente. Portanto, é melhor organizar imediatamente a irrigação por gotejamento. Ao plantar com agrofibra, também é preciso mexer.

Não é tão conveniente quanto plantar morangos da maneira usual. Mas vale a pena trabalhar uma vez, para que depois o local fique bem arrumado, o cuidado com as plantas ficará muito mais facilitado.

Cronometragem

A época ideal para o plantio, mesmo no outono, mesmo na primavera, depende da região. É melhor plantar morangos no outono. Então, já é no próximo ano, no verão, e algumas variedades na primavera darão uma colheita. Nas regiões do sul, isso deve ser feito no final de outubro - início de novembro. Na faixa do meio, essas datas são alteradas 2 a 3 semanas antes. Nas regiões do norte, esse processo deve ser concluído no final de setembro.

Se por algum motivo não foi possível plantar morangos no outono, pode-se fazê-lo na primavera, mas não deve contar com uma colheita rápida. O plantio de arbustos pode ser realizado no sul no início a meados de abril, nas regiões frias apenas no final de maio ou mesmo no início de junho.

Ao plantar no outono e na primavera, é melhor escolher um dia seco e quente, mas não muito ensolarado.

Seleção de material

Na verdade, a escolha do material deve ser feita dependendo da espessura de revestimento necessária. Todos os materiais, seja qual for o nome - spunbond, acrílico, fibra agrícola, geotêxtil - significam a mesma coisa. É um material de revestimento que varia em espessura e cor. Spunbond é um nome genérico para todos os materiais feitos de polipropileno.É um material amigo do ambiente. Agrofibre é apenas uma espécie de spunbond.

Os materiais de cobertura podem ser divididos em dois grupos principais - tecidos não tecidos e filmes. Em termos de espessura e densidade, eles representam as seguintes opções:

  • pulmões (agril);
  • médio (agrosuf);
  • denso (agrospan).

A densidade do material é selecionada dependendo do efeito que o residente de verão deseja alcançar. Quanto mais denso o material, mais você pode ter certeza de que as ervas daninhas não vão romper esta superfície, o que significa que você pode esquecer de lutar contra elas. É muito conveniente. Nesse caso, a troca de ar ainda será, assim como a penetração da luz solar no solo. Além disso, esse material preservará as plantas em invernos frios. Em uma densidade mais baixa, mais ar penetrará no solo, mas o crescimento de ervas daninhas não pode ser descartado. Claro, eles vão germinar muito lentamente e apenas em algumas áreas, mas isso é possível.

A loja costuma ter várias opções de agrotêxteis de diferentes densidades. Normalmente, variedades mais leves são usadas como material de cobertura para proteger as plantas em intempéries. Mas é melhor plantar morangos em variedades mais densas de material. Não se presta a deformações, danos mecânicos e dura muito mais tempo. Você pode usar esse tipo de revestimento por várias temporadas e nada acontecerá com ele.

Preparação do site

Antes de iniciar o trabalho de plantio, deve-se preparar adequadamente o local. Antes de colocar o material é preciso soltar bem o solo, regar, aplicar fertilizante. Em seguida, a agrofibra é esticada, bem esticada e colocada na cama, fixando-a cuidadosamente em todo o perímetro. Todo mundo faz diferente, alguém coloca pedras pesadas, alguém prende nas tábuas com pregos ou parafusos. É mais conveniente fazer esse trabalho juntos. Assim, é mais rápido e fácil colocar o material no canteiro do jardim. Muitas pessoas têm dúvidas sobre de que lado colocar o spunbond no chão. Afinal, seus lados são diferentes, em uma superfície lisa, na outra - áspera.

Algumas pessoas acreditam que não faz diferença de que lado colocar o material. No entanto, o fabricante recomenda colocar o spunbond com o lado liso para baixo e o lado áspero para cima. Vale a pena ouvir esta instrução.

Tecnologia

Antes de plantar morangos sob o tecido, é necessário marcar corretamente a tela. A distância entre os arbustos deve ser de cerca de 50 cm. Após a marcação da tela, devem ser feitos cortes transversais em cada local para o futuro arbusto. Além disso, o processo é semelhante ao plantio usual de morangos. Em cada área pretendida, antes de plantar um arbusto, dobre as bordas incisas, cave um buraco.

Em seguida, eles colocam a planta ali, polvilham com terra, socam levemente e, em seguida, acrescentam a terra novamente, regam bem e colocam as pontas dobradas de volta no lugar. O processo é completamente simples, não leva muito tempo, e se a agrofibra for colocada corretamente, não causa dificuldades. Além disso, os morangos terão de ser tratados como de costume.

Cuidados de acompanhamento

Vale a pena considerar que cultivar e cuidar dos morangos é um pouco diferente de cuidar dos frutos que crescem no solo sem nenhum abrigo. É muito mais leve, mas ainda assim as manipulações mais importantes não devem ser ignoradas.

  • Afrouxamento. O afrouxamento periódico ainda é necessário. Para isso, o material em cada furo é ligeiramente dobrado e o solo ao redor do arbusto é solto com pequenos ancinhos. Isso deve ser feito com cuidado para não danificar as raízes.
  • Rega. Apesar de a umidade permanecer mais tempo sob o material de cobertura, você ainda terá que regar as plantações, no entanto, não com tanta frequência. O solo deve ser especialmente controlado durante os verões secos. Se o solo estiver seco, à noite você precisará regar os arbustos, despejando em cada buraco meio balde de água morna aquecida ao sol. É melhor não regar as plantas com água fria. A melhor opção seria organizar a irrigação por gotejamento.
  • Remoção de ervas daninhas. Eles não germinarão através de uma tela densa. Mas naqueles buracos onde crescem morangos, há um espaço em que ainda aparecem ervas daninhas. É necessário retirá-los na hora certa, assim os canteiros ficarão em perfeita limpeza, e a erva daninha não reterá alimento e umidade dos morangos. Ervas daninhas raramente aparecem, então controlar esse processo não é nada difícil.
  • Fertilizante. Para o correto desenvolvimento da planta e uma boa colheita, é necessária a cobertura. No início da primavera, os morangos precisam de nitrogênio. Você pode escolher a opção que fica nos grânulos, e na hora de soltar o solo, coloque os grânulos no solo. Além disso, os morangos absorvem muito bem os excrementos das aves ou o estrume. Nesse caso, é melhor comprar fertilizantes prontos na loja e diluir de acordo com as instruções da embalagem. Esse é um pré-requisito, pois se não forem seguidos, pode-se prejudicar as plantas. Os fertilizantes com fósforo e potássio podem ser aplicados mais tarde, após os fertilizantes com nitrogênio, em três semanas. Enquanto as bagas estão amadurecendo, você pode alimentar os morangos, isso só a beneficiará. Quando a safra é colhida, a fertilização não é mais necessária nessa quantidade, basta monitorar o nível de umidade e, se necessário, cobrir as plantas antes do congelamento.
  • Proteção contra pragas e doenças. Os morangos, como outras plantas, são suscetíveis a várias doenças, pois são atacados por pragas. Para muitos, lesmas e caracóis são um grande problema. Para evitar o seu aparecimento, vale a pena derramar cinzas entre os canteiros, os caracóis vão contornar essas áreas. No início da primavera, para prevenção, os arbustos devem ser irrigados com o líquido bordalês. Esta será uma boa prevenção de doenças fúngicas. Quando as bagas já estão maduras, não se empolgue com produtos químicos. "Fitosporin" virá em seu socorro. Eles podem processar plantas a qualquer momento, esta droga não representa uma ameaça.
  • Reprodução. Os morangos dão muitos bigodes e podem se firmar em qualquer lugar, e a planta começará a crescer caoticamente. Enquanto as bagas estão a amadurecer, é melhor cortar o bigode extra para que a planta não desperdice energia. Quando a safra já foi colhida, alguns arbustos podem ser enraizados. Quando a planta cria raízes e produz as primeiras folhas novas, ela pode ser cortada da planta-mãe e transplantada para qualquer local conveniente.

Já que estamos falando de um material de cobertura, o bigode pode ser colocado em taças de turfa com terra ou em qualquer outro recipiente pequeno. Se o espaço permitir, você pode fazer cortes aqui e cavar novos buracos para a futura planta, o que permitirá que você cultive novos arbustos.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário